terça-feira, 18 de setembro de 2018

PASSARAM POR AQUI: Chavala


Nelson Schavalla, chamado por alguns de Chavala, nasceu em União da Vitória (PR), no dia 18 de setembro de 1950.
Começou a carreira jogando futebol de salão em sua cidade natal e depois foi disputar os campeonatos de futebol de campo, amador. Iniciou no Juventus, de Porto União, em 1967, como jogador de meio de campo.
Já servindo o Exército e atuando como centroavante num torneio em Curitiba, que também contou com a participação da Marinha e da Aeronáutica, foi campeão e artilheiro do torneio.
Retornou para sua cidade e passou a jogar pelo Avahi E. C. Ficou pouco tempo nesse clube e transferiu-se para a Associação Atlética Iguaçu, que estreou no campeonato paranaense de 1972, onde passou a atuar como zagueiro viril, do tipo xerife. Ainda pelo Iguaçu, Chavala foi a revelação do campeonato paranaense de 1973.
A. A. Iguaçu
Foi, então, contratado pelo Coritiba, quando se sagrou campeão paranaense de 1974.
Em 1975, num fato que era muito difícil na época, Chavala transferiu-se para o maior rival do Coritiba, o Atlético Paranaense.
Do rubro-negro paranaense, Chavala se transferiu para o Rio Branco, de Paranaguá, onde disputou o campeonato paranaense nos anos de 1977 a 1979. 
Pato Branco
Nesse mesmo período, disputou o Campeonato Brasileiro com a camisa do Brasília.
Em 1980 foi para o Pato Branco, que se sagrou campeão paranaense da Segunda Divisão em 1981.
Chavala ainda seria novamente campeão paranaense da Segunda Divisão, pelo Pato Branco, em 1986.
Depois que deixou de ser jogador, foi Preparador Físico e Técnico do Pato Branco. Foi ainda técnico do time da cidade de Clevelândia.
Atualmente, Chavala mora em Pato Branco, onde é professor de Educação Física e está divulgando um novo esporte, o Tchoukboll, trazido por ele da Suíça.

PASSAGEM POR BRASÍLIA

Chavala passou três vezes pelo futebol brasiliense, a maioria dos jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão ou Série A e sempre defendendo o Brasília.
Em 1977, foram apenas três jogos, o primeiro deles no dia 12 de novembro de 1977, no Pelezão, no empate em 0 x 0 com o Goiás. Formou o Brasília com Déo, Newton, Chavala, Emerson e Santos; Uel (Nei) (Léo) e Raimundinho; Julinho, Edmar, Ernâni Banana e Moreirinha. Técnico: Airton Nogueira.
Continuou no Brasília em 1978 e, depois de alguns amistosos preparatórios, participou de 18 jogos pelo Campeonato Brasileiro desse ano, tendo marcado dois gols, o da vitória de 1 x 0 sobre a Anapolina, em 20 de abril, e o de honra na derrota de 2 x 1 para o Mixto, dois dias depois.
Sua última passagem pelo Brasília foi em 1979, quando disputou mais três jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão desse ano, o último deles em 3 de novembro de 1979, no Serejão, na vitória de 3 x 2 sobre o Itabuna. Atuou o Brasília com Maurício, Ferreti, Emerson, Chavala e Luisinho; Uel, Vilmar e Ernâni Banana; Willians, Edmar e Maurinho.
Depois disso, ainda disputaria dois amistosos em Manaus (AM), nos dias 23 e 25 de novembro de 1979.

Atlético Paranaense





Nenhum comentário:

Postar um comentário