sexta-feira, 18 de agosto de 2017

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: vitória do Guará sobre o Vila Nova


No começo dos anos 60, era muito difícil acontecer a vitória de um time de Brasília sobre um de Goiás, principalmente jogando em Goiânia.
Por isso, o destaque para esse jogo.
No dia 21 de agosto de 1960, no estádio Pedro Ludovico, em Goiânia, foi registrada a bela vitória do então alvinegro Guará no amistoso interestadual contra o Vila Nova local, em comemoração ao 17º aniversário desse clube, pelo marcador de 3 x 2. Foi a primeira vez que um clube de Brasília se apresentava na capital goiana.
Muito embora faltasse ao Guará o entrosamento necessário entre suas linhas, sua atuação foi considerada boa, tendo agradado ao público presente. O Vila Nova, por sua vez, embora desfalcado de três dos seus principais elementos, foi um quadro lutador e também apresentou-se bem, num jogo em que houve bastante espírito de luta por parte dos dois quadros.
Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, o Vila Nova conseguiu abrir a contagem, depois de uma “furada” do zagueiro Tostão, do que se aproveitou Norival para inaugurar o marcador.
Esse tento desconcertou o quadro do Guará, que passou a jogar de forma desordenada.
Refazendo-se aos poucos do nervosismo inicial, o Guará igualou o marcador aos 15 minutos, com o tento conquistado pelo ponteiro direito Tanga, numa jogada individual bastante inteligente.
Com o empate, o Guará criou alma nova e passou a dominar ligeiramente as ações, com um bom trabalho de meio de campo desenvolvido por Sabará, secundado por Maia. Com ambas as equipes lutando bastante, porém foi o Vila Nova que voltou a marcar, através de Pedrinho, aos 31 minutos. Sem perder tempo, o Guará foi à frente e aos 40 minutos conseguiu novamente o empate, por intermédio de Fernandinho.
O único tento conquistado aos seis minutos da segunda fase, por intermédio de Severo, marcou a vitória do Guará. O Vila Nova lutou valentemente para conseguir ao menos o empate, que não veio.
Formou o Vila Nova com Gunga, Nenê, Sérgio, Tido e Canhoto (Valdemar); Iraci (Tonho) e Zé do Pará (Vivi); Quinha (Fio), Zezinho, Pedrinho e Norival (Dominguinhos).
O Guará venceu com Redola (Laerte), Pedrinho, Tostão e Clemente; Sabará e Bimba; Tanga, Severo, Fernandinho, Maia e Paulo Reis. Fizeram suas estreias no Guará Bimba e Tanga.
Augusto da Costa, de Brasília, foi o árbitro do jogo e a renda de Cr$ 29.020,00.




Nenhum comentário:

Postar um comentário