sexta-feira, 24 de julho de 2020

HOMENAGEM PÓSTUMA A ADILSON PERES


Adilson Klier Peres faleceu no último dia 21 de julho de 2020.
Nasceu em Pouso Alegre (MG), em 2 de outubro de 1945, e se mudou com a família para a Capital Federal em 1959.
Para quem não sabe, antes de virar advogado, dirigente do Ceub Esporte Clube e Diretor Administrativo do Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB, Adilson foi um dos fundadores do clube e seu atacante em 26 jogos, no período de 23 de maio de 1970 a 10 de novembro de 1971.
Em 1968 Adilson, Esaú Afonso de Carvalho, Gerson Moreira, Hezir Espíndola Gomes Pereira, Humberto de Mendonça Gomes, José Walter Girão de Mello, Luiz Roberto Bastos Serejo e Renato de Aguiar Attuch, dentre outros desportistas, passaram a se reunir no Colégio Sacre Couer de Marie, visando a formação de um time de futebol no então recém-criado CEUB. Os universitários que o defendiam queriam jogar as tradicionais peladas uniformizadas, mas para dar um sentido mais sério aos seus jogos, decidiram que seria um time da Faculdade, composto por rapazes dos diversos departamentos. O time foi criado e os jogos foram sendo multiplicados.

Em 26 de agosto de 1970, o Presidente do CEUB, Alberto Peres, assinou a Portaria 1/70 criando uma comissão destinada à “formação, preparação e desenvolvimento das equipes representativas do CEUB. Os primeiros jogos do time de futebol foram de alvissareiros resultados, antecipando a vocação e o futuro desse núcleo esportivo.Quando os jogadores de futebol deram fé, já não mais podiam manter o Ceub como um simples time de estudantes universitários e ele acabou entrando para o campeonato amador da cidade.
Em 25 de fevereiro de 1971 passou a funcionar o Centro Esportivo Universitário de Brasília, reunindo, aproximadamente, 250 alunos, praticando diversas modalidades de esportes, dentre elas o futebol de campo. Este Centro Esportivo foi o embrião do Ceub Esporte Clube.

A primeira partida de Adilson no Ceub aconteceu no dia 23 de maio de 1970, contra uma equipe do Minas-Brasília Tênis Clube. O Ceub formou com Zé Walter, Serginho, Lúcio, Cezinha e Odilon; Carlinhos e Garrido; Hilário, Adilson, Walmir e Renato.
Já seu último jogo foi em 10 de novembro de 1971, diante do São Cristóvão, do Rio de Janeiro, no Pelezão. A formação do Ceub foi a seguinte: Luiz Henrique, Serginho, Aderbal, Noel e Sílvio; Darse e Carlinhos; Adilson (Antunes), Paulinho, Dinarte e Gustavo (Wilfrido).
No dia 18 de fevereiro de 1971 Adilson Peres foi eleito Presidente do Ceub Esporte Clube e neste cargo permaneceu até o ano de 1976, quando as atividades do clube foram encerradas.
Foi Presidente da Federação Brasiliense de Futebol no período de março de 1983 a março de 1986.




Um comentário:

  1. SAUDOSO ADILSON KLIER PÉRES, COM GRANDE ENTUSIASMO PELA VIDA AJUDOU A ESCREVER A HISTÓRIADO DO FUTEBOL EM BRASÍLIA,SOMOS TODOS GRATOS PELO SEU TRABALHO ,QUE DEUS ILUMINE SEUS CAMINHOS ONDE ESTIVER ...

    ResponderExcluir