domingo, 19 de abril de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Desportiva Bandeirante


Para não deixar a cidade do Núcleo Bandeirante sem futebol, em 8 de novembro de 1975 foi fundado o Demabra Esporte Clube. O clube foi ideia de João Aureliano Rodrigues, proprietário da DEMABRA - Depósito de Madeiras do Brasil Indústria e Comércio, com sede à Avenida Central do Núcleo Bandeirante.
Na reunião que fundou o clube foram eleitos João Aureliano Rodrigues (Presidente) e Geraldo Jacinto de Moraes (Vice-Presidente) do Conselho Deliberativo, além de escolher os seguintes membros da diretoria: Antônio Aureliano Rodrigues (Presidente), José Cabral da Costa (1º Vice-Presidente), Severino Aureliano Rodrigues (2º Vice-Presidente) e Valdemir Aureliano Rodrigues (3º Vice-Presidente).
Antes disso, no amadorismo, representando a empresa do mesmo nome, permaneceu assim de 1970 até esse ano. Durante este tempo, frequentou todos os campinhos do DF, mas somente disputou títulos pelo campeonato amador do Núcleo Bandeirante, tendo se sagrado tricampeão da cidade.
Inscreveu-se no Campeonato do Departamento Autônomo da Federação Metropolitana de Futebol. O certame de 1975 foi disputado por 9 equipes. Apesar de contar em suas fileiras com jogadores que viriam a ter destaque no futebol de Brasília, como Jonas Foca e Uel, não conseguiu passar para a fase final da competição, que reuniu quatro equipes e foi vencida pelo time da Associação dos Servidores do Ministério do Trabalho (ASMIT).
Continuou disputando competições do departamento amador da Federação em 1976. Num torneio pentagonal promovido pela entidade, ficou com quarta colocação.
Tendo em vista que o nome Demabra não encontrava amparo na legislação vigente para se manter o clube filiado à FMF, no dia 19 de abril de 1977 foi realizada Assembleia Geral que modificou o nome de Demabra Esporte Clube para DESPORTIVA BANDEIRANTE, nome que foi aprovado por unanimidade após várias discussões.
Na composição da primeira diretoria do novo clube, João Aureliano Rodrigues continuou sendo seu Presidente. Os demais cargos foram assim preenchidos: Antônio Aureliano Rodrigues (1º Vice-Presidente), Valdemir Aureliano Rodrigues (2º Vice-Presidente), José Cabral da Costa (Tesoureiro) e Armando Ribamar de Carvalho, ex-Presidente do Cruzeiro-DF, que passou a acumular as funções de Diretor de Futebol e Supervisor.
Toda a despesa referente a salários, federação, uniformes, atendimentos médicos e outros, corriam por conta da Demabra.
Montou um plantel com apenas 14 jogadores profissionais. O restante foi aproveitado dos juvenis do próprio clube. O treinador era Eurípedes Bueno.
Como Desportiva Bandeirante, estreou no Campeonato Brasiliense no dia 4 de junho de 1977, no Pelezão, com derrota para o Brasília, por 4 x 0. Jogou a Desportiva Bandeirante com Aroldo, Góes, Zecão, Assis e Dedinho (Valdeci); Zé Wilson, Mundinho e Nemias; Paraibinha, Piau e Geraldo.
A primeira vitória na competição e na sua história aconteceria no dia 17 de junho de 1977, também no Pelezão, com vitória de 1 x 0 sobre o Gama, com gol de Nemias.
Ficou na segunda colocação no 1º turno, atrás apenas do Brasília. Foi muito mal no segundo, vencendo apenas um jogo, mas, ainda assim, classificou-se para o quadrangular final, quando, de forma surpreendente, sagrou-se vice-campeã dessa competição, vencendo o Canarinho, na primeira rodada, por 2 x 1, empatando com o Taguatinga, na segunda, em 1 x 1, e novamente empatando com o Brasília (1 x 1), terminando atrás apenas do bicampeão Brasília. Terminou à frente de Taguatinga, Canarinho, Gama e Grêmio.
O time que disputou o último jogo foi Aroldo, Góes, Dão, Assis e Dedinho; Nemias, Anapolino e Esquerdinha; Paraibinha, Zecão e Geraldo (Messias).
Ainda em 1977, no período de 20 de outubro desse ano a 26 de março de 1978, a Desportiva Bandeirante disputou o Torneio Incentivo, promovido pela Federação Metropolitana de Futebol para os clubes do DF que não participaram do Campeonato Brasileiro de 1977. Dentre os cinco times participantes, foi quarto colocado nos dois turnos disputados e quarto no geral.
A primeira competição da Desportiva Bandeirante em 1978 foi o Torneio Incentivo, disputado de 26 de março a 23 de julho, com a participação de cinco equipes. Optou por um trabalho de renovação e apresentou um time cuja maioria dos jogadores era juvenil. Foi quinto e último colocado nos dois turnos.
O treinador da equipe era Sebastião Cândido Martins, o Tião, que estava à frente do plantel como técnico desde o tempo de amadorismo e foi vice-campeão brasiliense em 1977.
A partir de 3 de setembro começou a disputar o Campeonato Brasiliense de 1978, com sete participantes.
Foi último colocado no 1º turno, sem vencer um jogo sequer dentre os seis que disputou. No segundo, uma campanha bem mais regular, fez com que terminasse essa fase em 3º lugar. No geral, ficou com a quinta colocação.
Em 1978 a Desportiva Bandeirante dispunha de um pequeno campo que foi construído próximo a área de segurança, ao lado da pista Gama-Taguatinga. O pequeno campo era todo gramado, medindo 70 x 110 metros, cercado por alambrado, contando ainda com caixa d’água com 16 mil litros, vestiários com três chuveiros, banheiros e um depósito de água para irrigação do gramado, com capacidade para 20 mil litros. Tudo isso custou à Demabra cerca de 300 mil cruzeiros.

Ana Maria
Mas, o que mais chamou atenção nesse ano de 1978 foi o fato de a Desportiva Bandeirante entrar para o Guinness Book por ser a primeira equipe de futebol profissional a ser comandado por uma mulher: Ana Maria Xavier de Morais.
Visando se preparar para a Olimpíada de Moscou (1980), dando aos seus jogadores maior experiência, e também para fugir das baixas temperaturas naquela época do ano na Europa, a seleção olímpica da Tchecoslováquia realizou uma excursão ao Brasil nos meses de janeiro e fevereiro de 1979.
Um desses amistosos foi contra a Desportiva Bandeirante, no dia 11 de fevereiro de 1979, no Pelezão: empate em 2 x 2, mas teve um prejuízo de mais de 200 mil cruzeiros.
Logo depois, a Desportiva Bandeirante participou do Torneio Seletivo, realizado pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher o clube que ocuparia a segunda vaga no Campeonato Brasileiro versão 1979, reservada para o Distrito Federal.
Participaram da competição cinco clubes, aqueles que disputaram o Campeonato de Profissionais do DF de 1978, com exceções do Brasília, por ter sido o campeão do ano anterior, e do Grêmio, que não quis disputar.
Depois de ter sido terceiro colocado no 1º turno, a Desportiva Bandeirante surpreendeu a todos no segundo quando, após campanha invicta, terminou na primeira colocação, junto com o Gama, ambos com seis pontos ganhos. Na decisão do 2º turno, foi derrotado por 2 x 0.
Uma das formações da Desportiva Bandeirante foi Carlão, Góes, Maurício Pradera, Gilberto e Zezé; Paulinho, China e Esquerdinha; Messias (Wanderley), Cláudio e Aloísio.
Já tendo Ana Maria (substituiu Alaor Capella) como sua treinadora, a Desportiva Bandeirante fez uma campanha muito boa no 1º turno do Campeonato Brasiliense de 1979, quando chegou em segundo lugar entre os seis participantes, perdendo apenas o jogo contra o Brasília, vencedor dessa fase. Foi muito mal no segundo, vencendo apenas um jogo e ficando na quarta colocação. E foi pior ainda no terceiro turno, quando empatou um jogo e perdeu os outros quatro. Terminou em quinto lugar na classificação geral.
Após o campeonato, ainda participou do Torneio Cidade de Sobradinho (com Comercial, de Planaltina, Sobradinho e Tiradentes), em dois turnos. Só conseguiu dois empates e ficou na última colocação.
Uma semana depois da final deste torneio, tomou parte do Torneio Incentivo, duelando contra Sobradinho e Taguatinga, para quem perdeu as duas partidas, ficando, novamente, na última colocação.
No dia 31 de janeiro de 1980, a Desportiva Bandeirante disputou outro amistoso internacional, quando perdeu para a Seleção da Indonésia, por 2 x 0.
A Desportiva Bandeirante despediu-se do Campeonato Brasiliense de 1980 sendo derrotada pelo Sobradinho, por 3 x 0, em 9 de novembro de 1980. O clube terminou a competição em último lugar, com apenas três vitórias em 24 jogos disputados.
Nesse jogo, a Desportiva Bandeirante formou com Haroldo, Oliveira, Passarela, Vieira e Déo; Paulinho, Alécio e Esquerdinha; Geraldo (Osmar), Mota e Edmundo. Técnico: Waltair de Almeida.
No dia 23 de novembro de 1980, no Estádio Adonir Guimarães, em Planaltina, a Desportiva Bandeirante disputou o último jogo de sua história. Pelo Torneio de Classificação para a Primeira Divisão do DF de 1981, também chamado de “Torneio da Morte”, foi goleado pelo Tiradentes, pelo placar de 6 x 3. Ficou em último lugar no torneio e nunca mais voltou a disputar uma competição oficial.
A última vez que a Desportiva Bandeirante entrou em campo o fez com essa formação: Luisão, Guilherme, Passarela, Oliveira e Déo; Paulinho, China e Esquerdinha; Palhinha (Geraldo), Sabará e Alécio (Josemar). O último gol da história da Desportiva Bandeirante foi marcado por Esquerdinha.
O futebol do Núcleo Bandeirante ficou sem representante no Campeonato Brasiliense até 1993. No ano seguinte, foi criada a Associação Desportiva Comercial Bandeirante, resultado da fusão de dois antigos times da cidade que estavam inativos: a Desportiva Bandeirante e a Associação Desportiva Comercial, formando então a Associação Desportiva Comercial Bandeirante.

Agradecimento: ao amigo Marcos André Mendes, pelo redesenho do escudo.





Um comentário:

  1. Boa noite, eu vi seu site onde contava a história do desportiva bandeira, um antigo time de futebol de Brasília. Eu sou neto do João Aureliano Rodrigues, que era dono do desportiva bandeira, queria saber onde você conseguiu ter toda essa história do time e de João Aureliano Rodrigues

    ResponderExcluir