quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

OS LANTERNINHAS: Ceilândia - 1996


A primeira vez que aconteceu um rebaixamento de um clube da Primeira para a Segunda Divisão do DF foi em 1996.
Até então, só havia a Primeira Divisão e, portanto, sem a necessidade de promover o rebaixamento do último colocado.
O campeonato brasiliense de 1996 foi disputado pelo exagerado número de 14 clubes.
Uma Assembleia Geral determinou que os oito primeiros colocados permaneceriam na Primeira Divisão em 1997 e os demais disputariam um torneio para apontar dois clubes que deveriam continuar participando da principal divisão do DF.
Os oito clubes que permaneceram na Primeira Divisão foram (por ordem de classificação final): Guará, Gama, Sobradinho, Luziânia, Brazlândia, Ceilandense, Planaltina e Dom Pedro II. Os seis clubes (Tiradentes, Comercial, Samambaia, Taguatinga e Ceilândia) deveriam disputar um torneio (que foi chamado de Torneio da Morte), sendo que os dois primeiros permaneceriam na Primeira e os outros quatro desceriam para a Segunda.
Ceilândia e Taguatinga se recusaram a disputar esse torneio e, consequentemente, foram rebaixados para a Segunda Divisão de 1997.

CEILÂNDIA, O LANTERNINHA DE 1996

Mas, vamos analisar a campanha do lanterninha de 1996, o Ceilândia.
Disputou 13 jogos, venceu um e perdeu os outros doze (três pontos em 39 disputados, aproveitamento de 7,7%). Marcou oito gols e sofreu 50 (déficit de 42 gols), números dignos de um último colocado...
O Ceilândia “ganhou” os seguintes “prêmios”: pior defesa do campeonato, menor número de vitórias (junto com Comercial e Samambaia), maior número de derrotas e sofreu a maior goleada do campeonato, no dia 14 de abril de 1996, Sobradinho 7 x 0 Ceilândia (além desta, houve dois 6 x 0 a favor de Brasília e Ceilandense, um 5 x 0 a favor do Brazlândia e um 5 x 1 para o Gama).
A única vitória do Ceilândia aconteceu no dia 28 de abril de 1996, no Rorizão: 1 x 0 sobre o Samambaia.
Seu principal artilheiro foi César, com três gols. Os outros gols foram marcados por Célio Lino, Gilberto, Ricardo, Rodrigo e Vander.
Em sua campanha, o Ceilândia utilizou 39 jogadores, sendo que Ademar e Ricardo, ambos com oito jogos, foram os que mais atuaram.
Dois técnicos comandaram o Ceilândia: Aguiman Ribeiro Santiago (4 jogos) e Josemar Macedo (nove).
A escalação do time do Ceilândia que disputou a última partida do Campeonato Brasiliense de 1996, no dia 26 de maio de 1996, no Chapadinha, contra o Brazlândia (0 x 5) foi esta: Wendell, Pedro (Gustavo), Glauber, Avelino e Gilberto; Célio Lino, Cláudio (Aguiman) e Lola; Reginaldo, Dida e Zebrão. Técnico: Josemar Macedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário