quarta-feira, 23 de março de 2022

A PRIMEIRA EQUIPE DO ESTADO DO RIO A JOGAR EM BRASÍLIA


A fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro só viria a acontecer a partir de 15 de março de 1975.
Bem antes disso, no ano de 1960, o Canto do Rio, de Niterói, fez uma breve visita a Brasília, tornando-se a primeira equipe fluminense a jogar na nova Capital Federal.
Apesar de disputar o campeonato da Primeira Divisão da Guanabara, o Canto do Rio era do Estado do Rio de Janeiro.
O clube de Niterói vinha de uma excursão de mais de 30 dias por cidades de Minas Gerais e Goiás. Depois de Brasília, ainda iria jogar em Anápolis, Pires do Rio e encerraria a excursão no dia 12 de junho.
Trouxe uma delegação de 21 jogadores: Ari Jório, Luciano, Oswaldo, Jair, Nésio, Floriano, Célio, Bira I, Amaro, Ferreira, Jairo, Veludo, David, Cica, Oswaldo II, Pedrão, Pereira, Orlando, Uriel, Jorge e Bira II.
Sua estréia aconteceu no dia 28 de maio de 1960, no campo do Planalto. Resultado final: Canto do Rio 2 x 0 Planalto, gols de Bira, aos 16 minutos e Célio, aos 24. Elias Severino foi o árbitro e a renda alcançou Cr$ 27.500,00.
O Planalto formou com Issinha, Ferreira e Amauri; Volney, Jales e Louro; Ribamar, Pedrinho, Edson, Itiberê e Moreira (Prego).
Canto do Rio: Ari, Luciano e Osvaldo; Jair, Nésio e Floriano; Célio, Bira, Amaro, David e Jairo. Técnico: Antônio Ferreira, o Antoninho.
No dia seguinte, 29 de maio de 1960, no campo do Guará, o Canto do Rio voltou a enfrentar outra equipe de Brasília. Desta vez, o Grêmio Brasiliense. Novamente o Canto do Rio venceu, pelo marcador de 3 x 1. Os gols foram marcados nesta ordem: Célio, 14; Ferreira, 19; Nobre (Grêmio), 51 e Bira, 85.
Este foi o primeiro jogo do Grêmio depois que conquistou o título de 1959. Formou com Osvaldo (Ivan), Pedersoli, Hugo e Ralf; Alemão e Ferreira; Edson Galdino, Braz, Nobre, Sabará e Roberto (Mauro).
O Canto do Rio jogou com quase a mesma equipe do jogo anterior, apenas com uma substituição: Ferreira no lugar de David.


Nenhum comentário:

Postar um comentário