terça-feira, 28 de agosto de 2018

OS TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Otaziano Ferreira da Silva


Otaziano começou a jogar futebol como amador, em 1953, no Ordem e Progresso, de Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo, onde foi vice-campeão estadual.
Em 1955, foi para o Ipiranga, de Carangola (MG). Depois, transferiu-se para o S. C. Juiz de Fora. Em novembro do mesmo ano, em partida amistosa contra o Botafogo, do Rio de Janeiro, foi convidado por Danilo Alvim, que defendia o clube carioca, para ir treinar no Botafogo. Foi, treinou, agradou, mas com a saída de Danilo Alvim do Botafogo, foi parar no Bangu, onde passou a atuar na equipe de juvenis. Passou três anos no Bangu e teve pouquíssimas chances de atuar como titular. Em fevereiro de 1958 disputou seus dois primeiros jogos pela equipe profissional. Disputou o Torneio Início de 1958, nenhum jogo pelo Campeonato Carioca desse ano, sempre na reserva de Ubirajara Motta. Em 1959, novamente disputou o Torneio Início pelo Bangu e nenhum jogo pelo Campeonato Carioca, ainda na reserva de Ubirajara Motta. No total, foram apenas vinte jogos pelo Bangu.
Um desses jogos aconteceu justamente em Brasília, no dia 2 de abril de 1960, no estádio Israel Pinheiro, na vitória sobre o Guará, por 4 x 0. Substituiu Ubirajara Motta no segundo tempo. Recebeu, então, um convite de Laércio Lamounier, presidente do Grêmio, para vir jogar em Brasília. Seu primeiro jogo foi no dia 10 de julho de 1960, no estádio da Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, na goleada do Grêmio sobre o Taguatinga, por 7 x 0. Jogou o Grêmio com Otaziano, Pedersoli e Leite; Remis, Alemão e Ferreira; Brasil, Ildeu (Roberto), Baiano (Itiberê), Édson Galdino e Djalma (Nobre). Técnico: Rubens Porfírio.
Passou a trabalhar como treinador e jogador do Grêmio. Disputou onze jogos pelo Campeonato Brasiliense, o último deles em 22 de janeiro de 1961, no empate em 2 x 2 com o Rabello.
Em 1961, dirigiu o quadro do Defelê em quatro jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense, que acabaria sendo conquistado por esse clube. Sua última participação foi em 10 de setembro de 1961, quando o Defelê atuou com essa formação: Matil, Zé Paulo, Carneiro e Bimba; Osvaldo e Alonso Capella; Matarazzo, Ramiro, Invasão, Sérgio e Pará. Técnico: Otaziano.
Retornou ao Rio de Janeiro, contratado que foi para ser o goleiro do Madureira. Disputou o Torneio Início e depois o Campeonato Carioca de 1962. Em 1963, após ser figura destacada do Madureira em quase todos os jogos do campeonato carioca, recebeu “passe livre” e foi para o Vasco da Gama. No dia 27 de janeiro de 1964, o Vasco da Gama comunicou à Federação Carioca de Futebol que suspendeu o contrato do goleiro Otaziano, por ele ter se negado a acompanhar um quadro misto do Vasco da Gama em excursão pelo interior do Brasil.
Foi para o Olaria, onde disputou o Campeonato Carioca da Primeira Divisão em 1964 e o da Divisão de Acesso em 1965. No ano seguinte, 1966, dirigiu os juvenis do Olaria, e em 1967 passou a ser assistente técnico e preparador físico dessa equipe.
Em 1968, retornou ao Distrito Federal. No dia 5 de abril de 1968, Otaziano assinou contrato para ser treinador do Defelê. Didi de Carvalho, que vinha respondendo pela direção técnica da equipe, passou a ser Diretor de Futebol, ocupando o lugar deixado pelo ex-jogador Fino. Também foi o treinador da Seleção do DF no dia 15 de setembro de 1968, no amistoso contra o Coenge, do Gama (2 x 2). Estava previsto para esta data um amistoso interestadual entre o Coenge e o Olaria, do Rio de Janeiro. O Olaria não pôde vir e foi substituído pela Seleção do Distrito Federal, que formou com Zé Walter, Aderbal, Farneze, Carlão (Alonso Capella) e J. Pereira (Wilson Godinho); Zé Maria, Sabará e Alaor Capella (Heitor); Agostinho, Cid e Invasão. Técnico: Otaziano.
Em 1969 foi técnico do Grêmio, vice-campeão brasiliense, conseguindo manter a equipe durante 27 jogos sem uma derrota. No final desse ano, componentes de uma comissão que contou com elementos do Correio Braziliense e da TV Alvorada escolheram os “Melhores do Ano” de 1969 no futebol brasiliense. Otaziano foi eleito o melhor técnico.
Otaziano foi o treinador da Seleção do Distrito Federal que participou do VI Campeonato Brasileiro de Futebol Amador (categoria juvenis), Torneio João Havelange, disputado em Santo André (SP), nos meses de fevereiro e março de 1970 e organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). O Distrito Federal, formando com Dominguinhos, Pedrinho, Gildásio, Paulinho e Chiquinho (Odair); João José (João Lúcio), Jorrâneo e Nemias; Procópio, Wanderley (Bazan) e Boraes, não conseguiu se classificar para a Fase Final da competição.
