quarta-feira, 18 de outubro de 2023

GARRINCHA NO DF



No dia de hoje, Garrincha estaria completando 90 anos de vida!
Para homenagear o “gênio das pernas tortas”, fizemos um levantamento de quantas vezes o craque esteve em Brasília.
Depois de verdadeira investigação em livros, revistas, jornais e sites confiáveis, chegamos aos jogos abaixo relacionados.
Com a camisa do Botafogo, com a qual disputou 614 jogos, ele jogou apenas uma partida em Brasília: no dia 17 de setembro de 1961, no Estádio Israel Pinheiro, no Guará, o Botafogo goleou o Guará por 6 x 0.


GUARÁ 0 x 6 BOTAFOGO
Data: 17 de setembro de 1961
Local: Estádio Israel Pinheiro. Horário: 16:00 horas.
Renda: CR$ 730.000,00.
Árbitro: Gualter Portela Filho (RJ). Auxiliares: Nilzo de Sá e Joventino Antônio de Oliveira.
Gols: Pampolini, 15; Amoroso, 25; Amarildo, 32 e 44; Garrincha, 47 e Airton, 60
GUARÁ: Redola (Matil), Aderbal, Edson Galba (Alan) e Enes (Jaime); Eluff (Paulo) e Bimba; Índio (Sabará), Severo (Heleno), Léo, Barretinho (Mingau) e Joãozinho.
BOTAFOGO: Manga (Adalberto), Cacá, Zé Maria e Chicão (Paulistinha); Pampolini e Nilton Santos (Rildo); Garrincha, Didi (Edson), Amoroso, Amarildo (Airton) e Zagalo (Neivaldo).
Para saber sobre jogos com as camisas de Corinthians e Flamengo, consultei os Almanaques do Corinthians e do Flamengo. No primeiro destes ele disputou apenas 13 jogos no ano de 1966, nenhum deles em Brasília.
Já no Flamengo, foram vinte jogos nos anos de 1968 e 1969 e apenas um em Brasília, no dia 2 de março de 1969. Nesse dia, foi realizado um amistoso entre o Flamengo e a Seleção Amadora de Brasília. O rubro-negro carioca vencia o jogo por 3 x 1, com gols marcados, no 1º tempo, por Dionísio, aos 10 e aos 30 minutos, e Liminha, aos 25; Garrinchinha havia marcado o gol da Seleção aos 10 minutos do 2º tempo.
Quando o árbitro Sílvio Fernandes expulsou Rodrigues Neto e Paulo Henrique, aos 15 minutos do 2º tempo, obedecendo ordens do treinador Tim e do dirigente Vivaldo Midlej, os jogadores Zezinho, João Daniel e Garrincha fingiram-se de contundidos e abandonaram o gramado, forçando o árbitro a encerrar a peleja.
A Seleção Amadora de Brasília atuou com Hugo, Jonas (Fernandes), Heraldo, Paulinho e Xixico; Eduardo e Divino; Guairacá, Garrinchinha, Pelezinho (Argenta) e Oscar (Marão).
Flamengo: Dominguez, Marcos, Manicera, Onça (Jaime) e Paulo Henrique; Liminha e Rodrigues Neto; Garrincha, João Daniel, Dionísio (Zezinho) e Arilson (Reyes).
O curioso é que esse jogo consta do Almanaque do Flamengo, confirmado na edição de 4 de março de 1969, do Jornal do Brasil, mas não aparece na relação de jogos do livro do Ruy Castro, “Estrela Solitária Um Brasileiro Chamado Garrincha”.
No Olaria, foram apenas dez jogos no ano de 1972, nenhum em Brasília.
Nesse ano de 1972, encontramos mais um amistoso de Garrincha em Brasília. Foi um amistoso realizado no dia 4 de junho de 1972, no Estádio Pelezão.
O jogo foi Ceub x Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG) e terminou em 0 x 0.

1

Eis os dados:
CEUB 0 x 0 CRUZEIRO
Data: 4 de junho de 1972
Local: Estádio Pelezão, Brasília (DF)
Árbitro: Carlos Costa (RJ)
Renda: Cr$ 42.000,00
Expulsões: Repetto e Noel.
CEUB: Zé Walter, Aderbal (Serginho), Noel, Lúcio e Sérgio; Darse (Augustinho) e César; Garrincha (Procópio) (Carlos Alberto), Hermes, Cláudio e Dinarte.
CRUZEIRO: Raul, Lauro, Moraes (Darci Menezes), Fontana e Vanderley; Toninho e Palhinha (Rinaldo); Eduardo, Repetto, Luiz Carlos e Lima. Técnico: Yustrich.
Também encontramos na Revista Gol, de dezembro de 1980, uma reportagem que trata de uma apresentação que Garrincha fez em Brasília, mais precisamente na sede da Associação dos Servidores do Senado Federal – ASSEFE, atuando pelo time da Associação de Garantia ao Atleta Profissional-AGAP/DF contra uma seleção da ASSEFE. Também foi homenageado quando seu nome foi dado à escolinha de futebol da ASSEFE.


Para encerrar a pesquisa, consultei o livro de Ruy Castro, e lá pude confirmar o que também consta do livro “Stopper”, de Gustavo Mariani: Garrincha fez a última partida de futebol da sua vida no dia 25 de dezembro de 1982, um jogo-exibição no Estádio “Adonir Guimarães”, em Planaltina, entre o time amador local do Londrina e uma Seleção da AGAP-DF. Garrincha jogou o pelo Londrina, permanecendo em campo por 60 minutos. A Seleção da AGAP venceu por 1 x 0.
A seleção da AGAP começou o jogo com 1. Paulo Victor, 2. Robson, 3. Luiz Fernando, 4. Déo, 5. Barão, 6. Marcelo, 7. Rodolfo, 8. Lima, 9. Nicácio, 10. Éder Antunes e 11. França.
O Londrina entrou em campo com 1. Luís Ribeiro, 2. Joel, 3. Vicente, 4. Oliveira, 5. Israel, 6. Amauri, 7. Garrincha, 8. Tião, 9. Paulo Lira, 10. Jorge e 11. Joel Apolinário.
A AGAP venceu por 1 x 0, gol de Éder Antunes, aos 20 minutos do segundo tempo. O árbitro desse jogo foi Eano do Carmo Corrêa, da Federação Metropolitana de Futebol.
Menos de um mês depois, no dia 20 de janeiro de 1983, Garrincha faleceu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário