quinta-feira, 17 de novembro de 2022

JOGOS PERDIDOS NA HISTÓRIA: Pederneiras vence campeão brasileiro - 1966


Para uma série de três jogos no Distrito Federal, o Esporte Clube Bahia chegou à Brasília no dia 30 de agosto de 1966.

Trouxe uma equipe completamente renovada, onde apenas três jogadores (Henrique, Florisvaldo e Nadinho) faziam parte da equipe que conquistou a Taça Brasil de 1959 (que depois seria transformado em Campeonato Brasileiro), em cima do poderoso Santos, de Pelé.

Em sua estreia, o Bahia teve como adversário o Pederneiras.

Dada a saída, o Bahia pressionou bastante, aproveitando-se do nervosismo dos jogadores do Pederneiras, que disputavam seu primeiro jogo interestadual. Bem plantado em sua defesa, onde sobressaía o veterano Henrique, a equipe da Boa Terra andou forçando a meta adversária, perdendo Edinho a grande chance de inaugurar o marcador, quando penetrou sozinho pela área do Pederneiras, chutando para fora, depois de receber ótimo cruzamento de Nona.

Passado o nervosismo inicial, o Pederneiras equilibrou o jogo, chegando a perder uma grande chance através de Lima, depois de uma jogada individual.

O primeiro tempo terminou com o placar em branco, com os jogadores baianos reclamando muito da arbitragem, por uma série de inversões de faltas e a má aplicação da lei da vantagem.

Para o segundo tempo, ambas as equipes apresentaram modificações. Pela movimentação inicial, percebia-se que o Pederneiras passava a apresentar um futebol bastante superior ao do 1º tempo. E isso logo foi comprovado aos nove minutos, quando Moisés assinalou o gol da vitória, desviando com o bico da chuteira o cruzamento de Lima.

O jogo continuou equilibrado até o final, com ligeira predominância do Pederneiras.

Depois desse jogo, o tricolor baiano venceria Colombo e Rabello.

 

PEDERNEIRAS 1 x 0 BAHIA

Data: 31 de agosto de 1966

Local: Estádio Nacional de Brasília

Árbitro: Idélcio Gomes de Almeida

Renda: Cr$ 2.900.000,00

Gol: Moisés, 54

PEDERNEIRAS: Chico, Marinho (Tarcísio), Juarez, Farneze e Bolinha; Firmo e Tião; Deca, Zezito, Moisés e Lula.

BAHIA: Jair, Virgílio, Henrique (Tiago), Ivan (Ailton) e Florisvaldo; Enaldo (Ivan II) e Aurelino; Biriba, Nona, Edinho (Valfredo) e Delorme (Bronzeado). Técnico: Pinguela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário