segunda-feira, 15 de maio de 2023

O FESTIVAL DA PELOTA - 1973


Numa promoção da Federação Desportiva de Brasília, foi realizado no dia 1º de abril de 1973, no estádio Pelezão, o primeiro Festival da Pelota, com a participação de seis equipes do Distrito Federal.
As partidas tiveram a duração de 60 minutos (30 x 30). No caso de empate, série de penalidades máximas em número de três.

Devido aos sucessivos adiamentos, apenas seis equipes inscreveram-se no torneio, a saber:
Brasal Futebol Clube, de Brasília
Clube Atlético Brazlândia, de Brazlândia
Demabra Esporte Clube, do Núcleo Bandeirante
Esporte Clube Oeste, do Núcleo Bandeirante
Guarani Futebol Clube, do Gama
Humaitá Esporte Clube, do Guará.

Em virtude das fortes chuvas, um pequeno público presenciou as partidas disputadas, que tiveram início às 9 horas da manhã.
O primeiro jogo programado e que envolveria as equipes do Demabra Esporte Clube e do Brasal Esporte Clube, não foi realizado pois a equipe do Demabra não compareceu, ganhando, portanto, a equipe do Brasal por WO.
No segundo encontro, entre o Humaitá e o Esporte Clube Oeste, a vitória coube ao primeiro, na cobrança de pênaltis, após o placar apontar o empate em 0 x 0 no tempo regulamentar. O árbitro foi Antônio Barbosa.
Atlético e Guarani fizeram o terceiro jogo. No primeiro tempo, empate em 1 x 1. No final, vitória do Atlético, por 2 x 1. A direção esteve a cargo de José Francisco de Souza, o Zé do Rio.
Na parte final do Festival da Pelota foram realizados dois encontros.
O Humaitá, vencedor do segundo jogo, derrotou o Brasal, vencedor do primeiro, por 2 x 0, com os tentos assinalados no segundo tempo. Carlos Ferreira do Amaral foi o árbitro.
A disputa do primeiro lugar ficou entre Humaitá e Atlético, com este vencendo por 1 x 0, gol assinalado no primeiro tempo, em partida dirigida por Édson Benítez.

Campeão: Clube Atlético Brazlândia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário