sábado, 27 de maio de 2017

HÁ 55 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: a guerra em Ceres (GO)


Numa época em que viajar pelo interior do Brasil, principalmente na região Centro-Oeste, era uma grande aventura, a cidade de Ceres, no interior de Goiás, distante 281 km de Brasília, recebeu o Colombo, do Núcleo Bandeirante (DF), no dia 27 de maio de 1962, para um amistoso que não foi nada amistoso!
A delegação do Colombo seguiu para Ceres às 12 horas do sábado, dia 26 de maio de 1962, assim constituída: Chefe - Adolfo Rizza; Diretor de Esportes - Pedro Rizza; Técnico - Edward Brandão e os seguintes jogadores: Barbosinha, Sinval, Hélio, Vonges, Nilo, Arlindo, Marinho, Índio, Paulista, Nenén, Cid, Tião I, Tião II, Dedé, Dequinha, Almir, Bill e Joãozinho II.
No dia seguinte, 27 de maio de 1962, o Colombo empatou em 3 x 3 no jogo disputado contra a equipe do Ceres Esporte Clube. Os gols dos locais foram assinalados por Osvaldinho e José (2), enquanto que para os visitantes consignaram Cid (2) e Tião II. No primeiro tempo, o Ceres vencia por 2 x 1.
Formou o Colombo com Sinval, Vonges e Nilo; Marinho, Paulista e Nenén; Tião I, Cid (Almir), Tião II, Índio (Joãozinho) e Dequinha (Joãozinho II). O Ceres Esporte Clube atuou com Juvenal, João e Roberto; Eudo, Odair e Wilson; José, Ari, Nemézio, Osvaldinho e Mamede.
Dirigiu o encontro, com atuação bastante irregular, o árbitro José Francisco de Souza, conhecido popularmente como Zé do Rio.
No dia 31 de maio de 1962, o árbitro deu declaração ao jornal Diário Carioca-Brasília dizendo que a sua atuação na cidade de Ceres não foi das melhores porque evitou, antes de tudo, que a torcida local massacrasse os componentes da delegação do Colombo. Afirmou o árbitro da Federação Desportiva de Brasília que não havia um só policial no campo e a torcida ameaçava a todo instante invadir o campo e revidar os ataques do Colombo com agressões a sua pessoa e aos jogadores visitantes.
Concluindo disse: “Deus me livre se o Colombo fosse o vencedor. Deixaríamos o campo para o hospital mais próximo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário