sábado, 8 de setembro de 2018

FICHA TÉCNICA: Décio Nakahara


NOME COMPLETO: Décio Yuhitaka Nakahara
APELIDO: Décio
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Maringá (PR), 7 de maio de 1961
POSIÇÃO: meia direita
CARACTERÍSTICAS: chute forte e bom passe.

LINHA DO TEMPO

Décio começou a jogar futebol no dente de leite do Ceub, passando um ano e meio nessa agremiação, que paralisou suas atividades em 1976.

Décio e Carlos Morales

1977 e 1978
Depois disso, jogou nos juvenis da AABB, onde disputou o campeonato brasiliense da categoria.
Em 20 de novembro de 1978, Décio foi um dos 36 convocados da Seleção do Distrito Federal pelo treinador Carlos Morales, que iria disputar o primeiro campeonato brasileiro de seleções Sub-20, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Nos quatro jogos que disputou, o Distrito Federal somente conseguiu somar um ponto, proveniente de um empate com Minas Gerais. Nos demais, foram três derrotas (para Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro).
Décio só viria a estrear no terceiro jogo, no dia 21 de janeiro de 1979, no Serejão, em Taguatinga, com derrota de 1 x 0 para o selecionado de Goiás. Jogou a Seleção do DF com Maurício, Junior, Mário, Manuel Silva e Lédis; Manoel Ferreira e Vicente; Vilmar, Ivonildo, Cláudio (Décio) e Serginho (Marco Antônio).
No jogo seguinte, em 24 de janeiro de 1979, em nova derrota de 1 x 0, desta vez para o Espírito Santo, Décio começou o jogo como titular. A Seleção do Distrito Federal ficou em quinto e último lugar, sem marcar um único gol e sofrendo sete.

1979 e 1980
Em 1979 foi jogar no Palmeiras, onde disputou o campeonato paulista da categoria B de juvenis. Uma das formações do Palmeiras foi a seguinte: Fischetti, Jurandir, Joaquim, Carlão e Josimar; Serginho, Décio e Paulo Valentim; Paulo César, Dorival (Ricardo) e Tino (Edson Luís). Não demorou para Décio se transferir para a categoria A, pois seu desempenho agradou bastante. Em1980, um momento difícil em sua carreira: em um jogo contra o Santos teve a infelicidade de fraturar a fíbula da perna direita, tendo que fazer cirurgia, colocando dois parafusos de platina.

1981
Retornou a Brasília e assinou o seu primeiro contrato profissional com o Brasília Esporte Clube. Sua estreia aconteceu no dia 2 de agosto de 1981, no Pelezão, com derrota de 1 x 0 para o Taguatinga. O Brasília apresentou a seguinte formação: Haroldo, Luisinho, Edson, Jonas Foca e Marco Antônio; Alencar, Décio (Zé Carlos) e Zé Maurício (Gaspar); Jussiê, Santos e Vando. Técnico: Ercy Rosa.
Foram quatorze jogos e um gol (marcado em 9 de agosto de 1981, no CAVE, na vitória de 2 x 1 sobre o Guará).
Nesse ano, o Brasília foi o terceiro colocado no Campeonato Brasiliense.

1982 a 1986
Novamente integrou a equipe do Brasília que se sagrou campeã brasiliense de 1982.
Logo depois, Décio teve que abandonar o futebol, devido à situação financeira de seus pais não estar bem. Resolveu trabalhar com eles para ajudá-los, dando um tempo ao futebol.

1987
Retornou ao futebol e teve sua segunda passagem pelo Brasília, onde se tornou outra vez campeão brasiliense. Foram onze jogos na competição.
Sua reestreia foi em 22 de fevereiro de 1987, no Mané Garrincha, com vitória de 2 x 0 sobre o Taguatinga. O Brasília formou com Wanderley, Freitas, Kidão, Filgueira e Nescau; Marco Antônio, Oliveira e Bolão (Betinho); Josimar, Coutinho e Edilson (Décio). Técnico: Antônio Montanari (Ipojucan).
Seu último jogo no Brasília aconteceu em 7 de junho de 1987, no CAVE, no empate em 1 x 1 com o Guará, já tendo Raimundinho como treinador.

1988 a 1994
Em 1988 foi jogar no futebol japonês, por onde jogou até encerrar sua carreira, em 1995.
Atuou pelo YKK Soccer Club, da cidade de Toyama, time de uma empresa muito grande que tem representações no mundo todo, inclusive no Brasil. Foram sete temporadas nessa equipe.

Atualmente, Décio tem uma fábrica de salgados em Valparaíso de Goiás e continua disputando competições de veteranos nos clubes sociais de Brasília.
Uma curiosidade: provavelmente, Décio foi o primeiro nissei descendente de japoneses a jogar profissionalmente no Distrito Federal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário