quinta-feira, 13 de outubro de 2022

OS GOLEIROS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Edmar Sucuri


Edmar da Silva Oliveira, o goleiro Edmar Sucuri, nasceu em Vassouras (RJ), no dia 13 de outubro de 1989.

Começou no Tupi, de Juiz de Fora-MG, em 2007, e no mesmo ano passou para o Tupynambás, outro time da mesma cidade.

No ano de 2008 jogou em dois clubes do Rio de Janeiro: Mesquita e Três Rios.

Depois passou pelo América, de Belo Horizonte-MG, que o emprestou a outro clube mineiro, o Mamoré, de Patos de Minas, em 2009, de onde seguiu para o Atlético, de Três Corações-MG.

Sua primeira experiência no futebol do DF foi em 2010, quando disputou o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão pelo Unaí.

Chegou ao Luziânia em 2011, para disputar também a Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense desse ano. Era o terceiro goleiro da equipe, atrás do experiente Donizetti e de Leandro. Só assumiu a titularidade com o técnico João Carlos Cavalo, em 2012, quando o Luziânia conquistou o título da Taça JK (equivalente ao 1º turno do Campeonato Brasiliense) e ficou com a segunda colocação no geral, atrás apenas do Ceilândia.

No Luziânia permaneceu até 2016, tornando-se ídolo da torcida, depois de conquistar o inédito título de Campeão Brasiliense em 2014 (quando foi titular nas 17 partidas disputadas pelo clube na competição), repetindo o feito em 2016 (ficando de fora de apenas um dos 17 jogos disputados). Em todo esse período, teve algumas saídas para outros clubes, por empréstimo: Ceilândia-DF (2012, Brasileiro da Série D), Caldas Novas-GO (2013, quarto colocado do Campeonato Goiano da Segunda Divisão), Atlético Goianiense-GO (2013, Brasileiro da Série B), Palmas-TO (2015, Brasileiro da Série D) e Fast Clube, de Manaus-AM, em 2016.

Neste último, foi peça fundamental na quebra de um jejum que durava 45 anos, ao se sagrar campeão amazonense como titular absoluto do Fast Clube.

Edmar foi titular em 13 dos 14 jogos disputados pelo Fast Clube. Sofreu apenas seis dos sete gols do clube na competição, sendo que em oito deles não foi vazado.

A partir de 2017 (*) e até os dias de hoje, tornou-se o goleiro titular do Brasiliense-DF, com uma pequena passagem pelo Taguatinga-DF, para disputar o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão em 2018.

(*) Contratado para ser titular, em sua primeira temporada defendendo as cores do Brasiliense Edmar sofreu uma lesão no ombro na primeira partida oficial de 2017 (5 de fevereiro, Brasiliense 1 x 0 Bosque Formosa) e precisou passar por uma cirurgia, o que o afastou dos gramados durante todo o ano. Recuperado, conquistou o vice-campeonato brasiliense de 2018.

No Brasiliense conquistou os títulos do Campeonato Brasiliense de 2017, 2021 e 2022, além de uma Copa Verde, em 2020.

Segundo o pesquisador do Luziânia, José Egídio Pereira Lima, Edmar disputou 93 partidas como goleiro do Luziânia. Já no Brasiliense esse número passa de 100, mais precisamente, 139 jogos. Em ambos os casos, considerando apenas jogos oficiais (Campeonato Brasiliense, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde).




Colaboradores:

João Batista Lopes da Silva

José Egídio Pereira Lima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário