quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GARRINCHA NO DF



Ao ler o post de ontem sobre Manicera, meu grande amigo Tarcízio Dinoá Junior perguntou se eu sabia dizer mais alguma coisa a respeito de outros jogos de Garrincha no Distrito Federal. Parti, então, para uma verdadeira investigação em livros, revistas, jornais e sites confiáveis.
Com a camisa do Botafogo, com a qual disputou 614 jogos, ele jogou apenas uma partida em Brasília: no dia 17 de setembro de 1961, no Estádio Israel Pinheiro, no Guará, o Botafogo goleou o Guará por 6 x 0.
Para saber sobre jogos com as camisas de Corinthians e Flamengo, consultei os Almanaques do Corinthians e do Flamengo. No primeiro destes, ele disputou apenas 13 jogos no ano de 1966, nenhum deles em Brasília.
Já no Flamengo, foram vinte jogos nos anos de 1968 e 1969 e apenas o dia 2 de março de 1969 citado no post de ontem.
O curioso é que esse jogo consta do livro do Almanaque do Flamengo, confirmado na edição de 4 de março de 1969 do Jornal do Brasil, mas não aparece na relação de jogos do livro do Ruy Castro.
No Olaria, foram apenas dez jogos no ano de 1972.
Também encontrei na Revista Gol, de dezembro de 1980, uma reportagem que trata de uma apresentação que Garrincha fez em Brasília, mais precisamente na sede da Associação dos Servidores do Senado Federal – ASSEFE, atuando pelo time da Associação de Garantia ao Atleta Profissional-AGAP/DF contra uma seleção da ASSEFE. Também foi homenageado quando seu nome foi dado à escolinha de futebol da ASSEFE.
Para encerrar a pesquisa, consultei o livro “Estrela Solitária Um Brasileiro Chamado Garrincha”, de Ruy Castro, e lá pude confirmar o que também consta do livro “Stopper”, de Gustavo Mariani: Garrincha fez a última partida de futebol da sua vida no dia 25 de dezembro de 1982, um jogo-exibição no Estádio “Adonir Guimarães”, em Planaltina, entre o time amador local do Londrina e uma Seleção da AGAP-DF. Garrincha jogou o pelo Londrina, permanecendo em campo por 60 minutos. A Seleção da AGAP venceu por 1 x 0.
Menos de um mês depois, no dia 20 de janeiro de 1983, Garrincha faleceu.
Garrincha também participou de inúmeros amistosos pelo Milionários Futebol Clube, um time montado por João Mendes Toledo (falecido em 1999), que reuniu veteranos e ex-jogadores profissionais das décadas de 70 e 80 para jogar em diversas partes do País, em partidas festivas (jogos-exibição). No Milionários, Garrincha entrou em campo quase 500 vezes entre 1974 e 1982. Apesar de achar pouco provável que tenha atuado em Brasília, não tenho como afirmar, com certeza, se ele jogou em Brasília nesse período.




Um comentário:

  1. Este é o José Ricardo que conhecemos!! Aposto que nem o Google tem (ou tinha) esta informação. Meu amigo é uma verdadeira enciclopédia humana disfarçada na figura de um historiador.
    Meus sinceros parabéns, Zé Ricardo!
    Grande abraço,
    Tarcízio Dinoá

    ResponderExcluir