quinta-feira, 11 de maio de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Ronaldo




NOME COMPLETO: Ronaldo Araújo da Silva.
APELIDO: Ronaldo. Também chamado de "Varada", depois que Santana, ex-meio de campo do Gama, o chamou assim, após acertar um chute muito forte no treino, uma característica que era de Santana, ou Ronaldinho, por causa do seu irmão, Robertinho, que também foi ponteiro esquerdo no Gama, campeão brasiliense de 1979.
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Ceres-GO, 11 de maio de 1963.
POSIÇÃO: Ponta Esquerda.
CARACTERÍSTICAS: Habilidoso, rápido e bom nas assistências.

LINHA DO TEMPO

1979
Começou nos infantis do Goiás Esporte Clube.

1980 a 1981
Juniores do Gama. Fez parte da seleção do DF que disputou o I Campeonato Escolar Brasileiro de Futebol, competição promovida pela Secretaria de Educação de Estado - SEED/MEC para estudantes do 1º e 2º graus, com o máximo de 17 anos e disputada em seis estádios do Distrito Federal, no mês de julho de 1980. Participaram seleções de 18 Estados. Na final, disputada no dia 29 de julho de 1980, o Distrito Federal foi derrotado pelo Ceará, por 2 x 1, e ficou com o vice-campeonato. A seleção do DF formou com Djalma, Tadeu, Robson (Marcial), Souza (Eustáquio) e Nescau; Fabinho (Marco Antônio), Filó (Wander) e Élbio (Ronaldo); Túlio, Santos e Bonfim (Dailton).

1982
Na equipe principal do Gama, Ronaldo estreou no dia 25 de julho de 1982, no Bezerrão, no amistoso em que o alviverde derrotou o Ipiranga, de Anápolis, por 2 x 0. O Gama formou com Augusto, Wilson Santos, Junior, Zinha e Zenildo; Sidney, Vicente e Luís Carlos Martins (Neivaldo); Moura, Divino e Ronaldo. Técnico: Manoel Miluir.
De forma oficial, fez seu primeiro jogo com a camisa do Gama no dia 8 de agosto de 1982, no Serejão, no empate em 0 x 0 com o Ceilândia. A formação do Gama foi a seguinte: Toinho, Wilson Santos, Junior, Zinha e Zenildo; Sidnei, Vicente e Luís Carlos; Ronaldo, Divino e Marcelo (Anselmo). Técnico: Manoel Miluir. Foram apenas três jogos no Campeonato Brasiliense de 1982.

1983
Firmou-se como titular do Gama. O Gama sagrou-se campeão do Torneio Início, disputado no dia 8 de maio de 1983, no Bezerrão, e participou de 32 jogos (e marcou quatro gols) válidos pelo Campeonato Brasiliense.
No final do ano, a editoria de esportes do Jornal de Brasília escolheu “os melhores do campeonato brasiliense de 1983”, escolhendo duas seleções (A e B), posição por posição. Ronaldo foi o ponta-esquerda da Seleção B (na A ficou Jamil, do Sobradinho).

1984 a 1986
No Gama. Em 1984, disputou 24 jogos pelo Campeonato Brasiliense, marcando cinco gols. Em 1985, foram quinze (com um gol marcado) e em 1986 onze jogos, sem gol marcado. Foram três anos com o Gama obtendo más colocações no Campeonato Brasiliense: sétimo em 1984, quarto em 1985 e novamente sétimo em 1986.
De 5 de outubro a 14 de dezembro de 1986, Ronaldo disputou, pelo Tiradentes, o Torneio Seletivo à Divisão de Acesso do Campeonato Brasileiro de 1987, tornando-se vice-artilheiro da competição, com quatro gols.

1987 e 1988
Disputou apenas oito jogos pelo Tiradentes no Campeonato Brasiliense de 1987. Fez sua estreia no dia 1º de fevereiro de 1987, no Augustinho Lima, com derrota de 2 x 1 para o Sobradinho. O Tiradentes era dirigido por Carlos Barbosa Morales e formou assim: Larry, Amaral, Joel, Auro e Sérgio Carvalho; Willians, Zé Ferreira e Eusébio; Rossini (Gustavo), Bé e Ronaldo (Freitas).
Ainda em 1987 passou para o Santa Helena Esporte Clube, onde disputou o Campeonato Goiano da Primeira Divisão por dois anos seguidos: 1987 e 1988.

Santa Helena
1989
Retornou ao Gama, por onde disputou nove jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense de 1989.

1990
Assinou contrato com o Sobradinho. Disputou apenas três partidas e teve sua passagem pelo clube prejudicada por uma contusão. Ainda assim marcou um gol.

1991 a 1993
Nesse período não atuou. Exerceu várias outras atividades, trabalhou em empresas e teve seu próprio negócio.

1994
Retornou ao futebol e disputou seis jogos do Campeonato Brasiliense desse ano com a camisa do Guará.

1995
Seu último ano como jogador de futebol profissional. A última vez em que entrou em campo foi no dia 20 de setembro de 1995, em jogo válido pelas semifinais do Campeonato Brasiliense desse ano, diante do Gama, em pleno Bezerrão. Aos 29 minutos do segundo tempo, Ronaldo marcou o gol do Planaltina, inaugurando o placar e, com esse gol, colocando o Planaltina pela primeira vez na final de um campeonato brasiliense em toda a sua história. Quando faltavam quatro minutos para o fim do jogo, o Gama empatou e passou a se classificar para a final. O tempo fechou! O goleiro Capucho, reclamando de impedimento no gol de China, tentou agredir o árbitro. Os outros jogadores entraram na confusão e a polícia teve que intervir. Até a cavalaria montada entrou em campo. O árbitro encerrou o jogo aos 42 minutos do 2º tempo, após expulsar todos os jogadores do Planaltina. O Planaltina ficou com a quarta colocação e, nesse jogo, formou com Capucho, Avelino, Marquinhos, Tita e Edinho; Elton, Serginho, Filó e Zé Carlos; Gil e Ronaldo. Técnico: Bira de Oliveira. Foram onze jogos pelo Planaltina em 1995, com três gols marcados.

1997
Fez um curso que a Federação Brasiliense de Futebol promoveu na Faculdade Alvorada. Depois fez o aprovisionamento do Conselho Regional de Educação Física e cursou a faculdade de educação física.
Como treinador, investiu muito. Câmeras, material específico para treinos, monitores de vídeo, (tudo bancado tudo por ele), pois acreditava na evolução e no crescimento, desde que houvesse continuidade e disciplina.
Passou a trabalhar como treinador de futebol do Planaltina Esporte Clube. Sua primeira experiência aconteceu no dia 9 de março de 1997, no empate em 1 x 1 com o Sobradinho, no Augustinho Lima. A equipe do Planaltina formou com Fabiano, Jacó, Paulo César, Wilton e Edinho; Serginho, Ricardo e Bazé (Chico); Oliveira, Merrê (Rildo) e Ronaldo. Técnico: Ronaldo Araújo da Silva. Foram 16 jogos à frente da equipe no campeonato brasiliense.

Chileno, Dimba e Ronaldo
1998
Foi técnico do Botafogo-Sobradinho em 14 dos 18 jogos disputados pelo Campeonato Brasiliense, o primeiro deles em 1º de fevereiro de 1998 e o último em 5 de abril de 1998. 
O Botafogo-Sobradinho ficou com a quinta colocação na classificação final.

1999
Durante o Campeonato Brasiliense de 1999, realizado de 13 de março a 27 de junho, Ronaldo foi o treinador do Taguatinga (4 jogos), Brasília (três) e Ceilândia (seis).

2000
Ronaldo foi técnico dos juniores do Gama e auxiliar técnico do profissional no Campeonato Brasileiro da Série A. Depois de 2000 não trabalhou mais com futebol. Hoje, aposentado, administra coisas suas.



Um comentário: