segunda-feira, 17 de agosto de 2020

HOMENAGEM PÓSTUMA A FROYLAN PINTO


Faleceu na manhã de ontem, 16 de agosto de 2020, o ex-Presidente do Taguatinga Esporte Clube, Froylan Pinto.
Ele vinha lutando contra um câncer na bexiga há quatro anos.
Froylan Pinto Santos nasceu no município de Miguel Calmon, no interior da Bahia, no dia 5 de junho de 1944.
Transferiu-se para Salvador e da capital baiana veio para Taguatinga, onde se estabeleceu.
Criado em 1975, o Taguatinga Esporte Clube só começou a tomar jeito a partir de 1981, quando Froylan Pinto, já empresário da área de construção de prédios industriais e depósitos, assumiu a presidência do clube.
Froylan Pinto assumiu um clube praticamente quebrado, desarticulado, com graves problemas dentro e fora das quatro linhas. Imprimiu uma direção acertada e segura que levou seu clube ao título de campeão e motivou uma cidade praticamente indiferente ao futebol.
Em seu primeiro ano como Presidente, a equipe de esportes do Jornal de Brasília escolheu os melhores da temporada de 1981 no futebol do DF. O Taguatinga teve quatro dos seus jogadores entre os melhores: Édson, Péricles, Serginho e Raimundinho. Teve mais três premiados: Dirigente Nota 10 - Froylan Pinto; Melhor Médico - Flory Machado e o Melhor Massagista - Raspinha.

Já na seleção dos jogadores que melhor se portaram no campeonato de 1981, na opinião da sucursal do Jornal dos Sports, dois jogadores do Taguatinga: Décio e Péricles. O técnico que mais se destacou foi Canhoto, do Taguatinga. O presidente Froylan Pinto destacou-se como o melhor dirigente.
Em 1984, quando o Troféu “Mané Garrincha” foi entregue aos “Melhores do Ano”, eleitos por cronistas esportivos do DF, quatro jogadores do Taguatinga foram premiados: os zagueiros Junior e Gilvan, o lateral Visoto e o meia Marquinhos. Eleito como melhor Presidente de clube Froylan Pinto, do Taguatinga.

Também trabalhou como treinador da equipe e sua primeira experiência foi a seguinte:

TAGUATINGA 2 x 2 GAMA
Data: 24 de outubro de 1993
Local: Serejão
Árbitro: Nilton Castro de Souza
Expulsões: Ésio, do Gama, e Niltinho, do Taguatinga
Gols: Gilson, 28 e Chaguinha, 82; na prorrogação, Chaguinha, 8 e Rogerinho, 15. Na cobrança de pênaltis: Gama 5 x 4 Taguatinga.
TAGUATINGA: Nilton, Gilson, Zinha, Jânio e Eron; Paulo Lima (Alex Sandro), Sílvio e Palhinha; Marquinhos Carioca (Rogerinho), Joãozinho e Niltinho. Técnico: Froylan Pinto.
GAMA: Anderson Santos, Chaguinha, Aquino, Luiz Carlos e Márcio; Oliveira (Adilson), Ésio e Anderson; Gil, Neno e Ediniz (Emerson). Técnico: Joel Martins da Fonseca. 
E assim foi até 9 de novembro de 1994, quando dirigiu o clube pela última vez em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no empate em 1 x 1 com o Novorizontino, em Novo Horizonte-SP.
Também foi seu último ano na presidência do Taguatinga.

Froylan recebendo mais um troféu conquistado
Todos os cinco títulos de campeão brasiliense (1981, 1989, 1991, 1992 e 1993) conquistados pelo Taguatinga foram com Froylan Pinto na presidência do clube. Além disso, por quatro vezes sagrou-se vice-campeão (1985, 1986, 1987 e 1990).
Não demoraria para a decadência do Taguatinga ser evidenciada, já no ano de 1996, quando o clube chegou na 11ª posição no Campeonato Brasiliense, sendo, pela primeira vez em sua história, rebaixado para a Segunda Divisão do DF (quatorze clubes disputaram a competição e os seis últimos passariam a disputar o Torneio de Descenso, que apontaria os quatro clubes a serem rebaixados). Taguatinga e Ceilândia decidiram não participar da competição.
A situação do clube era tão grave que em 3 de junho de 1996 aconteceu pela primeira vez na história do futebol do DF o “impeachment” de um presidente de clube de futebol por irregularidades contábeis. Reunido nesse dia, o conselho deliberativo do Taguatinga Esporte Clube afastou o presidente Edmilton Gomes de Oliveira com base em auditoria feita pelo conselho fiscal na prestação de contas do período 1994/1995. Edmilton Gomes de Oliveira estava na presidência do Taguatinga desde dezembro de 1994, substituindo Froylan Pinto.
Em 1999 o Taguatinga amargou outro rebaixamento, ficando na lanterna (10º lugar) do campeonato, vencendo apenas dois dos dezoito jogos que disputou.
O último jogo da história do Taguatinga aconteceu no dia 6 de junho de 1999. Já rebaixado para a Segunda Divisão, empatou com o Brasília em 3 x 3, no estádio Augustinho Lima, em Sobradinho. Logo depois, o Taguatinga desativaria seu departamento de futebol.
Fora das quatro linhas, Froylan teve uma curta gestão como o 21º Administrador Regional de Taguatinga, iniciando em 4 de maio de 1990 e terminando em 22 de janeiro de 1991.
Foi sócio fundador do Rotary Club de Taguatinga.
Nas eleições de 2004, foi segundo suplente de Valmir Amaral, sendo indicado graças às relações com o ex-vice-governador Benedito Domingos (PP).
Em 2011, aconteceram sondagens com a finalidade de Froylan Pinto investir no Gama. No entanto, as negociações não foram concluídas.



Um comentário: