sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

DUELO: BRASILIENSE x CEILÂNDIA



No próximo sábado, Brasiliense e Ceilândia farão mais um clássico do futebol do DF.
Fundado em 2000, neste mesmo ano o Brasiliense sagrou-se campeão da Segunda Divisão do DF. A partir de 2001, primeira vez do Brasiliense na divisão principal, o duelo aconteceu em todos esses anos.
O total de confrontos entre os clubes é de 49, considerando apenas o campeonato brasiliense de futebol.
É ampla a vantagem do Brasiliense sobre o Ceilândia. Senão, vejamos:

TOTAL DE JOGOS

49

VITÓRIAS DO BRASILIENSE

26

VITÓRIAS DO CEILÂNDIA

6

EMPATES

17

GOLS A FAVOR DO BRASILIENSE

75

GOLS A FAVOR DO CEILÂNDIA

40


A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Brasiliense e Ceilândia se enfrentaram pelo campeonato brasiliense foi em 14 de março de 2001, no Estádio Abadião. Naquela ocasião, o Ceilândia venceu por 1 x 0, gol de Cassius.

CEILÂNDIA 1 x 0 BRASILIENSE
Data: 14 de março de 2001
Local: Abadião, Ceilândia (DF)
Árbitro: José de Caldas Souza e Iêdo Souza
Expulsão: Cassius, do Ceilândia
Renda: R$ 615,00
Público: 473 pagantes
Gol: Cassius, 86
CEILÂNDIA: Fabiano, Clayton, Gilson, Fausto e Magal; André Martins, Francinaldo (Diego), Marquinhos Bahia (Disson) e Bobby; Alex (Joacil) e Cassius. Técnico: Adelson de Almeida.
BRASILIENSE: Nei, Júlio César, Alan, Luiz Cláudio e Juninho Goiano; Zezé (Batista), Sidnei, Gustavo (Fábio Moura) e Rodrigo Jaú (Gilson); Weldon e Auecione. Técnico: Joãozinho.

INVENCIBILIDADES

O Ceilândia só voltaria a vencer o Brasiliense no ano de 2010, ano em que se sagrou campeão brasiliense pela primeira vez em sua história. No dia 11 de abril, no Abadião, vitória por 2 x 1, com dois gols de Cafu contra um de Vanderlei. Até isso acontecer, foram dezoito encontros, com doze vitórias do Brasiliense e seis empates.
O Ceilândia também venceu o jogo seguinte, em 24 de abril, o primeiro válido pela decisão do campeonato daquele ano: 3 x 1. Passaria, então, a mais uma série sem vitórias contra o Brasiliense: 10 jogos, com seis empates.
Essa série somente seria quebrada em 20 de fevereiro de 2016, no Abadião, com vitória do Ceilândia por 2 x 0.
O Ceilândia não vence o Brasiliense desde 2018. No dia 11 de março deste ano, venceu por 1 x 0. Depois disso, foram 11 jogos, com oito vitórias do Brasiliense e três empates.

OS MAIORES PLACARES

Apesar da ampla vantagem do Brasiliense sobre o Ceilândia, até o dia 12 de fevereiro de 2020 ainda não havia acontecido uma grande goleada na história do confronto. Nesse dia o tabu foi quebrado, com a goleada de 5 x 0 do Brasiliense sobre o Ceilândia.
Dois anos depois, no dia 13 de fevereiro de 2022, o Brasiliense goleou o Ceilândia, por 5 x 1.
A maior vitória do Ceilândia também aconteceu em 24 de abril de 2010, quando venceu por 3 x 1.

A ÚLTIMA VEZ

O último jogo entre Brasiliense e Ceilândia aconteceu no 9 de abril do ano passado, quando decidiram o Campeonato Brasiliense de 2022.

CEILÂNDIA 1 x 1 BRASILIENSE
Data: 9 de abril de 2022
Local: Abadião, Ceilândia (DF)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa.
Renda: R$ 6.272,00.
Público: 1.500 pagantes
Gols: Gabriel Pedra, 29 e Aldo, 67
CEILÂNDIA: Matheus Kayser, Pedro Medeiros, Gabriel Vidal (Crystian), Igor Ribeiro e China (Gleissinho); Werick, Cabralzinho, Tarta e Mirandinha (Hiwry); Hericlis (Romarinho) e Gabriel Pedra (Romário). Técnico: Adelson de Almeida.
BRASILIENSE: Edmar Sucuri, Andrezinho, Badhuga, Gustavo Henrique e Goduxo; Aldo, Ferrugem (Radamés) e Zotte (Railon); Luquinhas (Tobinha), Daniel Alagoano (Erick Daltro) e Marcão (Aloísio). Técnico: Celso Luiz Teixeira.

ESTÁDIOS

Nos 49 jogos entre Brasiliense e Ceilândia, 26 deles foram disputados no Abadião, na Ceilândia. Depois vem o Serejão, em Taguatinga, com 17. O Mané Garrincha está bem distante desses dois, com quatro jogos. Em outras duas ocasiões foram jogados no Rorizão, em 2002, e Bezerrão, em 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário