sexta-feira, 7 de junho de 2013

O DF NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS: Taça Brasil de 1964


A Associação Esportiva Cruzeiro do Sul, campeã brasiliense de 1963, foi a representante do Distrito Federal na Taça Brasil de 1964.
Na primeira fase o clube brasiliense fez parte do Grupo Central, que previa os seguintes confrontos: Rio Branco (ES) x Goytacaz (RJ) e Vila Nova x Cruzeiro do Sul.
O Vila Nova era o campeão goiano de 1963.
O primeiro jogo foi em Goiânia, no Estádio Pedro Ludovico, no dia 26 de julho de 1964.
O clube goiano venceu por 3 x 1, com gols de Dica, Maércio e Gibrair. Paulinho marcou o único gol do Cruzeiro.
O árbitro foi Jorge Cardoso, de Brasília.
Formou o Vila Nova com Alemão, Nenê, Orlando, Tido e Guaracy; Gibrair e Paulinho; Edson, Maércio, Fausto e Dica.
O Cruzeiro do Sul foi derrotado com João, Zé Paulo, Melo, Davis e Pedersoli; Mário Cesar e Fino (Beline); Zezito, Baiano, Paulinho e Zezé.
O segundo jogo foi disputado em Brasília (DF), no dia 2 de agosto de 1964.
Os torcedores esperavam que acontecesse uma vitória do clube brasiliense, o que forçaria a realização de uma terceira partida, também em Brasília.
Mas isso não aconteceu. No Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, em Brasília, Cruzeiro e Vila Nova empataram em 2 x 2. Zezito e Zezé marcaram para o Cruzeiro do Sul e Paulinho e Sete Léguas para o Vila Nova.
O árbitro foi Muniz Brandão, da Federação Goiana de Futebol.
O Cruzeiro do Sul atuou com João, Zé Paulo, Melo, Davis e Pedersoli; Waldemar e Mário Cesar; Zezito, Baiano, Abel e Zezé.
Defenderam o Vila Nova Adilson, Nenê, Orlando, Tido e Romeu; Gibrair e Paulinho; Everton, Delvi, Maércio e Dica (Sete Léguas).

NOTA: O Cruzeiro do Sul achava que tinha acontecido mudança no regulamento, alterando de 3 para 4 o total de pontos ganhos que classificaria uma equipe para a fase seguinte; chegou a promover venda de ingressos para um eventual terceiro jogo; o Vila Nova não compareceu, respaldado no antigo regulamento, ou seja, três pontos ganhos era suficiente para classificar uma equipe para a outra fase; o Cruzeiro do Sul chegou a entrar com um recurso junto a antiga CBD; esta deu ganho de causa ao clube goiano.

Vale lembrar que, em 22 de dezembro de 2010, a Confederação Brasileira de Futebol passou a reconhecer a Taça Brasil como Campeonato Brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário