segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Sequência do Gama contra três gigantes do futebol brasileiro


A sequência aconteceu em uma semana de setembro de 1999, em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano.

O primeiro desses gigantes a ser surpreendido foi o Internacional, de Porto Alegre. Os quase dez mil torcedores que compareceram ao Beira-Rio no dia 19 de setembro de 1999 estavam certos de que o Internacional somaria tranquilamente mais três pontos e aliviaria um pouco a “dor de cabeça” depois da derrota para o maior rival, o Grêmio, na rodada anterior.
O triunfo do Gama foi ainda mais expressivo porque foi dentro do Beira-Rio, onde o Internacional era quase imbatível e a pressão sempre foi muito grande.
O Gama chegou a Porto Alegre ocupando a 20ª posição na classificação geral do campeonato, dentro, portanto, da zona de rebaixamento. Tinha apenas oito pontos ganhos em dez jogos. O Internacional também não estava bem naquele momento, não conseguindo ficar entre os dez primeiros colocados do campeonato.
O domínio foi amplo do Internacional, que pressionou bastante, principalmente no primeiro tempo, com jogadas do lateral paraguaio Enciso, pela direita. Mas falhou nas finalizações. Foram pelo menos cinco boas chances de marcar gol.
O Gama, mesmo bastante recuado, era perigoso nos contra-ataques e nos chutes potentes de Kabila.
No segundo tempo, Cláudio Duarte tirou Kabila, colocando em seu lugar Romualdo. No Internacional entrou Anderson, ex-Gama.
No segundo tempo, sob vaias, o Internacional atuava muito mal. Para se aproveitar da situação, o técnico Cláudio Duarte tirou Sorato e colocou Mazinho Loyola. Quatro minutos depois de entrar, Mazinho Loyol fez a jogada que definiu a partida. Subiu em velocidade pela direita e cruzou para Alexandre Gaúcho, na área. Enciso interceptou a bola, de cabeça, mas acabou marcando contra.
Daí para frente foi segurar o resultado. O Internacional deixou o campo sob fortes vaias e o Gama com mais três pontos.

INTERNACIONAL 0 x 1 GAMA
Data: 19 de setembro de 1999
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Edilson Pereira de Carvalho (SP)
Renda: R$ 60.916,00
Público: 8.621 pagantes
Gol: Enciso (contra), 74
INTERNACIONAL: João Gabriel, Enciso, Lúcio, Régis e Gustavo (Zezinho); Leandro Guerreiro, Dunga, Claiton e Hurtado; Fabiano (Anderson) e Celso. Técnico: Valmir Louruz.
GAMA: Marcelo Cruz, Paulo Henrique, Gerson, Jairo e Rochinha; Deda, Caçapa, Lindomar, Kabila (Romualdo) e Alexandre Gaúcho (Cléber Lima); Sorato (Mazinho Loyola). Técnico: Cláudio Duarte.

Depois de vencer o Internacional, em Porto Alegre, a tabela do campeonato brasileiro de 1999 programava para três dias depois o Gama enfrentar outro clube gaúcho, o Grêmio, desta vez em Brasília.
O fato de jogar em casa não significava muita coisa, pois nos cinco jogos que realizou em casa o Gama foi derrotado em três deles (Corinthians, Guarani e Cruzeiro), tendo empatado as outras duas (Santos e Flamengo).
Quando o Gama estava melhor no jogo, foi o Grêmio que abriu o marcador. Ronaldinho Gaúcho lançou Agnaldo na grande área. O chute saiu forte, o goleiro Marcelo Cruz espalmou e, no rebote, Cleisson completou para o gol.
Aos 43 minutos, o atacante Agnaldo foi expulso, depois de cometer uma falta por trás no lateral Rochinha.
No intervalo, o técnico Cláudio Duarte fez duas alterações: tirou o volante Caçapa e o atacante Mazinho Loyola, entrando Romualdo e Finazzi. E, novamente, deu sorte nas substituições.
De dois cruzamentos efetuados por Juari, saíram os dois gols da virada do Gama, ambos marcados de cabeça por Finazzi.

GAMA 2 x 1 GRÊMIO
Data: 22 de setembro de 1999
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Renda e público: não divulgados
Expulsões: Agnaldo e Ronaldo Alves, ambos do Grêmio
Gols: Cleisson, 29 e Finazzi, 61 e 80
GAMA: Marcelo Cruz, Paulo Henrique, Nen, Jairo e Rochinha; Deda, Caçapa (Romualdo), Lindomar e Juari; Mazinho Loyola (Finazzi) e Sorato. Técnico: Cláudio Duarte.
GRÊMIO: Danrlei, Itaqui, Ronaldo Alves, Scheidt (Éder) e Roger; Fabinho (Macedo), Luiz Carlos Goiano, Cleisson e Ronaldinho Gaúcho; Zé Alcino (Capitão) e Agnaldo. Técnico: Celso Roth.

Mais três dias e o Gama estaria enfrentando outro gigante do futebol brasileiro. Mais uma vez fora de casa, o gigantesco Morumbi, mais uma vez contra o favoritíssimo São Paulo.
Mas o Gama não se intimidou com a imponência do Morumbi, nem com o favoritismo do São Paulo. Com um envolvente toque de bola e contra-ataques mortais, o Gama venceu por 2 x 1.
Com boas atuações do volante Caçapa, firme no desarme, e dos meias Lindomar e Alexandre Gaúcho, o Gama dominou o primeiro tempo. Logo aos seis minutos, Alexandre Gaúcho marcou o primeiro gol do Gama, depois de receber passe de Paulo Henrique. Quatro minutos depois, numa bobeada da defesa do Gama, Anderson empatou para o São Paulo, resultado que persistiu no restante da primeira etapa.
No segundo tempo, o São Paulo não conseguia evoluir e poucas chances criou. O Gama, bem fechado na defesa e seguro no meio de campo, esperava pela oportunidade de contragolpe. E ele aconteceu aos 26 minutos, quando Lindomar fez boa jogada pela direita e da linha de fundo cruzou para Romualdo tocar para as redes.
O São Paulo passou a pressionar de todas as formas, em busca do empate. No entanto, esbarrou na sólida retranca do Gama e nas boas defesas de Marcelo Cruz. Resultado final: vitória do Gama por 2 x 1.

SÃO PAULO 1 x 2 GAMA
Data: 25 de setembro de 1999
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Wallace Nascimento (ES)
Renda e público: não divulgados
Gols: Alexandre Gaúcho, 6; Anderson, 10 e Romualdo, 71
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Anderson, Wilson, Márcio Santos e Fábio Aurélio; Jorginho (Sandro Hiroshi), Carlos Miguel, Raí (Alexandre) e Souza (Fabiano); França e Marcelinho Paraíba. Técnico: Paulo César Carpegiani.
GAMA: Marcelo Cruz, Paulo Henrique, Gerson, Jairo e Rochinha; Deda, Caçapa, Lindomar e Alexandre Gaúcho (Finazzi); Juari (Nen) e Sorato (Romualdo).
Técnico: Cláudio Duarte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário