segunda-feira, 9 de março de 2015

A EXCURSÃO DO BRASÍLIA EM 1978 - 1ª parte


A equipe do Brasília Esporte Clube embarcou no dia 23 de julho de 1978, pela manhã, com destino a Votuporanga, cidade paulista onde disputaria no dia 24 de julho o primeiro amistoso de uma série que realizou pelo interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Essa excursão teve por objetivo preparar a equipe para o campeonato brasiliense de 1978, quando o Brasília estaria buscando a conquista do tricampeonato.
A chefia da delegação esteve a cargo do Supervisor Carlos Romero e contou com Cláudio Garcia (treinador), Joaquim Melo (médico), Luís Carlos Ferreira (preparador físico), Leleco (massagista) e Mário (mordomo). Integraram a comitiva 20 jogadores, sendo que dois deles, Jonas e Ferreti, eram oriundos do Vitória-ES, e Albeneir, foi emprestado pelo ESAB (MG), todos para fazerem testes para a contratação definitiva.
Os jogadores que viajaram foram: 
Goleiros: Jonas, Déo e Maurício;
Zagueiros: Luís Carlos, Emerson, Odair, Jonas Foca, Mário, Moreira e Ferreti;
Meio-campistas: Uel, Paulinho, Ernâni Banana e Péricles;
Atacantes: Albeneir, Edmar, Zezinho Maranhão, Nei, Moisés e Bira.
Na estreia, no dia 24 de julho, em Votuporanga, perdeu para a Votuporanguense por 2 x 0. Após uma cansativa viagem de ônibus, o time não teve condições de apresentar um bom futebol e evidenciando um indisfarçável abatimento pela viagem, perdeu o jogo.
Recuperou-se em seguida, no dia 27 de julho, em Catanduva (SP), quando venceu a Catanduvense, por 2 x 1, com dois gols de Albeneir.
Mais três dias e em 30 de julho obteve outra grande vitória, em São José do Rio Preto (SP), diante do América, pelo placar de 2 x 0, com mais dois gols de Albeneir.
O próximo compromisso do Brasília foi no dia 1º de agosto, em Rio Claro (SP), quando empatou em 1 x 1 com o Velo Clube. Edmar marcou o gol do Brasília. O gol do Velo Clube foi marcado através de uma penalidade máxima. Apesar do empate, todos foram unânimes em concordar que faltou apenas sorte para que o Brasília saísse de campo vitorioso.
O Brasília formou com Jonas, Ferreti, Jonas Foca, Emerson e Luís Carlos; Paulinho (Uel), Péricles e Ernâni Banana (Moreirinha); Zezinho Maranhão, Edmar e Nei.
Jogando mais uma excelente partida no dia 4 de agosto, em Santos, o Brasília soube sair do marcador adverso de 2 x 0 para vencer a Portuguesa Santista por 3 x 2, no estádio Ulrico Mursa. O destaque do jogo foi Edmar, que marcou os três gols da vitória do Brasília. O Brasília venceu com Jonas, Ferreti (Luís Carlos), Jonas Foca, Emerson e Odair; Paulinho, Péricles e Edmar; Zezinho Maranhão, Albeneir e Nei. A atuação de Edmar mereceu muitos elogios dos jornais de Santos, pelos belos gols marcados e pelo seu senso de oportunismo. O Santos chegou a fazer uma proposta para contratar Edmar, por empréstimo, mas as quantias foram consideradas irrisórias e não houve acordo. Albeneir foi expulso no segundo tempo.
Após esse jogo, o Brasília foi para o interior do Rio de Janeiro, onde jogou em Angra dos Reis, no dia 7 de agosto, contra a Seleção local, que estava invicta há 14 jogos. Venceu por 1 x 0, gol de Nei.
Não foi um jogo fácil e o Brasília teve que se desdobrar para aguentar a pressão dos fluminenses, que fizeram uma boa partida. Neste jogo, o treinador Cláudio Garcia pôde lançar o zagueiro Mário no segundo tempo e ele comportou-se muito bem, deixando uma impressão muito boa.
O Brasília formou com Jonas, Ferreti, Luís Carlos (Mário), Emerson e Odair (Jonas Foca); Paulinho, Péricles e Ernâni Banana; Edmar, Albeneir e Nei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário