quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A RÁPIDA EXCURSÃO DA PORTUGUESA CARIOCA À BRASÍLIA - 1970


No curto espaço de 24 horas, a Associação Atlética Portuguesa, do Rio de Janeiro, disputou dois amistosos em Brasília.
No primeiro jogo, no dia 31 de janeiro de 1970, enfrentou o selecionado juvenil do Distrito Federal, que se preparava para ir disputar o Campeonato Brasileiro da categoria em Santo André (SP).
O jogo agradou muito ao público regular que compareceu ao estádio Pelezão. A apresentação dos jovens jogadores do futebol brasiliense surpreendeu a todos, pois conseguiram jogar com tranquilidade e chegaram a dominar boa parte do jogo. Além disso, não desanimaram quando o resultado passou a ser favorável ao time carioca logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Na segunda fase, com mais disposição ainda voltaram e conseguiram o empate aos 22 minutos de jogo.

SELEÇÃO JUVENIL DO DISTRITO FEDERAL 1 x 1 PORTUGUESA (RJ)
Data: 31 de janeiro de 1970
Local: Pelezão
Árbitro: Geraldo Delfino (DF)
Renda: NCr$ 2.000,00
Gols: Luiz, 12 e Boraes, 67
Seleção Juvenil do DF: Dominguinhos, César, Gildásio, Paulinho e Chiquinho; Pedrinho, João José e Nemias; Procópio, Jorrâneo e Boraes.
Portuguesa: Otávio, Bruno, Gerry, Zeca e Beto; Chiquinho, Carlos Pedro e Adaury (Mário Breves); Ney, Luiz e Escurinho. Técnico: Daniel Pinto.
Obs.: o goleiro Dominguinhos tinha 16 anos.

Um dia depois da primeira apresentação, a Portuguesa voltou a se apresentar em Brasília, desta vez enfrentando o Coenge, do Gama, campeão brasiliense de 1969.
O próprio governador Hélio Prates da Silveira fez questão de convocar as empresas TCB e Pioneira para disponibilizarem ônibus para os torcedores prestigiarem a partida.
O Coenge jogou melhor e deu muito trabalho ao goleiro Otávio, mas o jogo terminou empatado em 1 x 1. Elias fez pênalti em Adaury e Gerry marcou para a Portuguesa, aos 14 minutos do primeiro tempo. Aos 32, também do primeiro tempo, Augustinho cobrou escanteio e Pelezão marcou de cabeça para o Coenge. Resultado final: empate em 1 x 1.
O Coenge formou com Carlos José, Jaimir, Elias (Ferraz), Mauro e Xixico; Pelezão e Divino; Augustinho, Pelezinho, Zé Carlos (Noé) e Oscar. A Portuguesa atuou com Otávio, Bruno (Nilton), Gerry, Zeca (Dorival) e Beto; Chiquinho, Carlos Pedro e Adaury; Ney (Mário Breves), Luiz e Escurinho. Técnico: Daniel Pinto.
Mário José da Silva foi o árbitro e expulsou de campo Carlos Pedro, da Portuguesa. A renda alcançou NCr$ 3.800,00.




Nenhum comentário:

Postar um comentário