No dia 4 de fevereiro de 1970, Otaziano deixou o comando do Grêmio. Dois meses depois, em 3 de abril de 1970, dirigiu o primeiro treino de seu novo clube em Brasília, a Sociedade Esportiva Serveng Civilsan, e no dia 5 de abril de 1970, fez a sua estreia como técnico da Serveng Civilsan derrotando o Unidos de Sobradinho, por 2 x 0, quebrando uma invencibilidade que o clube dessa cidade-satélite vinha mantendo há 23 jogos.
No dia 30 de julho de 1970, deixou a direção da Serveng Civilsan, sendo substituído pelo treinador argentino Hector Gritta. Passou a trabalhar no Piloto Atlético Clube, permanecendo à frente dessa equipe em sete jogos do Campeonato Brasiliense de 1970. Em 15 de outubro de 1970 foi dispensado pelo Piloto.
Na manhã de 11 de março de 1971, Otaziano foi apresentado oficialmente como novo treinador do Ceub, que ainda era amador. O Ceub disputou o Torneio “Governador do Distrito Federal”, terminando sua participação em 30 de maio de 1971. No dia 5 de agosto de 1971, o ex-árbitro Gualter Portela Filho começou a trabalhar como o novo treinador do CEUB.
Em 1972 dirigiu o Grêmio no Campeonato Brasiliense. Seu último jogo foi em 19 de novembro de 1972, no Pelezão, com derrota de 4 x 2 para o Colombo. Formou o Grêmio com Adriano, Wilson Godinho, Nívio, Aristeu e Odair; Bugue e Marcos; Osvaldinho, Batista (Rio Grande), Eduardo e Gilbertinho.
Em março de 1973, Otaziano viajou para Teresina, onde assumiria o cargo de treinador do River, recebendo quatro mil cruzeiros mensais e mais uma cadeira de professor de Educação Física num colégio estadual. O convite para Otaziano treinar o River foi feito pelo Coronel Veiga, ex-presidente da Federação Desportiva de Brasília, e que era o diretor do Departamento de Trânsito de Teresina.
Quando retornou ao futebol do DF, em 1975, passou a dirigir o Motonáutica, que estava querendo aderir ao profissionalismo a partir de 1976. O projeto não deu certo e Otaziano foi dirigir a equipe do Grêmio no campeonato brasiliense desse ano. Foi o auxiliar técnico do treinador Eurípedes Bueno de Morais na Seleção do DF que disputou um amistoso contra o Gama, como parte das festividades do 16º aniversário da cidade do Gama, no dia 10 de outubro de 1976.
Em 1977, foi o treinador do Taguatinga. Em agosto de 1977, largou o clube.
A partir de janeiro de 1978, deixou o futebol profissional e foi ser treinador do clube de futebol amador Hoteleiros e Similares Futebol Clube, que acabaria se sagrando campeão do I Campeonato de Futebol Amador do Distrito Federal nesse mesmo ano.
Dirigiu o Grêmio em onze jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense de 1978, inclusive no realizado em 3 de dezembro de 1978, no Bezerrão, no empate em 1 x 1 com o Gama, que foi o último jogo do Grêmio na história do futebol profissional do Distrito Federal. Nesse dia, o Grêmio formou com Batista, Coutinho, Walter, Sabará (Zé Wilson) e Wilson; Geraldo, Zezinho e Edu (Alécio); Jackson, Cláudio e Chiquinho. Técnico: Otaziano.
Fora dos gramados, no dia 1º de abril de 1978, quando os técnicos do futebol do DF elegeram a primeira diretoria da Associação de Treinadores de Futebol de Brasília para o biênio 78/79, Otaziano Ferreira da Silva foi escolhido para ser o 1º Vice-Presidente da entidade.
Em 1979, ocupou uma nova função no futebol brasiliense, quando foi Supervisor no Brasília.
Voltou a trabalhar como treinador ao dirigir a Desportiva Bandeirante no Campeonato Brasiliense de 1980.
Estava afastado dos campos como treinador quando, em 11 de junho de 1981, foi convidado para dirigir o Sobradinho e resolveu retornar ao futebol como técnico, em substituição a Jair Francisco. Três dias depois, no Augustinho Lima, estreou com derrota para o Taguatinga, por 2 x 1. Foram nove jogos pelo Campeonato Brasiliense.
O último clube do DF a ter Otaziano como treinador foi o Ceilândia. Foram apenas três jogos, suficientes para mostrar a Otaziano que ele devia voltar a se afastar do futebol. No dia 18 de abril de 1982 ele estreou como novo técnico da equipe, no Serejão, na derrota de 1 x 0 para o Taguatinga. Seu último jogo foi no dia 24 de abril de 1982, no Adonir Guimarães, no empate em 0 x 0 com o Tiradentes. Formou o Ceilândia com Wilmar Gato, Albenes, Eudes, Adilson e Teixeira; Rogério, Chicão e Marquinhos; Israel (Zé Nilson), Juarez (Torpedo) e Pauleci.



2 comentários:

  1. Meu tio estamos procurando notícias dele por favor quem tiver algum contato nos avisa . Estamos muito emocionado com a reportagem ..

    ResponderExcluir
  2. Meu tio Chico...alguém que o conheça entrar em contato 22 998146519

    ResponderExcluir