domingo, 31 de janeiro de 2016

QUEM É QUEM NO CAMPEONATO BRASILIENSE DE 2016


A 41ª Edição do Campeonato Brasiliense teve início no dia de ontem, 30 de janeiro. Serão 12 clubes em busca do título de campeão brasiliense, além das duas vagas para a Copa do Brasil e Copa Verde e a vaga para a série D de 2016 e excepcionalmente também 2017.

ATLÉTICO TAGUATINGA

O campeão da Segunda Divisão de 2015, o Clube Atlético Taguatinga é um dos estreantes na Primeira em 2016. A equipe perdeu boa parte da base que conquistou o acesso no ano passado. O elenco será comandado por Jairo Araújo. Como enfrentou dificuldades na montagem do elenco, deve lutar para não ser rebaixado.

BOSQUE FORMOSA

O Bosque Formosa reformulou todo o elenco de 2015 e contratou 20 jogadores para a disputa do campeonato de 2016, entre eles dois equatorianos (Bryan Mera e Fabry Caicedo, ambos do Colón, campeão da Série C do Equador em 2015) e o brasileiro naturalizado português Haygnner. Para comandar a equipe, Marquinhos Bahia, com passagens por vários clubes do DF.
Foi sexto colocado em 2015, com a seguinte campanha: 12 jogos, 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas (aproveitamento de 44,4%); 11 gols a favor e 14 contra.

BRASÍLIA

Vice-campeão nas três últimas edições do campeonato brasiliense, o Brasília procurou se reforçar para quebrar essa sequência. Contratou o volante Baiano, ex-Gama, e também trouxe jogadores da base do Flamengo, além de promover aos profissionais nove jogadores que disputaram recentemente a Copa São Paulo de Futebol Junior.
A equipe será comandada por Omar Feitosa, que foi à Alemanha para um período de reciclagem.
No vice-campeonato do ano passado sua campanha foi: 16 jogos, 8 vitórias, 5 empates e 3 derrotas; 21 gols a favor e 13 contra, com aproveitamento de 60,4%.
A diretoria do Brasília está empenhada em tentar conseguir realizar alguns dos seus jogos no estádio Mané Garrincha.

BRASILIENSE

A última vez que o Brasiliense conquistou o título de campeão do DF foi em 2013. Depois disso, o Brasiliense resolveu mudar de estratégia, ao trocar as contratações de nomes conhecidos por jogadores das categorias de base ou que despontaram no próprio futebol do DF. O responsável por comandar a equipe no campeonato brasiliense de 2016 será o técnico Everton Goiano.
O Brasiliense foi o terceiro colocado em 2015, após vencer seis jogos, empatar outros seis e perder apenas dois jogos. Marcou 17 gols e sofreu 12. Seu aproveitamento foi de 57,1%.

CEILÂNDIA

Apontado como um dos favoritos para a conquista do campeonato brasiliense de 2016, o Ceilândia resolveu apostar suas fichas em dois jogadores veteranos: o meia Allann Delon e o centro-avante Cassius, dupla que levou o clube aos títulos de campeão do DF em 2010 e 2012. Para comandá-los o mesmo treinador das duas conquistas e que estava no clube no ano passado: Adelson de Almeida.
Com um aproveitamento de 47,2% no ano passado, o Ceilândia foi quinto colocado no campeonato brasiliense, vencendo quatro jogos, empatando cinco e perdendo três. Marcou 16 gols e sofreu 11.

CRUZEIRO

Em seu segundo ano na elite do campeonato brasiliense, o Cruzeiro tem como principal objetivo melhorar a colocação obtida em 2015, quando foi 9º colocado, com apenas duas vitórias nos dez jogos que disputou, marcando apenas sete gols. Com esse baixo rendimento (30%) não passou para a Segunda Fase do campeonato.
Também foi outro que teve de reformular seu elenco (dos 35 jogadores utilizados em 2015, vinte não eram do Cruzeiro) e será formado por muitos jogadores jovens.
O técnico será José Lopes de Oliveira, o Risada, com larga experiência no futebol do DF, e que terá à disposição nomes conhecidos como Clein e Thiago Silva.

GAMA

A parceria com uma empresa suíça de material esportivo foi a maior responsável pela contratação do treinador italiano Amedeo Mangone, que terá como auxiliar técnico Reinaldo Gueldini.
Também foram contratados jogadores com passagens pelo exterior, porém perdeu para o Brasília o seu capitão Baiano.
Entra na competição como o maior favorito para a conquista do bicampeonato brasiliense. Sua campanha em 2015 foi a seguinte: 16 jogos, 10 vitórias, 2 empates e 4 derrotas; 18 gols a favor e 8 contra, aproveitamento de 66,7%.

LUZIÂNIA

O Luziânia quer repetir o feito alcançado em 2014, quando se tornou o primeiro clube fora do DF a conquistar o título de campeão brasiliense.
Para isto, conta com a longa permanência do técnico Ricardo Antônio à frente da equipe, que terá à sua disposição oito jogadores remanescentes daquela conquista. Junto a eles estarão dez reforços contratados pelo clube.
Fez uma campanha regular em 2015, chegando na quarta colocação, após a seguinte campanha: 14 jogos, 5 vitórias, 5 empates e quatro derrotas; 19 gols a favor e 14 contra, com aproveitamento de 47,6%.

PARACATU

Nove reforços chegaram para tentar melhorar o desempenho realizado pelo Paracatu em 2015, quando chegou na oitava colocação após doze jogos (com três vitórias, três empates e seis derrotas).
O Paracatu terá como treinador Gauchinho, que já passou pelo clube. 

PLANALTINA-GO

Em sua estreia na Primeira Divisão do DF, o vice-campeão da Segunda Divisão, o Planaltina-GO, resolveu trazer de volta ao futebol brasiliense o técnico Jorge Medina, retornando depois de dez anos parado.
Também aposta num jogador que já brilhou no campeonato brasiliense, o meia Iranildo.
Para compensar a debandada ocorrida, contratou mais de 17 jogadores que vieram do Rio de Janeiro e de Tocantins.

SANTA MARIA

O técnico Christian Ramos estará fazendo sua estreia na Primeira Divisão do campeonato brasiliense. 
Esteve no Planaltina-GO no ano passado, quando começou sua carreira de técnico, e ao se transferir para o Santa Maria levou consigo nada mais, nada menos, que 17 jogadores do Planaltina-GO.
No Santa Maria sobrou apenas um jogador da péssima campanha de 2015, quando ficou na décima e penúltima colocação (10 jogos, 1 vitória, 3 empates e 6 derrotas; 10 gols a favor e 16 contra, com aproveitamento de 20%).

SOBRADINHO

Dos vinte jogadores que representaram o Sobradinho na Copa São Paulo de Futebol Junior, quinze se profissionalizaram para disputar o campeonato brasiliense de 2016.
Serão comandados por Élio Junior, o Juninho, que será efetivado no time de profissionais após quatro anos de trabalho nas categorias de base do Sobradinho.
Se juntarão aos garotos os experientes Welder (goleiro) e o atacante Edicarlos, artilheiro do campeonato brasiliense da Segunda Divisão de 2015 atuando pelo C. A. Taguatinga.
Essa será a aposta da diretoria do Sobradinho para melhorar o seu desempenho em 2015, quando o clube chegou na sétima colocação, após campanha com 41,6% de aproveitamento (12 jogos, 3 vitórias, 6 empates e 3 derrotas; 12 gols a favor e 10 contra).


Nenhum comentário:

Postar um comentário