quinta-feira, 19 de maio de 2022

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: Mauro Naves


Todo mundo que acompanha futebol pela televisão já ouviu falar de Mauro Naves.
Mauro César Vieira Naves nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de junho de 1959.
Mudou-se com a família para Brasília, onde viveu por 17 anos. Na Capital Federal cursou Estatística, na Universidade de Brasília-UnB. Chegou a trabalhar com aplicações em mercado financeiro. Fez então curso de Comunicação, mas não chegou a trabalhar como jornalista.
Cinco anos depois disso, Mauro Naves fazia parte de um time de futebol, quando foi convidado por José Natal, chefe de reportagem da TV Globo de Brasília, para fazer um teste na emissora. Ele aceitou, fez e passou. Foi contratado para a Editoria Geral, em 1987. Fez algumas reportagens políticas, algumas matérias gerais, mas logo foi chamado para cobrir esportes, que era o que mais gostava. Dois anos depois, foi convidado a ir para São Paulo, para a equipe de Esportes.
Desde 1989, Mauro Naves acompanha as transmissões esportivas. Ele esteve presente em todas as finais de campeonato brasileiro. Também participou de vários Grandes Prêmios de Fórmula 1. Foi ele quem fez a última reportagem com Ayrton Senna, antes de sua morte.
Em 1993, Mauro Naves apresentou, pela TV Globo, o programa: "Pequenas Empresas, Grandes Negócios", mas logo voltou aos esportes. Além do Campeonato Brasileiro, ele acompanhou a Taça Libertadores da América, a Copa América, a Copa das Confederações e o Mundial Interclubes. Trabalha ao lado de Galvão Bueno, Tino Marcos, Paulo Roberto Falcão e Arnaldo César Coelho. Cobriu as Olimpíadas de Atlanta, a Copa do Mundo da França, em1998, a Copa do Mundo na Coréia e no Japão, em 2002, a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006 e a da África do Sul, em 2010.
Alguns vão perguntar: e o que isso tem a ver com um blog que fala da história do futebol de Brasília?
Acontece que esse mesmo Mauro Naves disputou o campeonato brasiliense de futebol (oficial, mas amador) em 1975, defendendo o Humaitá
No campeonato brasiliense de 1975, o Humaitá ficou em 7º lugar (oito clubes participaram) e, nos 14 jogos que disputou, ganhou apenas um.
O único gol marcado por Mauro Naves foi em 25 de outubro de 1975, no empate de 4 x 4 com o Campineira (que acabou vencendo o campeonato).

Obs.: depois de muitos anos trabalhando na Rede Globo, hoje em dia o Mauro Naves integra o quadro de jornalistas da ESPN Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário