quinta-feira, 5 de maio de 2022

A PRIMEIRA VITÓRIA DO GAMA NO CAMPEONATO BRASILIENSE


O Campeonato Brasiliense de Futebol de 1976 foi disputado por oito equipes: Brasília, Canarinho, Ceub, Flamengo, Gama, Grêmio, Humaitá e Taguatinga.

O Gama fez sua estreia no dia 21 de abril de 1976, no Pelezão, sofrendo uma tremenda goleada diante do Ceub: 6 x 0.

Encerrou o primeiro turno em último lugar, após ser derrotado em todos os seus demais compromissos: Humaitá (2 x 0), Grêmio (5 x 1), Taguatinga (1 x 0), Brasília (4 x 1), Flamengo (2 x 0) e Canarinho (1 x 0). Ou seja, sete jogos e sete derrotas.

A cada jogo ficava nítido para todos a fragilidade de sua defensiva, a insegurança de seu meio de campo e a falta de objetividade do ataque. Embora alguns jogadores apresentassem, em raros momentos, alguma motivação dentro de campo, outros, por sua vez, pareciam completamente alheios ao jogo. Já entravam em campo como se a derrota fosse um fato consumado e comum. Foi um “saco de pancadas” para seus adversários. Todos aproveitavam de sua fragilidade para aumentarem seu saldo de gols e somar mais pontos ganhos.

Iniciou o segundo turno da mesma forma: perdendo para o Ceub (4 x 1) e Brasília (3 x 0).

Na despedida do 2º turno (quando os clubes foram divididos em dois grupos iguais), enfrentaria o Flamengo, do Cruzeiro, no dia 29 de junho de 1976, no Pelezão.

O Flamengo também era um time com pouca estrutura, formado por jogadores “catados” nas peladas do Cruzeiro.

O jogo foi bastante movimentado, com as defesas levando a melhor sobre os ataques. Aos trinta e cinco minutos do primeiro tempo, o atacante Almir marcou o gol da primeira vitória do Gama no Campeonato Brasiliense de 1976, acabando com uma sequência de nove derrotas.

Eis a ficha técnica do jogo: 

GAMA 1 x 0 FLAMENGO

Data: 29 de junho de 1976

Local: Pelezão, Brasília (DF)

Árbitro: Antônio Barbosa

Renda: Cr$ 9.300,00 (rodada dupla com Grêmio x Canarinho)

Gol: Almir, 35

GAMA: Morais, Dequinha, Serginho, Robertinho e Carlão; Chicão, Galego e Carlos Alberto (Oscar); Carlinhos, Almir e Zé Luiz. Técnico: Esmerindo Valeriano da Silva.

FLAMENGO: Arnaldo (Cacalo), Israel, Luiz Carlos, Miltão e Jorginho (Chagas); Junior, Eudo e Jailson; Fernandes, Itamar e Rodrigues. Técnico: José de Souza Machado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário