terça-feira, 14 de abril de 2020

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: o primeiro Brasília x Gama


Por muito tempo, Brasília x Gama foi o maior clássico do futebol brasiliense.
A primeira vez que Brasília e Gama se enfrentaram pelo campeonato brasiliense foi em 11 de maio de 1976, no Estádio Pelezão.
Naquela ocasião, o Brasília atravessava uma má fase técnica e lutava por uma reabilitação. Vinha de um empate diante do Canarinho (1 x 1) e de uma derrota para o Humaitá (3 x 1).
O Gama, até aqui, ainda não havia conseguido nenhum ponto positivo. Sofreu duas goleadas (6 x 0, para o Ceub, em sua estreia, e 5 x 1 para o Grêmio) e duas derrotas por placares menores (2 x 0 para o Humaitá e 1 x 0 para o Taguatinga).
Mesmo não estando bem, o Brasília era favorito contra o Gama.
A diretoria do clube estava muito insatisfeita com a atuação da equipe e chegou a ameaçar barrar alguns jogadores considerados estrelas.
No Gama, o ambiente era de tranquilidade. Conscientes de suas possibilidades e de suas limitações, os jogadores iriam fazer o máximo para complicar a vida de seus adversários, como já fizeram contra o Taguatinga no dia 1º de maio, quando perderam pela contagem mínima.
Mesmo não apresentando um futebol que justificasse a sua pretensão de chegar ao título do primeiro Campeonato Brasiliense de profissionais, o Brasília venceu o Gama com folga, por 4 x 1, mais pela fragilidade do adversário do que propriamente por seus méritos.
O Gama cumpriu seu papel. Defendeu-se como pode, sem apresentar em momento algum comportamento que preocupasse o Brasília. Com isso, o Brasília pode marcar quatro gols no primeiro tempo, sem sofrer nenhum.
O primeiro gol foi feito após uma jogada individual do ponteiro-direito Ramalho. Lançado pelo seu setor, conseguiu a penetração, driblou quem encontrou pela frente e atirou cruzado sem chances de defesa para Noel.
Coube a Humberto marcar o segundo gol cinco minutos depois do primeiro. A bola foi lançada para a área, tinha-se a impressão que sairia. Rogério foi bastante rápido e conseguiu dominá-la a tempo e fazer um estupendo passe a Humberto que, de frente para o gol, só teve o trabalho de completar para as redes.
O terceiro gol foi em jogada semelhante a do primeiro, só que desta feita o lançamento foi pelo lado esquerdo. Duda recebeu a bola e próximo à risca da grande área chutou de pé esquerdo, marcando 3 x 0 no placar.
Três minutos antes de terminar o primeiro tempo, Humberto marcou o último gol do Brasília. Novo lançamento para a área e a defesa do Gama deu uma tremenda pixotada. Humberto levou a bola como quis e atirou livre no meio do gol.
No segundo tempo o Brasília perdeu mais algumas oportunidades de ampliar o marcador.
O gol de honra do Gama foi marcado quase no final do jogo, através de Galego, que viu o goleiro Norberto adiantado e jogou a bola por cima dele.

BRASÍLIA 4 x 1 GAMA
Data: 11 de maio de 1976
Local: Pelezão
Árbitro: Eano do Carmo Correa
Renda: Cr$ 25.860,00 (preliminar de Grêmio x Humaitá)
Gols: Ramalho, 20; Humberto, 25; Duda, 34; Humberto, 42 e Galego, 84
BRASÍLIA: Norberto, Tereso, Jonas Foca, Luiz Carlos e Odair; Renê, Rogério e Lindário; Ramalho, Humberto e Duda (Mineirinho). Técnico: Rubens de Freitas.
GAMA: Noel, Bill, Bastos (Santana), Manoel Silva e Carlão; Rildo, Galego e Carlos Roberto; Almir, Carlinhos e Dequinha. Técnico: Jesus Santos.



Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo trabalho e por oportunizar aos ex-atletas reviverem momentos do bom futebol que já existiu no DF.

    ResponderExcluir