sábado, 16 de abril de 2022

OS CLUBES DO DF: Consispa


A Consispa - Construtora de Imóveis de São Paulo foi a responsável pela construção da estação de tratamento de água em Brasília, de 1959 a 1961.
Funcionários, operários e familiares desta companhia fundaram, em 18 de outubro de 1959, o Consispa Esporte Clube.
Nélson Marini foi o seu primeiro Presidente.
As cores oficiais do clube eram a vermelha, a branca e a preta.
A primeira participação do Consispa em uma competição foi o Troféu Danton Jobim, em homenagem ao DC-Brasília e aos jornalistas brasileiros, competição que reuniu equipes de diversas construtoras de Brasília.
Fez parte da Chave A, juntamente com a ECRA (que virou Edilson Mota), Brasil Central e Planalto.
Sua participação não foi nada boa. No dia 3 de julho, foi impiedosamente goleado pela forte equipe do Planalto, por 9 x 1.
Recuperou-se no dia 10 de julho, ao surpreender o favorito Brasil Central, vencendo-o por 4 x 3.
Mas voltou a sofrer nova goleada no dia 17 de julho, desta vez para o Edilson Mota (7 x 1).
Contando com a abnegação de Nelson Marini e Manoel Ramos Bernardes, no dia 26 de julho de 1960 deu entrada junto a Federação Desportiva de Brasília solicitando sua filiação a entidade.
No dia 28 de agosto de 1960, quando o Alvorada estava promovendo sua estréia, o Consispa derrotou-o por 5 x 3.
A primeira competição oficial da Federação da qual o Consispa tomou parte foi o Torneio Início (que levou o nome de Taça "Governador Roberto Silveira"), no dia 4 de setembro de 1960. Fez jogo duro contra o favorito Guará, mantendo o 0 x 0 no placar, sendo eliminado nos pênaltis.
Logo depois, participou do torneio para determinar as oito equipes que disputariam o campeonato da Primeira Divisão e as oito que comporiam a Segunda.
Integrou o Grupo B, novamente enfrentando o Brasil Central, o Grêmio Brasiliense (campeão de 1959) e o Expansão.
Logo na primeira rodada, disputada no dia 18 de setembro, provocou a maior zebra da competição, ao derrotar o Grêmio Brasiliense, em seu campo, por 3 x 2. Marcaram os gols do Consispa Nelson Marini (o presidente), Erivan e Hélio. Pedersoli e Turquinho assinalaram os tentos gremistas. O árbitro foi Moacir Siqueira. Detalhe: este jogo foi encerrado aos 38 minutos do segundo tempo devido a uma briga entre os torcedores, resultando em um total de 83 hospitalizados.
Na rodada seguinte, perdeu para o Brasil Central, por 2 x 1. Cosmo marcou o seu gol.
Não precisou se esforçar para conseguir a classificação no terceiro e último jogo, previsto para 9 de outubro, diante do Expansão. Este clube foi punido pela Federação e nem compareceu a campo, perdendo o jogo por WO.
Com isso, o Consispa ficou com a segunda colocação do Grupo B, classificando-se para disputar a Primeira Divisão neste ano de 1960.
Desconhecemos o motivo que levou o Consispa a entregar a Federação Desportiva de Brasília, no dia 11 de novembro de 1960, o ofício de nº 14, solicitando sua desfiliação. Assim terminou a curta história do Consispa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário