sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

OS TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Ricardo Antônio





O atual técnico do Luziânia, Ricardo Antônio de Souza Silva, nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de fevereiro de 1960.
No ano de 1998 realizou o Curso da ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol), no Rio de Janeiro.
De 1998 a 2000 foi técnico das equipes da categoria de base do América (MG), com idade entre 10 e 15 anos, e atuou junto à área internacional (com atletas japoneses).
Depois, de 2000 a 2005, esteve no Atlético Mineiro, onde foi técnico dos times das categorias de base (Mirim, Pré-infantil e Infantil), Auxiliar-Técnico das categorias juvenil e junior, além de ser o treinador do time misto de jogadores profissionais, exercendo também a função de Observador Técnico.
Sua primeira passagem pelo futebol brasiliense aconteceu nos anos de 2005 e 2006, quando trabalhou como Auxiliar-Técnico do treinador Mauro Fernandes na equipe de atletas profissionais do Ceilândia Esporte Clube, disputando o campeonato brasiliense e a Copa do Brasil no ano de 2006.
Ainda em 2006 tornou a ser Auxiliar-Técnico de Mauro Fernandes no Esporte Clube Bahia, clube que disputou o campeonato baiano e o Campeonato Brasileiro da Série C.
Em 2007 transferiu-se para o maior rival do Bahia, o Esporte Clube Vitória, mais uma vez trabalhando como Auxiliar-Técnico de Mauro Fernandes.
Como treinador, levou o rubro-negro baiano ao título de campeão da Taça “Estado da Bahia”. Como Auxiliar-Técnico trabalhou no Vitória durante o Campeonato Brasileiro Série C de 2006, quando o clube ficou com o vice-campeonato. No ano seguinte, 2007, disputou o campeonato baiano e a Copa do Brasil.
Retornou ao futebol do Distrito Federal em 2007, para trabalhar novamente no Ceilândia, quando foi Auxiliar-Técnico de Mauro Fernandes na equipe de profissionais e técnico da categoria de juniores.
Como Auxiliar-Técnico disputou o campeonato brasiliense e o Campeonato Brasileiro da Série “C”. Como técnico, levou o Ceilândia ao vice-campeonato brasiliense de 2007, colocação que garantiu a participação do clube na 39ª Copa São Paulo de Futebol Junior de 2008.
Em 2008, formou mais uma vez a parceria com Mauro Fernandes, desta vez no Atlético Goianiense. O rubro-negro goiano conseguiu o acesso à Série B depois de se tornar campeão do Brasileiro da Série “C”.
No ano seguinte, 2009, disputou o campeonato goiano, ainda tendo como Mauro Fernandes como parceiro.
Logo depois, transferiu-se para o Vitória, de Salvador (BA), onde tornou-se Auxiliar-Técnico de Antônio Lopes na equipe de profissionais.
Permaneceu no Vitória até 2012, disputando o campeonato baiano e a Copa do Brasil de 2009 e a Copa do Brasil de 2010 (quando foi vice-campeão) e a Copa Nordeste, sagrando-se campeão dessa competição.
Em 2012, ainda no Vitória, foi Auxiliar-Técnico de Toninho Cerezo, perdendo a final do campeonato baiano em dois jogos contra o Bahia.
No segundo semestre de 2012, passou a ser o treinador da equipe de profissionais do Caldas Novas Atlético Clube, de Goiás. Levou esse clube ao título de campeão da Terceira Divisão do Campeonato Goiano, que garantiu acesso do clube à 2ª Divisão em 2013, quando o Caldas Novas chegou na terceira colocação.
A partir de 2014 foi treinador da Associação Atlética Luziânia. Em seu primeiro ano, levou o clube ao inédito título de campeão brasiliense. Além disso, treinou a equipe no Campeonato Brasileiro da Série D.
Em 2015, o Luziânia foi o terceiro colocado do campeonato brasiliense e disputou a Copa Verde e a Copa do Brasil.

RICARDO ANTÔNIO COMPLETARÁ 50 JOGOS 
No dia 4 de janeiro de 2014 o técnico Ricardo Antônio fazia o seu primeiro jogo a frente do Luziânia contra o time do Anápolis. Quis o destino que Ricardo Antônio tivesse a oportunidade de completar 50 jogos como treinador do Luziânia justamente contra o mesmo adversário, no amistoso que será disputado no próximo domingo, 17 de janeiro de 2016. Foram 49 jogos à frente da equipe, com 21 vitórias, 17 empates e 11 derrotas.

Colaboração: José Egídio Pereira Lima.














Nenhum comentário:

Postar um comentário