domingo, 26 de agosto de 2018

AS DECISÕES: Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão - 1978


Apesar de ter vencido os dois turnos, sem uma derrota sequer nos 12 jogos que disputou (seis em cada turno), o Brasília foi obrigado, pelo regulamento da competição, a disputar uma Fase Final (para a qual levou dois pontos de bonificação) com outros três times: Gama, Guará e Taguatinga.
No dia 17 de dezembro de 1978, no Bezerrão, venceu o Gama, por 1 x 0, e chegou ao seu tricampeonato brasiliense.
O jogo foi disputado debaixo de muita chuva e com o piso do gramado prejudicando excessivamente as duas equipes, que quase sempre viam seus atletas passando e a bola ficando em uma poça de água.
Não houve praticamente nada de futebol na partida, não por culpa dos times, mas pelas condições do campo. Porém, mesmo assim, tanto Brasília quanto Gama se empenharam a fundo em busca da vitória e venceu aquele que teve a sorte de aproveitar a melhor oportunidade de finalização.
No primeiro tempo o Brasília mostrou-se mais organizado e disposto, buscando mais o ataque e concentrando quase que todas as jogadas com Banana pela direita, auxiliado por Péricles e Raimundinho, que procuravam as oportunidades para lançar Edmar entre os zagueiros. O Gama limitou-se a defender de qualquer maneira e esporadicamente atacava.
Assim, o Brasília fez o jogo ao seu modo e o Gama não soube como mudar as ações, tendo por isso mesmo sido castigado com um gol que da sua marcação em diante deixou o Brasília muito mais à vontade.
A jogada do gol surgiu de uma bola esticada por Ferreti para a ponta direita. Banana conseguiu colocar a bola na área e Raimundinho fez a interceptação do lançamento tocando rapidamente para a entrada de Edmar. Este tocou fracamente na bola e o goleiro Chico, ao invés de tentar agarrá-la, preferiu espalmar, oferecendo-a ao ponteiro esquerdo Nei, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Em outro lance que o Brasília poderia ter aumentado o placar, Albeneir cobrou uma falta e Chico fez uma bonita defesa.
Nos minutos finais da partida caiu um verdadeiro temporal sobre o Bezerrão e os jogadores mal conseguiam correr em campo. Os refletores foram acesos devido à escuridão que se fez no local e quando o árbitro apitou o encerramento do jogo, os jogadores do Brasília nem se preocuparam em dar a tradicional volta olímpica, preferindo correr para os vestiários e se verem livres das chuvas.

GAMA 0 x 1 BRASÍLIA
Data: 17.12.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Renda: Cr$ 30.160,00
Gol: Nei, 38
GAMA: Chico, Manoel Silva (Carlão), Kidão, Santana (Junior) e Edvaldo; Manoel Ferreira, Vicente e Uel; Roldão, Niltinho e Júlio. Técnico: Jaime Souza dos Santos.
BRASÍLIA: Jonas, Ferreti, Jonas Foca, Emerson e Luisinho; Paulinho, Péricles (Odair) e Raimundinho; Banana (Albeneir), Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário