quinta-feira, 26 de março de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Grêmio Esportivo Brasiliense


Com a finalidade de proporcionar divertimento ao pessoal do acampamento da Metropolitana (do Departamento de Viação e Obras - DVO, cujo Engenheiro-Chefe era Vasco Viana de Andrade), o Grêmio Esportivo Brasiliense foi fundado em 1958 e reconstituído administrativamente em 26 de março de 1959. Rapidamente passou a ser um dos clubes de maior popularidade em Brasília.
Na reunião de 1º de abril de 1959, o Grêmio filiou-se à Federação Desportiva de Brasília (fundada em 16 de março do mesmo ano).
A reunião que aprovou os estatutos do Grêmio e elegeu sua primeira diretoria aconteceu na residência de Moacyr Soares de Souza, situada na Avenida Central, Núcleo Bandeirante, no dia 6 de agosto de 1959. Ficou assim constituída a sua primeira diretoria: Presidente – Moacyr de Miranda Gomes; Vice-Presidente – José Porto Sobrinho; 1º Secretário – Armando Barreto; Diretor Social – Carlos Frederico do Amaral; 1º Tesoureiro – Paulo Pimenta Guimarães; 2º Secretário – Waldomiro Veiga; Diretor Esportivo – Moacyr Soares de Sousa e Diretor Técnico – José Jorge de Mello.
Quando teve início o primeiro campeonato de futebol de Brasília, em 31 de maio de 1959, o Grêmio era um dos 19 clubes inscritos e fez parte da chave da Zona Sul. Em sua estreia, o Grêmio venceu a Associação Desportiva de Taguatinga por 3 x 0.
Venceu a sua zona e disputou contra o campeão da Norte, o Planalto. Na terceira partida da melhor de três pela decisão do campeonato brasiliense, em 22 de novembro de 1959, o Grêmio venceu o Planalto por 1 x 0 e se tornou o primeiro campeão brasiliense de futebol.

Campeão brasiliense de 1959
A formação titular do Grêmio era: Bosco, Amauri e Hugo; Remis, Alemão e Ralph; Carlinhos, Nilo, Jair, Eluff e Roberto. O técnico foi Rubens Porfírio da Paz, irmão do General Porfírio da Paz, que chegou a ser Governador de São Paulo e um dos fundadores do São Paulo Futebol Clube. Boa parte desses jogadores vieram do futebol de Anápolis-GO e do interior de Minas Gerais.
No dia 14 de dezembro de 1959, foram inauguradas as dependências da nova sede do Grêmio, localizada na Metropolitana.
O Grêmio participou da primeira competição organizada pela nova Federação Desportiva de Brasília, o Torneio Início, no dia 4 de setembro de 1960. Os jogos foram realizados no Estádio Israel Pinheiro, do Guará. Foi eliminado pelo Expansão, na decisão por pênaltis, após empate de 0 x 0 no tempo normal de jogo.
Em virtude do elevado número de clubes inscritos (16), a Federação Desportiva de Brasília resolveu fazer um torneio para determinar as oito equipes que disputariam o campeonato da Primeira Divisão e as oito que comporiam a Segunda. Os 16 clubes foram divididos em 4 grupos. Os clubes com campos em condições de jogo foram cabeças-de-chave. O Grêmio fez parte do Grupo B, com jogos no seu campo, tendo como adversários Brasil Central, Consispa e Expansão. Na primeira rodada, o Grêmio perdeu para o Consispa por 3 x 2, e só garantiu a vaga na Primeira Divisão na terceira e última rodada, realizada em 9 de outubro de 1960, ao vencer o Brasil Central por 2 x 0.
Fez sua estreia no Campeonato Brasiliense em 27 de novembro de 1960, no Estádio Vasco Viana de Andrade, goleando o Pederneiras por 4 x 1.
Encerrou sua participação no campeonato brasiliense de 1960 no dia 15 de janeiro de 1961, ao empatar com o Planalto em 2 x 2. Terminou na quinta colocação.
Após sete rodadas do Campeonato Brasiliense de 1961, o Grêmio terminaria essa competição na sexta colocação.
Em 9 de janeiro de 1962, aconteceu a posse do novo Presidente do Grêmio, Armando Barreto.
No dia 24 de abril de 1963, foram iniciadas as obras para construção da sede do Grêmio.
Em assembleia realizada no dia 19 de janeiro de 1964, a diretoria do Grêmio decidiu por voltar a ser amador, desistindo de sua participação no campeonato brasiliense de profissionais desse ano.
Em 1965, o Grêmio ficou com a terceira colocação no campeonato brasiliense de amadores.
Em 12 de dezembro de 1965, Newton Abreu foi eleito presidente do Grêmio.
O Grêmio venceu o Torneio Início da Divisão de Amadores. O torneio foi disputado no Estádio Vasco Viana de Andrade, no dia 26 de junho de 1966 e, na final, o Grêmio derrotou o Cruzeiro, por 3 x 2.
Nos dias 9 e 10 de agosto de 1969, o Grêmio fez pequena excursão até as cidades do interior de Minas Gerais, Paracatu e João Pinheiro. Jogou em Paracatu no dia 9, contra o União E. C., tetracampeão da cidade, obtendo o empate de 2 x 2. No domingo, 10, foi até João Pinheiro e venceu a A. E. Pinheirense, por 3 x 1.
O Grêmio foi vice-campeão brasiliense em 1969, sua melhor colocação até então, dez anos depois do título de 1959.
O Grêmio sagrou-se campeão invicto do Torneio “Governador Hélio Prates da Silveira”, ao vencer, na última rodada, em 16 de agosto de 1970, o Coenge, por 2 x 1. Neste jogo, o Grêmio formou com Sílvio, Pedrinho, Grossi, Paulinho e Luiz; Orlando e Nemias; Noé, Santos, Zezé e Marcos.
O segundo título de campeão brasiliense do Grêmio (relativo ao ano de 1970) veio após a decisão, em melhor de três jogos, com o Civilsan, nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 1971.
No dia 24 de janeiro de 1971, o Grêmio foi goleado pelo placar de 6 x 2. Recuperou-se no jogo seguinte, vencendo por 2 x 1, e repetiu o placar no terceiro jogo, conquistando pela segunda vez o título de campeão brasiliense. Formou na última partida com Sílvio, Maninho, Grossi, Paulinho e Lúcio; Marcos e Nemias; Cardoso, Santos, Pedrinho e Sinval (Orlando). Técnico: Bugue.
Em 27 de setembro de 1971, José Francisco Paes Landim renunciou à Presidência do Grêmio Esportivo Brasiliense. Abemar Tadeu Martins Herdy, Vice-Presidente, passou a substituí-lo.
1972
Em 28 de outubro de 1971 aconteceu a assembleia do Grêmio Esportivo Brasiliense que elegeu José Fernandes da Rocha presidente.
No dia 29 de agosto de 1973 foi concedida pela Federação Metropolitana de Futebol licença até janeiro de 1974 ao Grêmio Esportivo Brasiliense.
No amistoso realizado no Pelezão, no dia 23 de março de 1975, quando empatou em 1 x 1 com a Pioneira, o Grêmio retornou ao futebol de Brasília.
Eleições no Grêmio Esportivo Brasiliense foram realizadas no dia 4 de dezembro de 1975. O presidente eleito foi Jacques de Almeida.
Em amistoso disputado no Pelezão, no dia 31 de março de 1976, o Grêmio foi derrotado pelo Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG), pelo placar de 4 x 3.
Ao empatar com o CEUB em 1 x 1, no dia 10 de abril de 1976, o Grêmio tornou-se campeão invicto do Torneio Imprensa, primeira competição realizada sob o novo regime profissional do futebol de Brasília.
O Grêmio ficou com o segundo lugar no campeonato brasiliense de 1976.
O Grêmio ainda disputaria o campeonato brasiliense de 1977 e 1978. O último jogo oficial do Grêmio no futebol do DF apresentou a seguinte ficha técnica:

GAMA 1 x 1 GRÊMIO
Data: 3 de dezembro de 1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Adélio Nogueira
Gols: Chiquinho, 25 e Júlio, 56
GAMA: Chico, Careca, Zinha, Manoel Silva e Kell; Santana, Manoel Ferreira e Well (Vicente); Júlio, Niltinho e Alves (Cleiton). Técnico: Jaime Souza dos Santos.
GRÊMIO: Batista, Coutinho, Walter, Sabará (Zé Wilson) e Wilson; Geraldo, Zezinho e Edu (Alécio); Jackson, Cláudio e Chiquinho. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.

1976
No campeonato brasiliense de 1978 o Grêmio ficou com a sexta e penúltima colocação, à frente apenas do Sobradinho, com a seguinte campanha: 12 jogos, uma vitória, sete empates e quatro derrotas; marcou onze gols e sofreu vinte.
Logo depois que foi encerrada essa competição, o Grêmio pediu licença. Não quis disputar o Torneio Seletivo, realizado pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher o clube que ocuparia a segunda vaga no Campeonato Brasileiro versão 1979, reservada para o Distrito Federal.
Como clube social, o Grêmio Esportivo Brasiliense nunca deixou de existir e o futebol continua sendo forte dentro do clube.
Após ser vice-campeão em 2013, perdendo a final para a ASBAC, o Grêmio conquistou o título do Campeonato Interclubes de Brasília de 2014. Na decisão, venceu o Minas-Brasília Tênis Clube, após empatar em 0 x 0 no tempo normal de jogo e vencer nos pênaltis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário