domingo, 8 de outubro de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Manoel Ferreira


Manoel Ferreira Filho nasceu em 8 de outubro de 1960, na cidade de Paracatu, no interior de Minas Gerais.
Desde cedo teve que enfrentar a resistência da própria família para conseguir jogar futebol. Todos diziam que o futebol de Brasília não tinha futuro e que ele deveria se concentrar mais nos estudos.
Mesmo com a família se mudando para Taguatinga, Manoel Ferreira resolveu apostar em sua carreira de jogador, sempre arrumando um jeito de ir treinar.
Com 15 anos, o técnico Jaime dos Santos logo percebeu que
a sua habilidade anunciava uma carreira de sucesso no futebol e o levou para o time que ele dirigia, o Clube Atlético Planalto, também do Gama. Naquela época, trabalhava no Supermercado Pão de Açúcar até às 13 horas, pois tinha que ajudar no aluguel da casa. Chegava ao treino atrasado todo dia. Em compensação, ficava até às 19 horas.
Depois que o Planalto foi desativado, passou para os juvenis da Sociedade Esportiva do Gama, juntamente com Jaime dos Santos. Foi Jaime dos Santos que o tirou da ponta-direita, onde ele rendia muito pouco, e o ensinou a jogar no meio-de-campo.
Teve seu esforço compensado e com menos de 18 anos se tornou profissional. No dia 3 de setembro de 1977, fez seu primeiro jogo no time principal do Gama, no estádio Presidente Médici, no empate de 0 x 0 com o Taguatinga, válido pelo campeonato daquele ano. Foi titular da Seleção Brasiliense no 1º Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-20, disputado entre o final de 1978 e o começo de 1979.
Participou das primeiras conquistas do Gama, sagrando-se bicampeão do Torneio Incentivo (1977/1978) e campeão brasiliense de 1979.
Foi cogitada a sua transferência para o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, conforme matéria publicada no Correio Braziliense de 12 de setembro de 1978.
A transferência não se concretizou e Manoel Ferreira ficou em Brasília onde consolidou o seu nome e a sua técnica no futebol candango.

Em 15 de novembro de 1979, no Bezerrão, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Gama jogou contra o Flamengo, do Rio de Janeiro e, apesar do placar adverso (2 x 1), Manoel Ferreira teve atuação destacada, inclusive marcando o gol do time alviverde. O jornal Correio Braziliense ao enaltecer as qualidades de Manoel Ferreira publicou no dia 17.11.1979 a seguinte manchete: “Manoel Ferreira fez inveja a Zico e manteve Rondinelli à distância”.
Foi titular da Seleção do Distrito Federal que enfrentou e venceu a Seleção de Goiás pelo Torneio Centro-Oeste de Seleções de 1980, torneio patrocinado pela CBF. Marcou um dos gols no primeiro jogo, em 21 de abril.
No dia 1º de maio integrou a Seleção do DF que venceu, em Brasília, a Seleção Brasileira de Novos, por 1 x 0. Esta seleção venceu o Torneio Internacional de Toulon no mesmo ano.
Mesmo perdendo o título para o Brasília em 1980, Manoel Ferreira foi escolhido pela Editoria de Esportes do Correio Braziliense para fazer parte dos “Melhores de 1980” e fez parte da “Seleção do Ano” do Jornal de Brasília.
Em 1981, ajudou o Gama a ser campeão do Torneio Centro-Oeste e do Torneio “Rádio Planalto”, Troféu “Correio Braziliense”, vencendo o Brasília na final.
Após anos de sucesso no Gama, Manoel Ferreira transferiu-se para o Tiradentes em 1983.
De 1984 a 1987 defendeu o Brasília, onde conquistou dois títulos de campeão brasiliense: em 1984 e em 1987.
Em 1986, ajudou a equipe do Brasília a vencer o Torneio Seletivo à Divisão de Acesso ao Campeonato Brasileiro de 1987.
Entre 1988 e 1991, Manoel Ferreira fez breve incursão por outras unidades da federação. Defendeu, inicialmente, o time de Fernandópolis, da segunda divisão paulista, em 1988. Em 1989, disputou quatro jogos pelo Guará, vencedor do 1º turno do campeonato brasiliense daquele ano. Depois, esteve na primeira divisão do futebol goiano onde jogou pela Anapolina, nos anos de 1989 e 1990. Ainda em 1990 teve uma rápida passagem pelo Sobradinho. Voltou ao interior paulista e jogou pelo Marília, em 1991. Neste mesmo ano, foi para o América, de Belo Horizonte, que disputava a primeira divisão do campeonato mineiro.
Em 1992 voltou ao DF e conquistou o seu último título como jogador profissional pelo Taguatinga Esporte Clube.
Encerrou a sua carreira de jogador aos 33 anos de idade, em 1993, jogando pelo Brasília.
Atualmente, Manoel Ferreira é professor em escolinha de futebol e treinador de um time feminino.
Em 2010, foi lançado o DVD "Manoel Ferreira, Prata da Casa, Bola de Ouro" em sua homenagem.

Fontes: Correio Braziliense e Memorial Gamense.