quinta-feira, 20 de setembro de 2018

HÁ 57 ANOS: a exibição do Botafogo em Brasília



No dia do jogo, 17 de setembro de 1961, o jornal Correio Braziliense estampava em sua página de esportes: ESTRELA SOLITÁRIA BRILHA HOJE EM BRASÍLIA.
A expectativa por essa apresentação só terminou na terça-feira anterior, 12 de setembro de 1961, quando a Federação Carioca de Futebol concordou com a antecipação do jogo Botafogo x Canto do Rio, possibilitando, assim, a viagem do Botafogo até Brasília, onde o torcedor local teria, finalmente, a oportunidade de ver se exibir na nova Capital o famoso quadro de Manga, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagalo.
Na tarde desse domingo, no modesto campo do Guará (estádio Israel Pinheiro), aqueles que puderam acorrer ao estádio, puderam ver de perto o plantel alvinegro, integrado de seus campeões mundiais, os quais fizeram o necessário para arrancar por algumas vezes aplausos dos espectadores presentes.
Foi uma vitória tranquila do Botafogo. Logo nos minutos iniciais, via-se claramente que o Botafogo teria pela frente um quadro apenas lutador. Foi justamente o que aconteceu. A superioridade do time visitante era incontestável e o placar final de 6 x 0 refletiu bem o que foi o jogo.
O Botafogo, sem se empregar a fundo, dominou com categoria e técnica o seu adversário, principalmente na etapa inicial, quando assinalou quatro gols. Nessa etapa, o alvinegro de General Severiano jogou com todos os seus titulares, fazendo com que o espetáculo fosse bem superior ao que se viu na fase derradeira, quando aconteceram várias substituições.
O grande pecado do Guará foi a marcação severa imposta a Garrincha, esquecendo do seu lado esquerdo, onde brechas impressionantes eram encontradas por Zagalo e Amarildo. Estes, durante o primeiro tempo, jogaram completamente à vontade, invadindo o setor direito do Guará sem a menor dificuldade.
Eis a ficha técnica do jogo:

GUARÁ 0 x 6 BOTAFOGO
Data: 17 de setembro de 1961
Local: Estádio Israel Pinheiro. Horário: 16:00 horas.
Renda: CR$ 730.000,00.
Árbitro: Gualter Portela Filho (RJ). Auxiliares: Nilzo de Sá e Joventino Antônio de Oliveira.
Gols: Pampolini, 15; Amoroso, 25; Amarildo, 32 e 44; Garrincha, 47 e Airton, 60
Botafogo: Manga (Adalberto), Cacá, Zé Maria e Chicão (Paulistinha); Pampolini e Nilton Santos (Rildo); Garrincha, Didi (Edson), Amoroso, Amarildo (Airton) e Zagalo (Neivaldo).
Guará: Redola (Matil), Aderbal, Edson Galba (Alan) e Enes (Jaime); Eluff (Paulo) e Bimba; Índio (Sabará), Severo (Heleno), Léo, Barretinho (Mingau) e Joãozinho.


Um comentário:

  1. Estive presente e assisti esse jogo. Morava na Rua 2 da Candangolândia, ao lado da igreja e jogava no infantil do Clube de Regatas Guará.

    ResponderExcluir