segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

PASSARAM POR AQUI: Beto Acosta


Alberto Martín Acosta Martínez, mais conhecido como Beto Acosta, ou simplesmente Acosta, nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 13 de janeiro de 1977.
Acosta iniciou sua carreira no Defensor Sporting em 1994. Em 1997, foi para o Platense e, no ano seguinte, para o Cerrito, onde conquistou o Campeonato Uruguaio da segunda divisão em 2003. Transferiu-se para o Peñarol em 2005 e conquistou a Copa Montevideo em 2006.
No início de 2007, Acosta transferiu-se para o Náutico, onde se transformou em grande ídolo. Após marcar alguns gols no Campeonato Pernambucano deste ano, destacou-se no Campeonato Brasileiro da Série A, assinalando 19 gols. Foi o vice-artilheiro da competição, abaixo apenas do atacante do Paraná, Josiel, que fez vinte gols. Em vista disso, foi indicado como melhor atacante do campeonato junto a Josiel para a Bola de Prata, da revista Placar e para a premiação oficial da CBF.

Graças ao bom futebol demonstrado, passou a ser sondado por outras grandes equipes do futebol brasileiro. Foi contratado pelo Corinthians, time pelo qual disputou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Depois de alguns jogos, acabou indo para a reserva. Porém, Acosta surpreendeu e ficou marcado por ser um jogador de grande velocidade, e marcando gols importantes durante a Copa do Brasil de 2008, fazendo dupla com o argentino Herrera. Ambos levaram o Corinthians a final da competição, perdendo para o Sport Recife. Durante a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B de 2008, Acosta fraturou a perna mas, ainda assim, conquistou o título. Também conquistou o Campeonato Paulista de 2009.
A passagem de Acosta pelo Corinthians não foi das melhores. O jogador, que tinha um dos mais altos salários do elenco, não repetiu as atuações do Náutico e, para piorar, ainda sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda que o deixou oito meses longe dos gramados. Em 2009 ele voltou a trabalhar com os companheiros, mas, com o Corinthians tendo contratado atacantes como Souza, Jorge Henrique e, principalmente, Ronaldo, o atleta não chegou a ser utilizado pelo técnico Mano Menezes. Sem chances de atuar pelo clube paulista, com quem tinha contrato até o final de 2009, Acosta pediu para ser liberado e o Corinthians atendeu.
Em maio de 2009, Acosta retornou por empréstimo ao Náutico. No entanto, como não conseguiu manter uma boa sequência de jogos, devido ao acúmulo de lesões sofridas, o uruguaio foi devolvido ao Corinthians em setembro desse mesmo ano. Depois, em outubro, novamente retornou ao Náutico, mas ao final do ano, com o rebaixamento do clube pernambucano para a Série B do Campeonato Brasileiro, regressou ao Corinthians.
No dia 28 de novembro de 2012 foi anunciado como novo reforço do Resende para disputa do Campeonato Carioca de 2013. Também em 2013 foi para o Santos, do Amapá, onde foi campeão amapaense, sendo que fez um gol na fina e, no mesmo ano, foi para o União Barbarense (SP), onde não foi bem e voltou para o Santos amapaense. Porém, com uma lesão grave no braço esquerdo, Acosta só retornou ao time para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D de 2014.
Foi para o Taboão da Serra e nesse clube atuou na Série A-3 do Campeonato Paulista, sendo o artilheiro da equipe, com nove gols, ajudando o clube a chegar as quartas de final.
Defendeu o Atlético Carioca na Série C do Campeonato Carioca de 2019.

PASSAGEM PELO FUTEBOL BRASILIENSE

Em fevereiro de 2010 cogitou-se sua ida para o Oeste, de Itápolis, mas após indefinição na liberação por seu clube uruguaio, o Cerrito, Acosta acabou permanecendo no Uruguai, chegando a fazer parte do elenco do Defensor Sporting. Em julho, Acosta acertou sua transferência para o Brasiliense. Em sua primeira temporada no clube do DF disputou 18 jogos pelo campeonato local, sem marcar um gol sequer. No ano seguinte, 2011, além de conquistar o título de campeão brasiliense de 2011 (12 jogos e três gols marcados), também esteve presente em oito jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Permaneceu no clube do DF no ano de 2012, quando disputou o campeonato brasiliense (sete jogos e quatro gols) e o Campeonato Brasileiro da Série C.
Sua segunda passagem pelo futebol brasiliense aconteceu em 2016, quando defendeu o Botafogo no Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão.
No final do ano passado, acertou sua transferência para o Taguatinga, onde vai atuar na temporada 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário