terça-feira, 31 de março de 2015

O FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES - 2º CAPÍTULO: Ceilândia - 5ª e última parte: Futebol Amador - Anos 70 e 80


O futebol amador praticado na Ceilândia sempre foi considerado como um dos mais fortes do Distrito Federal.
Antes mesmo de ser criada uma liga que se preocupasse em organizar as competições de futebol amador em Ceilândia, alguns clubes que viriam a ter sede nessa cidade disputavam o campeonato da liga de futebol amador de Taguatinga, a UET - União dos Esportes de Taguatinga.
Foi o caso de Dom Bosco e Guadalajara, que participaram de competições da UET em 1973. Na Taça Taguatinga, com a participação de sete equipes de Taguatinga e duas da Ceilândia, as duas equipes ceilandenses não fizeram feio. Na categoria de adultos, o Guadalajara ficou em terceiro lugar. Na categoria de aspirantes, o título de campeão ficou com o Guadalajara.
Logo depois foi realizado o campeonato de futebol amador de Taguatinga, com 11 equipes inscritas, dentre elas Dom Bosco e Guadalajara. O quadro do Dom Bosco ficou com o vice-campeonato. Entre os juvenis, novamente o Dom Bosco ficou com a segunda colocação.
A partir de 1975, começamos a encontrar em nossas pesquisas referências a campeonatos organizados pela UEC - União dos Esportes de Ceilândia. 
O campeonato de 1975 foi disputado em dois turnos e reuniu sete equipes: Atlético, Brasília, Dom Bosco, Industrial, Juventude, Juventus e Maratona. O campeão foi o Dom Bosco.
Também em 1975 o Guadalajara disputou o campeonato amador promovido pela então Federação Metropolitana de Futebol (hoje Federação Brasiliense de Futebol) chegando na oitava e última colocação. Meses antes, o Guadalajara disputou a fase regional da II Copa Arizona de Futebol Amador, competição que reuniu 64 equipes amadoras de todo o Distrito Federal. Chegou até as quartas-de-final, quando foi desclassificado pelo Humaitá, do Guará, uma das equipes que havia passado pelo quadro de filiados da FMF.
Em 1976, o primeiro lugar do campeonato da UEC ficou com o Uberaba.
O Dom Bosco reafirmou a sua liderança no futebol de Ceilândia ao conquistar o certame de 1977, derrotando o Uberaba, na decisão, por 1 x 0, no dia 29 de janeiro de 1978, no campo do Uberaba. O gol que deu a vitória ao Dom Bosco foi marcado por Luís Preto.
O Dom Bosco havia conquistado o primeiro turno, enquanto o Uberaba havia sido o campeão do segundo.
O Dom Bosco sagrou-se campeão com Paulo, Cleiton, Gildênio, Josias e Bolinha; Juca, Patureba e Raimundo; Luís Preto, Júlio César e Zé Carlos. No banco estiveram Jaci, Manteiga, Tonhão e Nelinho.
O campeonato de 1978 terminou com a vitória do Juventude Atlético Clube que, em sua campanha obteve dez vitórias, um empate e uma derrota. Participaram desse campeonato as seguintes equipes: Atlético, Central, Dom Bosco, Grêmio, Guarany, Juventude, Nacional, Uberaba, Vasco e Vera Cruz.
Para que o Juventude chegasse ao título de campeão foi preciso uma partida extra com o Atlético para a decisão do segundo turno (vitória de 2 x 1) e uma “melhor de quatro pontos” com o Uberaba (campeão da primeira fase) na decisão do campeonato. Na primeira partida o Juventude venceu por 2 x 1 e na segunda outra vitória, por 5 x 3.
Os destaques da equipe foram Letício (lateral), Félix (zagueiro-central), Cláudio (volante) e o centro-avante Gisélio, todos peças importantes na conquista do título. O treinador foi João Cabecinha, considerado uma “velha raposa” no futebol amador do Distrito Federal.
Em 1979, o Juventude chegou ao bicampeonato. Na última rodada, vitória sobre o Uberaba por 2 x 1, depois de estar perdendo por 1 x 0 no 1º tempo. Os gols da vitória do Juventude foram marcados por Cláudio e Belo, enquanto o do Uberaba foi assinalado por Maleira.
O título foi conquistado de forma invicta, já que o Juventude disputou 21 jogos, vencendo 17 e empatando 4. Nem mesmo a saída de Cabecinha, que deixou o clube e se transferiu para o Vasco, desmotivou os jogadores e com a subida do treinador dos juvenis, Hebert Gomes, o clube fez a melhor campanha dos últimos anos, inclusive vencendo o Vasco por 2 x 1.
