quinta-feira, 30 de abril de 2020

OS GRANDES TIMES DO FUTEBOL BRASILIENSE: Tiradentes - 1988


Kidão, Déo, Luizão, Gilberto, Montanha, Bé, Beto Fuscão e Edson;
Ricardo, Zé Maurício, Ahlá, Moura, Joel, Beto Guarapari e Eron;
Ribeiro, Marco Antônio, Touro, Padilha, Davi, Pedrinho e Egberto.

O ano de 1988 para o Tiradentes começou com a contratação de quatro grandes valores junto ao Guará: Touro, Moura, Zé Maurício e Ricardo.
No dia 28 de fevereiro de 1988, em sua estreia (vitória sobre o Guará, no CAVE), tivemos o primeiro indício de que o time seria um dos mais fortes candidatos ao título do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, competição nunca antes conquistada pelo Tiradentes.
Teve como treinadores Jorge Medina, inicialmente, passando por Christovam Ferreira, voltando a Jorge Medina, e, finalmente, o uruguaio Roberto Ruben Delgado.
O Tiradentes ficou com a segunda colocação no 1º turno, um ponto apenas atrás do campeão Taguatinga.
No segundo turno não fez uma boa campanha, mas, ainda assim, ficou com a segunda colocação no geral, fazendo com que enfrentasse o terceiro colocado, Gama, em uma das semifinais.
Com dois gols de Moura e um de Luizão, não deu chances ao seu adversário, vencendo por 3 x 0.
Enfrentaria na final o Guará, de Ailton Lira e Beijoca, que surpreendeu o Taguatinga, dono da melhor campanha no geral, na outra semifinal.
No tempo normal de jogo, o Guará saiu na frente, com gol de Beijoca, o Tiradentes virou para 2 x 1 e no final o Guará empatou. Na prorrogação, Ailton Lira colocou o Guará em vantagem, mas, aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, Luizão marcou o gol que deu o título de campeão brasiliense pela primeira vez na história do Tiradentes.
Jogou a última partida com Déo, Beto Guarapari, Kidão, Beto Fuscão e Gilberto; Touro (Ricardo), Bé e Zé Maurício; Moura, Luizão e Pedrinho (Marco Antônio). Técnico: Roberto Ruben Delgado.
A campanha do Tiradentes foi a seguinte: 30 jogos, 13 vitórias, 11 empates e 6 derrotas; 44 gols a favor e 27 contra, totalizando 37 pontos.
Teve o melhor saldo de gols e o maior número de vitórias na competição.
Moura foi o artilheiro do campeonato, com 16 gols.

Colaboração: Roberval de Paula Teixeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário