terça-feira, 12 de maio de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Kleber


Kleber Ponce Leones nasceu em Brasília (DF), no dia 12 de maio de 1962.
Começou nas categorias de base do Brasília Esporte Clube e, já no ano de 1980, obteve grande destaque em suas atuações. Primeiramente, integrando a Seleção Brasiliense de Juniores que realizou, de 18 de setembro a 3 de outubro de 1980, a primeira excursão que uma seleção brasiliense fez ao exterior (Bolívia e Peru). Tendo Ercy Rosa como técnico, juntamente com Kleber seguiram outros jogadores do Brasília, tais como Itiberê, Souza, Melquíades, Zé Maurício, Jussiê e Wando.
Posteriormente, integrou a Seleção Brasiliense de Juniores que disputou o III Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria, em Goiânia-GO, contra Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No dia 16 de novembro de 1980, Kleber marcou o gol do empate em 1 x 1 contra Goiás. No entanto, o selecionado brasiliense não passou para a fase seguinte. A seleção tinha o Brasília E. C. Como base e Ercy Rosa como treinador.

Seleção Brasiliense Juvenil
Para coroar o excelente ano, em dezembro sagrou-se campeão brasiliense da categoria de juvenis de 1980, após decisão do Brasília contra o Sobradinho, nos pênaltis.
O ano de 1981 continuou muito bom para Kleber. Fez sua estreia no time principal do Brasília no dia 10 de maio de 1981, no Pelezão, na vitória de 2 x 1 sobre o Taguatinga, válido pelo Torneio “Rádio Planalto”. O Brasília formou com Déo, Luisinho, Edson, Jonas Foca e Marco Antônio; Paulinho, Kleber (Santos) e Wander; Willians, Albeneir e Wando. Técnico: Ercy Rosa.
Também fez sua estreia no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão no dia 19 de julho de 1981, no Pelezão, na vitória do Brasília sobre o Sobradinho, por 1 x 0.
O Brasília chegaria ao triangular final, junto com Guará e Taguatinga, mas não conquistaria o título de campeão.
Depois, como ainda tinha idade de juvenil, ajudou o Brasília a conquistar novamente o título brasiliense da categoria, desta vez de forma invicta, vencendo doze dos quatorze jogos que disputou.

Brasília - 1982
E no mês de dezembro, foi novamente convocado para a Seleção Brasiliense que disputaria o IV Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria.
Em 1982, conquistaria seu primeiro título brasiliense como profissional, tendo disputado treze jogos com a camisa do Brasília e marcado dois gols. O primeiro gol foi assinalado no dia 3 de outubro de 1982, na vitória de 2 x 1 sobre o Sobradinho, no Pelezão.
Profissionalizou-se no mesmo ano de 1982 e sagrou-se tricampeão nos anos seguintes: 1983 e 1984. Conquistou o Troféu “Mané Garrincha” em duas oportunidades.
Permaneceria no Brasília até 11 de maio de 1986, quando disputou seu último jogo válido pelo Campeonato Brasiliense, empate de 0 x 0 com o Sobradinho, no Augustinho Lima.

Brasília - 1983
Neste ano, foi vice-artilheiro do Campeonato Brasiliense, com 12 gols (somente atrás de Joãozinho, do Taguatinga), com direito a um “hat-trick” na goleada de 6 x 2 sobre o Tiradentes, no Mané Garrincha, em 2 de abril de 1986.
Kleber foi, então, vendido para o futebol da Costa Rica, contratado pelo Municipal Puntarenas, onde fez sua estreia no dia 20 de julho de 1986, com vitória de 3 x 0 sobre o San Carlos. 
Seu primeiro gol na nova equipe aconteceu em 30 de novembro de 1986, em Nicoya, contra o Guanacaste.

Municipal Puntarenas
O Municipal Puntarenas era considerada uma equipe pequena e que nunca havia sido campeã nacional. 
Fazendo parceria no meio-de-campo com o argentino Carlos "Pistoncillo" Velazquez, Kleber sagrou-se campeão nacional em 1986. 
Conquistou o título de melhor jogador do campeonato, fato que viria a ocorrer também nas duas temporadas seguintes.
No Municipal Puntarenas, Kleber acumulou 192 partidas e 36 gols entre 1986 e 1993, tornando-se o estrangeiro com mais gols e jogos na história do clube.

Também participou em Costa Rica da temporada 1993-1994, pela equipe do Cartaginês, por onde disputou 26 jogos e assinalou cinco gols.
Seu último clube no país, em apenas cinco jogos, foi o Bethlehem, na temporada 1994-1995.
Foi para Portugal, onde passaria a integrar a equipe do Sporting, de Braga. Atuou em apenas dois meios tempos de jogo no campeonato português, tendo marcado um gol.
Abandonou o futebol em 1995 para dedicar-se aos estudos.
Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Segurança da Informação e Gerenciamento de Projetos, foi Superintendente de Segurança do Banco de Brasília por mais de dez anos e atualmente é Gerente de agência.







Nenhum comentário:

Postar um comentário