sexta-feira, 12 de maio de 2023

ESQUECIDOS PELO TEMPO: Sabarazinho


Marcos Antônio Matil, o Sabarazinho, nasceu em Uberaba (MG), no dia 12 de maio de 1946 e chegou a Brasília no dia 14 de janeiro de 1961 ainda garoto, trazido por Wander Abdalla, para jogar no Defelê.
Em sua cidade natal jogava no infantil do Nacional e chegando no Defelê passou a jogar na equipe de aspirantes, como ponta esquerda e, às vezes, como meia.
Logo foram surgindo oportunidades para ser escalado no time principal e Sabarazinho foi conquistando seu espaço na equipe.
Jogou no Defelê de 1961 a 1968, tendo conquistado os títulos de campeão brasiliense nos anos de 1961, 1962 e 1968.
Em 1963 fez parte da equipe do Defelê que se tornou a primeira equipe do Distrito Federal a disputar uma competição nacional, a Taça Brasil, posteriormente transformada em Campeonato Brasileiro pela CBF.
Por duas vezes foi convocado para compor a Seleção do Distrito Federal. A primeira, em 1966, para o jogo contra a Seleção de São Paulo, no dia 11 de maio de 1966. Não participou do jogo.
A segunda, no ano de 1968, Sabarazinho fez parte do Projeto “Seleção Permanente do Distrito Federal”, criado pela Federação Desportiva de Brasília e que tinha como principal objetivo fortalecer as equipes que representassem o futebol brasiliense nas competições nacionais. Assim, em 1968, ele disputou um amistoso com a camisa do Rabello, que, logo depois, disputaria a Taça Brasil daquele ano.
Retornou ao Defelê em 1970, último ano em que o clube participou do Campeonato da Primeira Divisão do DF. Ainda nesse ano foi para o América, de Belo Horizonte (MG), levado por Antônio Gomes, mas retornou nessa mesma temporada.
Após o Defelê deixar as competições oficiais, Sabarazinho passou pelo Piloto (DF), em 1972, e A. A. Serviço Gráfico (DF), em 1973. Depois, começou a correr o Brasil, indo jogar no time do Goiás, e Amoreiras, de Paracatu (MG). Voltou para Brasília, onde disputou o campeonato brasiliense de 1975, pelo CEUB.
Em 1977, esteve no Taguatinga, em 1978, no Grêmio Esportivo Brasiliense e, em 1979, encerrou sua carreira na Desportiva Bandeirante.
Após a extinção do Departamento de Força e Luz, Sabarazinho foi trabalhar na CEB, onde se aposentou em 1994, mas continuou trabalhando na Administração do Guará até 2002. Foi ainda administrador do Estádio do CAVE e no futebol, após deixar os gramados, foi professor da Escolinha OK, no Guará.
Sabarazinho teve um irmão que também atuou no futebol brasiliense, o goleiro Matil, do Defelê.


Defelê de 1961: em pé, da esquerda para a direita: Wilson Godinho, Isaac, Gavião, Matarazzo, Oswaldo e Zé Paulo; 
Agachados, na mesma ordem, Anchieta, Ramiro, Ely, Fino e Sabarazinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário