quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AS DECISÕES: CAMPEONATO BRASILIENSE DE 1969


Coenge

A rodada de 19 de outubro, apesar de não ser a última, acabou sendo a rodada que decidiu o campeonato brasiliense de 1969.
Líder da competição, o Grêmio Esportivo Brasiliense precisava só manter seu favoritismo diante do Flamengo, de Taguatinga, para ficar com o título.
Torcendo contra esse prognóstico encontrava-se o Coenge, do Gama, que, além de torcer pela vitória do Flamengo tinha que ganhar de outro time de Taguatinga, o Brasília.
Durante a semana, estranhamente a Federação inverteu o mando de campo do jogo do Flamengo com o Grêmio, passando o mesmo de Taguatinga (estádio do Flamengo) para a Metropolitana (estádio Vasco Viana de Andrade, onde o Grêmio mandava seus jogos).
Toda a alta direção da Federação e a imprensa se dirigiram para a Metropolitana. No jornal Correio Braziliense do dia seguinte, existem detalhes apenas do jogo Grêmio x Flamengo, visto que os demais jogos ficaram sem cobertura da imprensa.
Alguns disseram que a equipe do Grêmio já entrou em campo com as faixas de campeão e a imprensa o considerava o virtual campeão.
Mas o que se viu foi o time do Flamengo carimbar a faixa dos gremistas em uma tarde chuvosa, vencendo-os por 2 x 1, com dois gols de Ari. Zé Carlos descontou para o Grêmio. O rubro-negro jogou com Maia (Fernandes), Emanuel, Chiquinho, Adorival e Odair; Silvinho e Dirceu; Agostinho, Ari, Deija (Jaime) e Edmilson. Defenderam o Grêmio Kill, Tião, Emábio, Joãozinho e Edson; Bugue e Pedrinho; Jorge (Procópio), Ademir, Zé Carlos e Osvaldinho. O árbitro foi Geraldo Delfino, que expulsou Bugue (Grêmio) e Jaime (Flamengo).
No estádio da A. A. Cultural Mariana, no Gama, o Coenge tinha que vencer o Brasília para aproveitar o tropeço do Grêmio.
E, apesar do resultado final, o Coenge não teve vida fácil. No primeiro tempo o Brasília desperdiçou um pênalti, cobrado por Toinho, na trave. O primeiro tempo terminou 2 x 1 a favor do Coenge, gols marcados por Oscar e Divino para o Coenge e Cabeleira para o Brasília. No segundo tempo, o Coenge dominou as ações e marcou mais três gols, sendo dois de Noé e um de Marcos.
A partida foi dirigida por Mario José da Silva, auxiliado por Alaor Ribeiro e Orsi José da Silva.
O time campeão atuou com Hugo, Ferraz, Tatá, Mauro e Xixico; Pelezão (Eustáquio) e Divino; Márcio Minhoca, Pelezinho, Noé e Oscar. O Brasília jogou com Maracanã, Luizinho, Gildásio, Triste e Getúlio; Jorrânio e Nemias; Zé Botão, Negão, Toinho e Cabeleira.
A combinação de resultados, derrota do Grêmio para o Flamengo e a vitória do Coenge sobre o Brasília, deu o título de campeão brasiliense de 1969 ao Coenge.

Colaboração: Márcio Almeida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário