sábado, 1 de agosto de 2015

O QUE ACONTECEU HÁ 50 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: 01 a 31.08.1965


01.08.1965

Dois jogos movimentaram a terceira rodada do 2º turno do campeonato brasiliense, categoria de amadores. No Aristóteles Góes (campo do Nacional), o líder Pederneiras goleou o Cruzeiro por 5 x 1, dando mais um passo para a conquista do título de campeão. No outro jogo, no estádio Vasco Viana de Andrade, o Guanabara derrotou o Vila Matias por 3 x 2.

Também nesse dia 1º de agosto de 1965 o Estádio Francisco das Chagas Rocha, em Luziânia, abriu as suas portas para a realização do amistoso do Luziânia contra o Colombo. A diretoria pretendia, a partir dessa partida, iniciar uma nova fase realizando uma campanha visando aumentar o quadro de associados, para fazer face às despesas com o plantel de profissionais.
Quando a bola rolou, o Colombo levou a melhor sobre o Luziânia, derrotando-o por 3 x 1.


08.08.1965

Pela quarta rodada do 2º turno do campeonato brasiliense, categoria de amadores, continuou acirrada a luta pelo título entre o líder, Pederneiras, e o vice-líder, Guanabara. Este foi até o estádio Vasco Viana de Andrade e derrotou o Grêmio por 4 x 3. Já o Pederneiras teve um jogo mais tranquilo ao vencer o Vila Matias por 3 x 0.

12.08.1965

Assembléia Geral de Clubes onde aconteceu a nomeação da novos diretores da Federação Desportiva de Brasília. Foram eles:
Diretor do Departamento de Árbitros: Augusto da Costa (*), Diretor do Departamento de Futebol Profissional: Aliatar Pinto de Andrade, Diretor do Departamento de Futebol Amador: Carlos Romero, Diretor do Departamento Financeiro: Luiz Fernando Muniz, Diretor do Departamento Autônomo: Theodorico Barbosa Fernandes, Diretor do Departamento Administrativo: Arlindo Ferreira Pinto, Assessores da Presidência: Eudemar Antônio de Oliveira Meira e Paulo Machado Filho e Diretor do Departamento de Relações Públicas: Ariovaldo Salles.
(*) ex-capitão do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira.

13.08.1965

A Federação Desportiva de Brasília convocou os clubes Dínamo, Nacional e Alvorada para regularizarem seus débitos, sob pena de eliminação.

15.08.1965

Quinta e última rodada do 2º turno do campeonato brasiliense, categoria de amadores.
Pederneiras, com doze pontos ganhos, e Guanabara, com onze, se enfrentaram para decidir quem seria o campeão brasiliense desse ano.
Com um gol de Zezito, artilheiro do campeonato (10 gols), o Pederneiras venceu por 1 x 0 e ficou com o título de campeão brasiliense de amadores de 1965. O jogo foi realizado no estádio Aristóteles Góes, teve Idélcio Gomes de Almeida na arbitragem e uma renda de CR$ 116.000,00.
No outro jogo da rodada, sem chances de chegar ao título de campeão o Grêmio garantiu o terceiro lugar ao ganhar do Cruzeiro por 2 x 0.
A classificação final do campeonato ficou assim:

CF
CLUBES
J
V
E
D
GF
GC
SG
PG
PEDERNEIRAS
8
6
2
0
23
6
17
14
GUANABARA
8
5
1
2
17
14
3
11
GRÊMIO
8
4
2
2
16
11
5
10
VILA MATIAS
8
1
1
6
7
15
-8
3
CRUZEIRO DO SUL
8
0
2
6
4
21
-17
2

Também nesse dia 15 de agosto de 1965 foi realizado o Torneio Início da Liga Desportiva de Taguatinga, que contou com a participação de 15 clubes. Teve como local o campo do Setor Automobilístico (futuro estádio municipal) e apresentou os seguintes jogos:
Independente 3 x 0 Juventus, Sideral 1 x 0 Atlético, Comercial 2 x 1 Liberdade, Meta 2 x 0 Taguatinga, Círculo Operário 2 x 0 Fundação, Estrela 1 x 0 Palmeiras, Tabajara 3 x 2 Setor Automobilístico, Independente 1 x 0 Supra, Comercial 1 x 0 Sideral, Meta 3 x 0 Círculo Operário, Independente 2 x 0 Comercial, Meta 1 x 0 Tabajara e, na decisão do torneio, Independente 1 x 0 Meta. 
Obs.: O Independente era de Vila Matias.

18.08.1965

O árbitro José Francisco de Souza foi transferido da Federação Desportiva de Brasília para a Federação Goiana de Desportos.

23.08.1965

Por decisão da Assembleia Geral Extraordinária realizada nesse dia, foram desfiliados os clubes Dínamo Futebol e Regatas e Clube de Futebol e Regatas Alvorada.

26.08.1965

Aconteceu eleição da nova diretoria do Central Clube Nacional, assim constituída: Presidente - Américo Stival, Vice-Presidente - Vicente Valadares da Silva, 1º Secretário - Francisco Fabiano Portela, 2º Secretário - Olavo Silveira Medeiros, 1º Tesoureiro - Antônio Marques da Silva e 2º Tesoureiro - Saudio Peixoto.

Foram entregues os diplomas conferidos pelo Curso Nacional para Árbitros de Futebol, realizado no Rio de Janeiro, em março de 1965, na sede da Confederação Brasileira de Desportos - CBD aos seguintes elementos vinculados a Federação Desportiva de Brasília: Carlos Alberto Andrade, Eduino Edmundo Lima, Gésio Lopes da Silva, Idélcio Gomes Almeida, Jorge Cardoso, José Francisco de Souza, Milton da Silva Freitas e Pedro Celestino Machado.

Jackson Augusto Roedel e Edilson Braga foram nomeados representantes do Guará junto a Federação Desportiva de Brasília.

Aconteceu a transferência do jogador Tarcílio Natal da Silva (Cid) da Federação Mineira de Futebol para a Federação Desportiva de Brasília, onde passaria a defender o Colombo.

29.08.1965

Rabello e Ipiranga, de Anápolis, ofereceram um espetáculo dos mais interessantes no dia 29 de agosto de 1965, com supremacia dos ataques sobre as defesas. Placar final: empate em 4 x 4.
O jogo foi realizado no Estádio Paulo Linhares e teve como árbitro Rubem Pacheco.
A ordem na marcação dos gols foi a seguinte: 1º tempo - 4 minutos - Beto Pretti; 8 – Clarindo (que enfrentava seu ex-clube pela primeira vez); 19 – Zezé; 29 – Candão (contra); 30 – Teles; 40 – Djalma. No 2º tempo, Celso, aos 14 e Djalma, aos 35, deram números finais ao marcador.
Jogou o Rabello com Nelson, Délio, Gegê, Candão e Jair; Zé Maria e Beto Pretti; Zezé, Djalma, Invasão (Zoca) e Tião.
O Ipiranga atuou com Julião (Nenzinho), Altamiro, Marão, França (Nonô) e Nívio (Adriano); Adilson e Celso; Garrincha, Teles, Herculano e Clarindo (Zagalo).

31.08.1965

A Federação Desportiva de Brasília convocou os seguintes jogadores para comporem a Seleção de Amadores do Distrito Federal para o amistoso do dia 5 de setembro de 1965, contra o Pederneiras, e que serviria para a entrega das faixas de campeão a esse clube. Foram chamados:
Do Grêmio: Benicassa, Goiano e Isaías
Do Vila Matias: Jaime, Fernando, Belini e Carneiro
Do Cruzeiro do Sul: Luiz, Saulzinho e Bananal
Do Guanabara: Raspinha, Serginho, Nelício, Lula e Nilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário