domingo, 4 de setembro de 2022

OS TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Christovam Ferreira


Christovam Ferreira Costa Filho, por muitos chamado de Cristóvão, nasceu em Nilópolis (RJ), no dia 4 de setembro de 1955.

Começou sua carreira de jogador nas categorias de base do Flamengo, do Rio de Janeiro.

Atuou como zagueiro e como médio-volante.

Em 1974, com 19 anos, estava no futebol de Santa Catarina, defendendo o Palmeiras, de Blumenau (SC). Depois, em 1976, jogou no Esporte Clube Recreativo Palmitos, de Palmitos (SC). No segundo semestre de 1976, ingressou no Grêmio Atlético Farroupilha, de Pelotas (RS).

Em 1978 voltou ao futebol catarinense, contratado pelo Juventus, de Rio do Sul (SC).

Depois de uma curta passagem pelo Maranhão Atlético Clube, de São Luís (MA), em 1980, chegou ao Sobradinho Esporte Clube, de Sobradinho (DF), em 1981.

Sua estreia no alvinegro serrano aconteceu em 1º de fevereiro de 1981, em jogo válido pelo Torneio Seletivo do DF (*), com derrota para o Tiradentes, por 2 x 1.

O Sobradinho formou com Jaidan, Hani, Roberto, Cristóvão e Serginho; Renê, Roberto Carioca e Arnaldo; Moraes, Luizinho e Silvinho.

(*) Antes do início do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão (Taça de Bronze) começar, foram realizados Torneios Seletivos nos Estados com a finalidade de apontar seus representantes nessa competição.

Participaram quatro equipes: Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga e Tiradentes. Das seis partidas que o Sobradinho disputou, perdeu cinco e empatou uma, ficando na última colocação e, portanto, fora do Campeonato Brasileiro.

Logo depois, o Sobradinho disputou o Torneio Centro-Oeste, promovido pela Federação Metropolitana de Futebol (DF) e Federação Goiana de Desportos (GO), com clubes do DF, Goiânia e Anápolis. Novamente o Sobradinho foi mal.

Veio o Campeonato Brasiliense, no qual Christovam disputou oito jogos pelo Sobradinho. Sua estreia foi no dia 21 de junho de 1981, no CAVE, com derrota para o Guará, por 1 x 0. Assim atuou o Sobradinho: Lúcio, Joãozinho (Ismael), Gaúcho, Toninho Lopes e Serginho; Christovam, Belini e Maurinho (Brito); Renê, Mingo e Marcos Roberto. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva. O Sobradinho foi sexto e último colocado do campeonato.

O último jogo de Christovam no Sobradinho foi em 27 de setembro de 1981, tendo sofrido uma goleada para o Gama, por 4 x 0, no Bezerrão.

Em 1982, Christovam passou a participar do Projeto "Craque do Futuro", do Tiradentes, de Brasília. Foram criados cinco núcleos em diferentes locais do Distrito Federal, visando a formação de novos jogadores. Cada um desses Núcleos (Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Plano Piloto e Gama) formou sua equipe e o Tiradentes teve cerca de 125 atletas inscritos na Federação Metropolitana de Futebol. Quando a partida era disputada numa determinada cidade, era o núcleo daquele local que atuava pelo clube. E foi assim que logo no primeiro ano do projeto, o Tiradentes se sagrou campeão brasiliense da categoria de juniores.

Christovam foi o responsável pelo Núcleo de Sobradinho, que era patrocinado pela Colméia.

Ainda no ano de 1982, mês de outubro, Christovam passou a fazer parte da Comissão Técnica da Seleção de Juniores do Distrito Federal que disputaria a fase classificatória do Campeonato Brasileiro da categoria em Goiânia (GO), de 14 a 19 de dezembro de 1982. Perdeu para São Paulo, venceu o Mato Grosso e empatou com Goiás, não passando para a Fase Final. O treinador era Airton Nogueira e Christovam o Supervisor.

Em 1983 tornou-se dirigente da União Recreativa Serrano, agremiação que participa somente do futebol amador na cidade de Sobradinho. Juntamente com Manoel Sena, Christovam começou a dar maior importância às divisões inferiores da agremiação e iniciou uma escolinha dentro do clube, na faixa etária de 14 a 19 anos.

Os frutos não demoraram a surgir e Christovam Ferreira, juntamente com outro diretor do Serrano, Benevides Lopes, passaram a agenciar as carreiras dos jogadores mais promissores que surgiam no futebol de Sobradinho, viajando para o Rio de Janeiro e levando-os para serem colocados nas divisões de base dos clubes do Rio de Janeiro.

Ficou nesse processo até o início de 1986, quando surgiu o convite para ser treinador do Planaltina. No 1º turno o clube foi comandado por Alécio Gomes Vieira e, a partir de seu primeiro jogo no 2º turno, em 26 de março de 1986, por Christovam Ferreira. Ironicamente, estreou com derrota para o Sobradinho, por 1 x 0, no Augustinho Lima.

O Planaltina realizou uma sequência de bons resultados (empate com Brasília, Gama e Guará, e vitórias sobre Tiradentes e Taguatinga), mas não conseguiu a vaga para as semifinais do 2º turno (1º de um grupo x 1º do outro). Essa recuperação fez com que o Planaltina terminasse o campeonato em 6º lugar (na frente de Gama e Guará).

A partir de 15 de fevereiro de 1987 tornou-se técnico do Sobradinho no Campeonato Brasiliense, em substituição a Déo de Carvalho. O Sobradinho terminou o turno em 4º lugar.

Christovam comandou a equipe até 3 de maio de 1987, sendo substituído por José Antônio Furtado Leal, mas ficou em 3º lugar, fora da decisão do 2º turno.

Voltou a trabalhar com as categorias de base, sendo convidado a ser o técnico da Seleção Brasiliense de Juniores. Curiosidade: o preparador físico dessa seleção era Weber Magalhães, que depois viria a ser presidente da Federação Brasiliense de Futebol.

O ano de 1988 foi bastante agitado para Christovam Ferreira.

Primeiramente, foi um dos quatro treinadores que comandaram o Tiradentes, que acabaria se tornando campeão brasiliense de 1988.

Depois assumiu o Planaltina. Faltando três jogos para o final do segundo turno, Christovam Ferreira se demitiu, deixando o clube sem a menor chance de se classificar para o quadrangular final. A falta de estrutura e profissionalismo foram as causas apontadas por Christovam para deixar o Planaltina. Salários atrasados, carência de jogadores e os resultados ruins se somaram para provocar a saída do técnico.

Em janeiro de 1989 Christovam passou a ser treinador do Ceilândia. O Ceilândia resolveu colocar em prática um antigo projeto no clube, de aproveitar apenas jogadores vindos das categorias de base, amadores da cidade e um pequeno número de profissionais.

Após a derrota de 1 x 0 para o Guará, tornou-se o primeiro técnico a cair nessa temporada. Sem vencer nenhuma das quatro partidas que disputou, Christovam deixou o clube.

Ainda em 1989 foi treinador do Sobradinho no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão.

Retornou ao Planaltina em janeiro de 1990. No começo de março, mesmo antes do jogo contra o Gama, avisou que sairia do clube, mais uma vez desgastado pela falta de apoio, tendo apenas treze jogadores profissionais à sua disposição.

Depois disso, Christovam comandou vários times fora de Brasília e do exterior, para onde foi treinar equipes do futebol árabe e vietnamita.

Dirigiu o Marcílio Dias, de Itajaí (SC), em duas oportunidades: 1996 (no 2º turno da Copa Santa Catarina) e 1998 (os três jogos iniciais do Campeonato Catarinense.

Em março de 2001 voltou a ser técnico do Sobradinho, em substituição a Eustáquio Souza. Esteve à frente do clube em nove jogos pelo Campeonato Brasiliense.

Os dois últimos trabalhos que encontramos de Christovam, ambos como Auxiliar Técnico, em 2008 no CENE, de Campo Grande (MS) e em 2009, no São José, de São José dos Campos (SP).

 

Colaboração:

Adalberto Klüser

Gustavo Gomes

Izan Müller

João Batista Lopes da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário