domingo, 5 de agosto de 2018

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: o primeiro jogo do Bandeirante no Campeonato Brasileiro


Como vice-campeão brasiliense, o Bandeirante fez seu primeiro jogo num Campeonato Brasileiro no dia 9 de agosto de 2000, válido pelo Módulo Amarelo (atual Série B) da Copa João Havelange.
Sem nunca ter disputado qualquer divisão do Campeonato Brasileiro, o Bandeirante foi um dos 21 clubes beneficiados na Segunda Divisão no rastro da virada de mesa orquestrada pelo Clube dos 13 e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que beneficiou Botafogo, Fluminense e Bahia na Primeira.
O Bandeirante manteve a base que disputou o Campeonato Brasiliense. Iria defender uma invencibilidade de 19 jogos. Desde 27 de fevereiro, quando foi derrotado pelo Dom Pedro II (1 x 0), pela primeira fase do Campeonato Brasiliense, que o vice-campeão do DF não perdia.
O goleiro André voltava a jogar depois de 45 dias. Titular no Campeonato Brasiliense, ele não disputou a decisão local e se transferiu para o Londrina durante a paralisação da competição - com a suspensão imposta ao Gama -, mas não se firmou e voltou ao Bandeirante.
O volante Aristides, ex-Sobradinho, e o lateral-direito Márcio Franco e o atacante Cassius, ambos ex-Ceilândia, foram os únicos reforços que estrearam.
Por outro lado, o Bandeirante havia perdido Jackson, artilheiro do Campeonato Brasiliense com 9 gols, para a ARUC (que ia disputar a segunda divisão do DF) e a revelação Alessandro Bocão, de 21 anos, autor de oito gols, negociado com o Vitória-BA.

Evilásio
No jogo, o Bandeirante sentiu o desentrosamento e só conseguiu chegar próximo ao gol da Anapolina em bolas paradas. E foi numa dessas jogadas, aos 17 minutos do primeiro tempo, que o time brasiliense inaugurou o placar: o meia Evilásio, em cobrança de falta pela esquerda, encobriu a barreira. A bola quicou no chão e enganou o goleiro adversário.
Mas nem deu muito tempo para o Bandeirante comemorar. Quatro minutos depois, o volante Bira deu uma solada na entrada da área. Rogerinho cobrou a falta com perfeição, no ângulo esquerdo.
No segundo tempo, o nível da partida não melhorou e o empate acabou sendo bom para os dois times.


ANAPOLINA 1 x 1 BANDEIRANTE
Data: 9 de agosto de 2000
Local: Jonas Duarte, Anápolis (GO)
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Renda: R$ 3.776,50
Público: 1.098 pagantes
Gols: Evilásio, 17 e Rogerinho, 21
ANAPOLINA: Ernandes, Du, Leandro, Leonardo e Carlos Eduardo; De Paula, Anderson, Bob (Robertinho) e Alencar (Maninho); Rogerinho e Leonardo Goiano (Géder). Técnico: Vica.
BANDEIRANTE: André, Márcio Franco, Junior, Flávio Negão e Júlio César; Bira, Aristides, Marquinhos Brazlândia e Evilásio; Duílio (Marquinhos Bahia) e Cassius (Alessandro Pelezinho). Técnico: Déo de Carvalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário