quarta-feira, 5 de junho de 2013

PERSONAGENS & PERSONALIDADES: Pedro Masseno, o Pedrinho


Pedrinho com o Troféu Mané Garrincha,
entre Paulo Octávio e Weber Magalhães

Pedro Masseno Ferreira, o Pedrinho, é natural de Piripiri (PI), onde nasceu no dia 19 de outubro de 1959.
Com 12 anos chegou à Brasília. Como todo menino apaixonado pelo futebol, logo procurou um time para jogar. Esse time foi o Reinner, time amador da cidade de Sobradinho, onde começou no dente-de-leite e logo depois passou a defender a Campineira na época em que esse clube se transformava em Sobradinho.
Quando percebeu que seu negócio não era correr atrás de uma bola, tentou a carreira de policial militar. Seguindo um conselho de sua mãe, resolveu desistir da carreira. Se tivesse seguido a carreira na Polícia Militar, ele seria enviado para Rondônia, onde havia conflitos relacionados à posse de terra.
Em 1979 começou a carreira de massagista no Sobradinho, onde ficou até 1981, tendo se afastado um pequeno período (cerca de seis meses), indo trabalhar no futebol de Imperatriz, no Maranhão.
Voltou para a Capital Federal e foi trabalhar, ainda como massagista, no Brasília, onde permaneceu de 1982 a 1991.
Em 1992, voltou a largar o futebol e foi trabalhar como motorista da Gráfica Única, de propriedade do ex-presidente do Gama e da Federação Brasiliense de Futebol, Wagner Marques.
Passou os anos de 1993 e 1994 desempregado e passou a viver de “bicos”, pois precisava encontrar uma maneira para sustentar sua família. No final de 1994, passou a trabalhar como massagista do Samambaia, quando o clube obteve a melhor colocação em toda a sua história no futebol brasiliense: 4º lugar.
Em 1995, o então presidente da Federação, Tadeu Roriz, que também havia sido presidente do Brasília na época de Pedrinho como massagista, o convidou para assumir o cargo em que se encontra até hoje, trabalhando no Departamento de Registro (uma espécie de departamento técnico responsável pelas estatísticas dos campeonatos e também dos registros dos atletas junto à FBF e CBF).
Quando Weber Magalhães passou a ser presidente da Federação Brasiliense de Futebol manteve Pedrinho nesse cargo.
Foi a maneira que Pedrinho encontrou para continuar ligado ao futebol.
Pedrinho é torcedor do Fluminense carioca e tem uma grande simpatia pelo Brasília.
Se algum dia você precisar de informações sobre o futebol de Brasília, certamente o Pedrinho poderá ajudá-lo a encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário