quinta-feira, 23 de novembro de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Zoca


José Maurício de Souza Antunes, o Zoca, nasceu em 23 de novembro de 1970, no Rio de Janeiro (RJ).
Zoca foi um jogador técnico e polivalente, que sabia chutar com os dois pés e cumpria bem a função de falso ponta.
Começou nas categorias de base do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.
Em 1985, foi um dos destaques do Vasco da Gama campeão carioca da categoria infantil. O Vasco da Gama venceu os dois turnos e teve apenas uma derrota. Marcou 24 gols, sendo que Zoca foi o segundo maior artilheiro da equipe, com dez gols, superado apenas por Junior, que marcou onze. Do elenco vascaíno também fazia parte Evandro, que viria a jogar no futebol do DF com o nome de Evandro Chaveirinho.
Como fazia anualmente, o Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, elegia no final do ano os melhores jogadores das categorias infantil e juvenil, com a finalidade de poder incentivar os jovens jogadores do futebol carioca. Zoca fez parte da seleção do ano de 1985.
Em 1986, passou a disputar o campeonato carioca da categoria de juvenis. A equipe do Vasco da Gama era formada por jogadores que mais tarde viriam a se destacar nos times de cima, tais como Cássio, França, Sorato e também Evandro Chaveirinho. Ficou com o vice-campeonato carioca, perdendo o título para o Bangu.
Ainda em 1986, Zoca foi um dos convocados pelo técnico Toninho Barroso para a Seleção Brasileira Sub-17 que disputou o Campeonato Sul-Americano de 1986, em Lima, no Peru, de 4 a 19 de outubro, quando o Brasil foi o vice-campeão, garantindo participação no II Campeonato Mundial da categoria em Montreal, no Canadá.
No mundial, o Brasil continuou contando com grandes jogadores. Além de Zoca, fizeram parte da equipe o zagueiro Rogério, o volante Pintado, o meia Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho) e os atacantes Marcelo Henrique e Bentinho, dentre outros, mas o Brasil foi eliminado na primeira fase, após dois empates, França e Arábia Saudita, e uma derrota para a Austrália.
No dia 22 de maio de 1989, no treino que a seleção brasileira fez para disputar um amistoso contra a seleção do Peru, Zoca e Evandro foram dois dos jogadores cedidos ao time reserva do Brasil.
Zoca ficou no Vasco da Gama até o final de 1989. Logo depois, quando o técnico Orlando Lelé, contratado pelo Gama para a disputa do campeonato brasiliense de 1990, pediu reforços, a diretoria do clube providenciou as contratações de Zoca e Evandro Chaveirinho junto ao Vasco da Gama.
Zoca fez sua estreia no Gama no dia 21 de janeiro de 1990, no Bezerrão, na vitória de 2 x 1 sobre o Guará, substituindo Michael. A equipe do Gama formou assim: Nasser, Chaguinha, Zinha, Toinzé e Claudinho; Zé Nilo, Vicente e Michael (Zoca); Artur, Amarildo (Augusto) e Evandro Chaveirinho. Técnico: Orlando Pereira "Lelé".
Zoca disputou 16 de um total de 18 jogos pelo Gama, marcando dois gols, ambos na última partida do quadrangular final, na vitória de 3 x 0 sobre o Tiradentes, no dia 7 de setembro de 1990, resultado que confirmou o título de campeão brasiliense conquistado por antecedência.
Quatro meses antes, no dia 6 de maio de 1990, no Bezerrão, no amistoso entre Gama e Vasco da Gama, aconteceu empate de 0 x 0. Aos 18 minutos do segundo tempo, Zoca acertou um chute na trave de Régis.
Logo depois do encerramento do campeonato brasiliense, Zoca disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Gama.
Zoca recebeu o Troféu “Mané Garrincha” - 1990, prêmio oferecido pelo radialista Ailton Dias aos Melhores Atletas, Dirigentes, Cronistas, Treinadores e Empresários da área esportiva ou que tenha alguma afinidade com o esporte.
Em 1991, começou o ano disputando a Copa do Brasil pelo Gama. Depois disputaria 13 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B, onde participou de seu último jogo com a camisa do Gama, em 17 de abril de 1991, no Mané Garrincha, com derrota para o Guarani, por 1 x 0.
Em julho de 1991, Zoca se transferiu para o Pires do Rio, que ficou na quarta colocação do campeonato goiano desse ano.
Passaria ainda pelo Goiatuba, em 1995, pelo Bolívar, da Bolívia (onde disputou alguns jogos pela Taça Libertadores da América de 1998), Ceres, de Goiás, em 2002, encerrando sua carreira no Campo Grande, do Rio de Janeiro, em 2007.
Em 2011, Zoca foi treinador do Rubro Social, de Araruama, na Terceira Divisão do Campeonato Carioca.