A classificação final dos quatro primeiros colocados do campeonato de 1979 foi a seguinte: 1º Juventude, 38 pontos ganhos, 48 gols a favor e 14 contra; 2º - Vasco, 31; 3º Uberaba, 31 e 4º Nacional, 30.
Participaram do campeonato as equipes do Atlético, Colorado, Continental, Dom Bosco, Grêmio, Guarany, Juventude, Juventus, Maratona, Milionários, Moto Clube, Palmeiras, Real, Uberaba e Vasco.
A seleção escolhida entre os que mais se destacaram no certame de 1979 foi: Sapinho (Uberaba), Valdo (Vasco), Félix (Juventude), Toninho (Juventude) e Biu (Juventude); Roberto (Juventude) e Belo (Juventude); Cláudio (Juventude), Maleira (Uberaba), Jackson (Juventude) e Alemão (Colorado).
O campeonato organizado pela UEC em 1980 teve a participação de 20 agremiações e entrou pelo ano de 1981 sem o seu final. O vencedor do 1º turno foi o Dom Bosco. O 26 F. C. ganhou o segundo. Já o 3º turno, que teve início no dia 11 de janeiro de 1981, teve como vencedor o Atlético (que derrotou o Palmeiras na final). Esses três vencedores de turno se juntaram ao melhor time classificado tecnicamente em todo o certame (o Juventude) e passaram a disputar o título de campeão.
As semifinais tiveram início no dia 12 de abril de 1981, com os jogos programados para o campo do Vasco: Atlético 0 x 1 26 F. C. na preliminar de Dom Bosco 2 x 1 Juventude.
Beneficiado pelo regulamento e pela própria campanha, na final o Dom Bosco jogava pelo empate com o 26 F. C. Embora o adversário tenha marcado primeiro, gol de Adilson na fase inicial, o Dom Bosco não se intimidou e igualou o marcador através de Zé Pereira, no segundo tempo, e não permitiu nenhuma reação que o ameaçasse.
Jogaram a final pelo Dom Bosco Ranieri, Carlinhos, Roberto, Moreira e Zé Nilson; Zé Pereira, Ratinho (Cleudon) e Dioguinho (Demétrio); Waldir, Zé Vieira e Cizino (Osvaldo). O 26 F. C., vice-campeão, atuou com Gustavo, Jura, Aroldo, Irênio e Peninha; Lelé, Jorginho e Adilson; Raimundo, Jeremias e Júlio César (Arlon). O Juventude foi o terceiro colocado.
Entre os aspirantes, o título de campeão ficou com o Nacional.
Vinte equipes participaram desse campeonato: Dom Bosco, Grêmio, Guarany, Independente, Atlético, Vasco, Uberaba, Nacional, Real, Bernardo Sayão, O Norte, Guadalajara, Juventude, Londrina, 26 F. C., Guariroba, Sol Nascente, Palmeiras, Continental e Santa Cruz.
O Clube Atlético Ceilândia sagrou-se campeão de 1981 ao empatar com o Grêmio em 1 x 1. Juarez, para o clube campeão, e Vicente Biônico foram os marcadores dos gols. O técnico do Atlético foi José Edmilson, mais conhecido por Ceará. O Atlético jogou com Vitor Hugo, Real, Tim, Gilvan e Alexandre; Zé Maria, Juá e Junior (Nego); Rosemar, Juarez e Ademar (Rosa).
O campeonato promovido pela UEC contou novamente com a participação de vinte equipes divididas em chaves Sul e Norte. Chave Sul: Dom Bosco, Grêmio, Guarany, Independente, Atlético, Vasco, Uberaba, Nacional, Real e Bernardo Sayão. Chave Norte - O Norte, Guadalajara, Juventude, Londrina, 26 F. C., Guariroba, Sol Nascente, Palmeiras, Continental e Santa Cruz.
A final foi realizada no dia 17 de janeiro de 1982 e reuniu o Grêmio, vencedor do 1º turno, e Atlético, ganhador do segundo, após derrotar o 26 F. C. por 3 x 1.
Dom Bosco e Juventude decidiram, em dois jogos, o campeonato de 1982. No primeiro o resultado ficou em 0 x 0. Uma semana depois, um gol contra do jogador Ceará deu o título de campeão da Ceilândia de 1982 ao Dom Bosco.
No jogo decisivo o Dom Bosco, treinado por Edson Bonfim, formou com Edson, Cícero, Batista, Xavier e Nonato; Zé Pereira, Bieta e Neto; Chagas (Totonho), Zequinha e Osvaldo.
Pelo Juventude foram vice-campeões os jogadores Ranieri, Pio, Lorival, Celso e Clidenor; Ceará, Cláudio e Ricardo (Tercy); Pitonho (Luizinho), Risadinha e Pedrinho (Faísca). Técnico: Carlúcio dos Santos.

NOTA: Infelizmente, não conseguimos encontrar em nossas pesquisas os vencedores dos campeonatos no período de 1983 a 1987.


Através de uma lista cedida pela Liga Esportiva das Categorias Independentes de Ceilândia - LECIC, através de seu Presidente Nadir Lacerda Sardinha, ficamos conhecendo os campeões nos anos de 1988 e 1989, que foram esses:
1988 - L NORTE
1989 - VASCO




Nenhum comentário:

Postar um comentário