quinta-feira, 13 de julho de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Barão


Antônio Carlos Nicolau, o Barão, nasceu no dia 13 de julho de 1955, em São Paulo (SP).
Começou a jogar futebol aos 13 anos, na escolinha do Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG), e foi jogador ao lado dos irmãos gêmeos Robério e Rogério, de Brasília, quando estes estiveram naquele clube.
Foi emprestado ao Nacional, de São Paulo (SP), e lá disputou o Paulistinha, torneio classificatório para o Campeonato Paulista.
Logo depois, retornou a Belo Horizonte, e o Cruzeiro o emprestou novamente, desta vez para a Anapolina (GO), onde ficou nos anos de 1977 a 1979, tendo disputado o Campeonato Brasileiro da Série A em 1978.
Com a vinda de David Santos para o Gama, ele acompanhou o treinador. Com ele vieram Roberto Chaves e Luís Carlos. Os dois conseguiram se encaixar no time e Barão sobrou.
Quando Edilson Braga soube do não aproveitamento de Barão pelo Gama, foi lá buscá-lo para o Guará.
No Guará, tornou-se o termômetro da equipe e o homem que controlava as reações de seus companheiros. Acalmava a partida quando devia com passes laterais ou segurando a bola. Era um marcador implacável e que cobria a cabeça de área com muita perfeição, sendo uma das peças mais importantes do Guará.
Sua estreia no Guará aconteceu no dia 20 de abril de 1980, um amistoso no CAVE, quando o Guará foi derrotado pelo Comercial, de Planaltina, por 1 x 0.
De forma oficial, pelo campeonato brasiliense, o primeiro jogo com a camisa do Guará foi em 25 de maio de 1980, também no CAVE, no empate de 1 x 1 com o Ceilândia.

Foram 22 jogos no total e apenas um gol, o seu primeiro com a camisa do Guará, no dia 3 de julho de 1980, no Serejão, na vitória de 4 x 3 sobre o Tiradentes. Também marcaria um gol no dia 23 de março de 1980, em Cuiabá, na derrota de 2 x 1 para o Operário-VG, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
No final do ano, foi escolhido pelos jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília para fazer parte da “Seleção do Ano”, na posição de volante.
No ano de 1981, foi emprestado ao Gama para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B, competição iniciada em 11 de janeiro.
Depois, de 8 de março a 23 de abril de 1981, sagrou-se campeão do Torneio Centro-Oeste (competição regional que reuniu clubes do DF e de Goiás), ainda defendendo o Gama.
Para o Campeonato Brasiliense de 1981, retornou ao Guará, tendo disputado 21 jogos e marcado mais um gol, o da vitória de 1 x 0 do Guará sobre o Taguatinga, no CAVE.

Novamente foi votado para fazer parte da Seleção do Ano escolhida pelo Jornal de Brasília, o segundo ano consecutivo.
Pouco antes, mais precisamente no dia 17 de novembro de 1981, Barão foi emprestado ao Brasília para fazer parte da delegação que excursionou por gramados do Paraná e Santa Catarina.
O ano de 1982 foi o melhor na carreira de Barão. Inicialmente, não pôde colaborar para uma melhor campanha do Guará no Campeonato Brasileiro da Série B, de 24 de janeiro a 7 de fevereiro, não conseguindo classificação para a fase seguinte. Depois, veio a recuperação com a melhor campanha do Guará nos últimos anos, levando o clube ao vice-campeonato brasiliense, perdendo o título de campeão para o Brasília, após três partidas disputadíssimas (0 x 1, 1 x 1 e 0 x 0). Foi um total de 29 jogos e um gol marcado.
No dia 25 de julho de 1982 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasiliense que realizaria uma excursão por gramados da África e da Ásia. Antes da excursão, esse selecionado disputou alguns amistosos contra times locais e Barão esteve em dois deles. Posteriormente, a excursão foi cancelada.
No mês de dezembro, em pesquisa feita pelo jornal Correio Braziliense junto a repórteres de rádio, TV e jornal que fizeram a cobertura do Campeonato Brasiliense, para indicar os jogadores que mais se destacaram no futebol em 1982, Barão fez parte da “seleção dos melhores” e, por ser o único a figurar em todas as relações, foi eleito o “craque do campeonato”.
Ainda no mês de dezembro, mais precisamente no dia 25, integrou a Seleção da AGAP - Associação de Garantia ao Atleta Profissional/DF que enfrentou um time amador de Planaltina, o Londrina, naquela que seria a última partida da vida de Mané Garrincha (morreria poucos dias depois, em 20 de janeiro de 1983).

De 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 1983 novamente disputou o Campeonato Brasileiro da Série B pelo Guará e desta vez fez uma campanha melhor, faltando muito pouco para se classificar para a Segunda Fase, ficando atrás de Americano e Bangu, ambos do Rio de Janeiro, e na frente do Vitória (BA).
Logo depois, no interminável campeonato brasiliense que levou sete meses de duração, conseguiu a incrível marca de disputar 44 das 51 partidas pelo Guará (marcando três gols). Novamente o Guará ficou com o vice-campeonato, após vencer, no triangular final, o Taguatinga, e ser derrotado pelo Brasília.
No transcorrer desse campeonato, foi convocado mais três vezes para a Seleção Brasiliense: duas para enfrentar a Seleção do Sul, em jogos beneficentes em favor das vítimas das enchentes que assolaram o sul do Brasil, e a outra para jogar contra a Seleção Brasileira de Novos.
Pelo quarto ano consecutivo foi escolhido, pelo Jornal de Brasília, para fazer parte da Seleção do Ano na posição de volante.
O ano de 1984 foi o último de Barão no futebol brasiliense. De 29 de janeiro a 25 de fevereiro, defendeu o Brasília no Campeonato Brasileiro da Série A. Logo depois, de 14 a 29 de abril, ajudou o Guará a tornar-se campeão do II Torneio Centro-Oeste. Por último, de 12 de maio a 8 de dezembro, disputou 24 jogos pelo Guará no Campeonato Brasiliense, marcando 3 gols.
Barão é o quarto jogador a vestir mais vezes a camisa do Guará em jogos do campeonato brasiliense: 140. Na frente dele, apenas Niltinho, com 158, Éder Antunes, com 160, e Luiz Fernando, com 194.



10 comentários:

  1. Preciso encontrá-lo hoje estou vivendo em Portugal e estou a procura dele....sei que ele estava a viver em Minas Gerais Uberlândia se alguém ler este comentário e souber noticias dele por favor entram em contato comigo...Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ele e irmão da minha sogra ele está morando em Belo Horizonte no bairro conjunto felicidade a minha sogra mora no bairro novo Aarão Reis

    ResponderExcluir
  3. Preciso ter noticias dele..quero muito reencontrar meu pai

    ResponderExcluir