quinta-feira, 25 de maio de 2023

VOCÊ SABIA?


Que Marco Antônio Pereira, do CEUB (foto), foi o primeiro jogador de um clube do DF a ser convocado para uma Seleção Brasileira?
No dia 13 de março de 1974, Marco Antônio estava entre os 21 jogadores, com idade entre 17 e 18 anos, convocados pelo treinador Antoninho para a Seleção Brasileira de Amadores que participaria do XXIII Festival Internacional de Futebol Juniores de Cannes, na França.
Os jogadores convocados foram:
GOLEIROS - Carlos (Ponte Preta) e Sidnei (América-MG) - posteriormente, já na Europa, foi cortado, por ter se machucado, sendo chamado Zé Carlos (Botafogo);
LATERAIS - Vanderlei (hoje o técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo), Carlos Alberto Barbosa (Santa Cruz), Euclides (Grêmio) e Carlinhos (Fluminense);
ZAGUEIROS: Zé Luís (São Paulo), Valter (Noroeste), Xaxa (Vitória) e Batata (Palmeiras),
APOIADORES - Luís Carlos (Grêmio), Wilson (Ponte Preta), Alfredo (Atlético Mineiro) e Batista (Internacional);

PONTEIROS - Marco Antônio (CEUB), Jarbas (Cruzeiro), Toninho Vanusa (Palmeiras) e Santos (Santa Cruz)
ATACANTES - Juarez (Cruzeiro), Marcelo (Atlético Mineiro), Cláudio Adão (Santos).
Dentre os convocados, o único que não se apresentou foi Odilon, dispensado porque assinou contrato de profissional com o Sport Recife.
O primeiro jogo-treino da seleção foi no dia 21 de fevereiro, com vitória de 3 x 1 sobre o Botafogo, do Rio de Janeiro, com dois gols de Cláudio Adão e um de Marco Antônio, formando com Carlos (Sidnei), Vanderlei (Carlos Alberto Barbosa), Zé Luís (Batata), Xaxa (Valter) e Carlinhos (Euclides); Batista (Alfredo), Luís Carlos (Wilson) e Toninho; Jarbas (Marco Antônio), Marcelo (Santos) e Cláudio Adão (Juarez).
Depois, perderia seus dois jogos amistosos, um no dia 10 de março, para o São Cristóvão, por 1 x 0, no Maracanã, na preliminar de Fluminense e América, perdendo de 1 x 0 e o outro no dia 13 de março, no estádio Hélio Prates da Silveira, em Brasília, contra o Uberaba, na preliminar de CEUB x Fortaleza, para quem perdeu por 2 x 1, gol de Cláudio Adão. No jogo em Brasília, o selecionado brasileiro formou com Carlos, Vanderlei, Valter, Xaxa e Carlinhos; Batista e Luís Carlos (Santos); Jarbas (Marco Antônio), Marcelo, Cláudio Adão e Toninho Vanusa (Wilson).
Depois dos maus resultados, a seleção brasileira viajou no dia 15 de março para a Europa, onde disputaria cinco amistosos.
No dia 20 de março, em Atenas, a Seleção Brasileira perdeu para a Grécia, por 2 x 1. Jogou com Carlos, Vanderlei, Valter (Batata), Xaxa e Carlinhos; Luís Carlos (Santos) e Batista (Alfredo); Toninho (Wilson), Jarbas (Marco Antônio), Marcelo (Juarez) e Cláudio Adão, marcador do único gol brasileiro.
O segundo jogo foi no dia 24 de março, em Bucareste, capital da Romênia, contra a equipe de juvenis do Rapid local. Empate de 0 x 0, com essa formação: Carlos, Vanderlei, Valter, Xaxa e Carlinhos; Luís Carlos (Wilson), Alfredo e Toninho; Jarbas (Marco Antônio), Marcelo (Juarez) e Cláudio Adão (Santos).
Ainda em Bucareste a Seleção Brasileira enfrentou a Seleção da Romênia da mesma categoria, no dia 27 de março, obtendo nove empate, desta vez por 1 x 1, gol marcado por Luís Carlos. Marco Antônio não jogou.
O quarto jogo na Europa aconteceu na cidade de Blagoevgrad, contra o Pirin, clube da segunda divisão da Bulgária, acontecendo empate em 3 x 3.
O último jogo preparatório foi no dia 4 de abril, em Lisboa, com derrota de 1 x 0 para o Benfica.
Embora não tivesse impressionado na fase de preparação, o Brasil fez sua estreia no torneio de Cannes no dia 11 de abril, com vitória de 3 x 1 sobre a Hungria. Marco Antônio não jogou, assim como ficou de fora dos demais jogos que levariam a Seleção Brasileira ao título do torneio: no dia 13 de abril, 0 x 0 com a Itália (5 x 3 nos escanteios) e na decisão, 15 de abril, com vitória de 3 x 1 sobre a Holanda.
Essa convocação para a Seleção Brasileira de Novos levou o DEFER - Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação (órgão do Governo do Distrito Federal) a entregar para Marco Antônio o prêmio de “Destaque do Ano” no futebol.


Formação que começou o jogo em Brasília. Em pé, da esquerda para a direita: Valter, Vanderlei, Carlos, Batista, Xaxa e Carlinhos; 
Agachados, na mesma ordem: Jarbas, Marcelo, Cláudio Adão, Luís Carlos e Toninho





Nenhum comentário:

Postar um comentário