terça-feira, 28 de outubro de 2025

REGISTROS, ESTATÍSTICAS & CURIOSIDADES: os clubes do DF no Campeonato Brasileiro da Série D - Parte 2



A MELHOR CLASSIFICAÇÃO FINAL

As melhores participações de clubes do DF na história do Campeonato Brasileiro da Série D foram nos anos de 2014 e 2024, em ambas as oportunidades com o Brasiliense, quando chegou na quinta colocação.
Em 2014, o Brasiliense disputou doze jogos, venceu seis, empatou cinco e perdeu apenas uma vez (para o Brasil, de Pelotas-RS, nas quartas-de-final). Teve um índice de aproveitamento de 63,9%.
Já em 2024, o Brasiliense jogou 20 vezes, venceu 14, empatou três e perdeu três (75,0% de aproveitamento).
Esta campanha do Brasiliense o levou a ter o melhor índice de aproveitamento na história da competição dentre os clubes do DF.
O Sobradinho, em 2019, teve o pior desempenho dentre todos os clubes do DF. Disputou seis jogos e perdeu todos eles. Marcou um gol e sofreu nove.

MAIS JOGOS DISPUTADOS

O Brasiliense é o clube do DF que mais disputou jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série D: 118 (64 vitórias, 34 empates e 20 derrotas; 199 gols a favor e 92 contra, saldo de 107).
Em segundo lugar, o Ceilândia, com 92 (41 vitórias, 27 empates e 24 derrotas; 136 gols a favor e 86 contra, saldo de 50).
Em terceiro o Gama, com 46 (17 vitórias, 16 empates e 13 derrotas 62 gols a favor e 47 contra, saldo de 15).

SEM VITÓRIAS

Os únicos clubes do DF que não conseguiram vencer um jogo sequer foram Botafogo-DF e Sobradinho. O Botafogo-DF após seis jogos, em 2010, e o Sobradinho depois de 14 jogos, nos anos de 2012 e 2019.

CAMPANHAS DOS CLUBES BRASILIENSES

Nos 358 jogos envolvendo clubes do DF na Série D do Campeonato Brasileiro aconteceram 143 vitórias brasilienses, 112 empates e 103 derrotas. Os clubes do DF marcaram 501 gols e sofreram 359 (saldo de 142).

O ADVERSÁRIO MAIS FREQUENTE

O clube que mais enfrentou as equipes do DF foi a Aparecidense, de Goiás. Foram 22 jogos, com treze vitórias do clube goiano, cinco empates e quatro derrotas. A Aparecidense marcou 41 gols e sofreu 30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário