domingo, 1 de outubro de 2023

O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS: 01 a 31.10.1963


03.10.1963

Em jogo adiado e que deveria ter sido realizado em 25 de agosto, o Cruzeiro goleou o Guanabara, assumindo a liderança do campeonato brasiliense de 1963, juntamente com o Rabello. O jogo foi realizado no campo do Guanabara (Estádio Mazzili). Os gols foram marcados por Beto Pretti, Ceninho, Quarteroli, Raimundinho e Zezé para o Cruzeiro do Sul e Farneze para o Guanabara.

06.10.1963

Última rodada do campeonato brasiliense de 1963. Apenas dois clubes ainda tinham chances de comemorar a conquista do título de campeão: Cruzeiro e Rabello, ambos com 23 pontos ganhos.
No Estádio Aristóteles Góes, o Nacional recebeu o Rabello. Mais uma vez não conseguindo reproduzir suas melhores atuações, o Rabello foi superado pelo Nacional, perdendo por 3 x 2. O Rabello começou melhor, abrindo a contagem, através de Ramiro. O Nacional empatou com um gol de Nilson e virou no 2º tempo com gols de Nilson e Martelo. Délio ainda marcou para o Rabello.
Restava ao Rabello torcer por uma derrota do Cruzeiro diante do Grêmio, em seu estádio.
E isso quase aconteceu! O primeiro tempo terminou com o placar de 2 x 1 a favor do Grêmio. Mas, veio o segundo período e os comandados de Gil Campos passaram a controlar o jogo, empataram o encontro, passaram à frente e foram folgando aos poucos, mercê de atuação excelente de seu ataque. Resultado final: Cruzeiro 5 x 3 Grêmio e o título de campeão pela primeira vez para o clube azulino. Marcaram no 1º tempo Nobre e Parada para o Grêmio e Beto Pretti para o Cruzeiro. Quarterolli, duas vezes, Zezé e Guido (contra) marcaram os gols que deram o título ao Cruzeiro no segundo tempo. O único gol do Grêmio nesta etapa foi de Edilson Braga, contra.
Formou o Cruzeiro com Zezinho, Aderbal, Edilson Braga, Morales e Pedersoli; Paulinho e Beto Pretti; Ceará (Raimundinho), Ceninho, Quarteroli e Zezé.
Mesmo terminando a partida com apenas 9 jogadores, o Colombo encerrou sua participação no campeonato brasiliense ao derrotar o Guanabara por 3 x 2. Tião II, João Dutra e Almir marcaram para o Colombo e Barbosinha e Farneze para o Guanabara.
O Defelê fez suas despedidas do certame brasiliense abatendo o Alvorada pelo dilatado placar de 5 x 0, em jogo realizado no Estádio Mazzili. Mauro Viegas foi o destaque da partida ao marcar quatro gols. Vitinho completou o placar.

09.10.1963

OS MELHORES DE 1963
A editoria de esportes do jornal Diário Carioca-Brasília divulgou a relação dos destaques do ano de 1963. Ei-los:

SELEÇÃO DO ANO
Gaguinho (Rabello), Délio (Rabello), Eufrásio (Nacional), Sir Peres (Guará) e Enes (Rabello); Calado (Rabello) e Beto Pretti (Cruzeiro); Nobre (Grêmio), Ceninho (Cruzeiro), Quarteroli (Cruzeiro) e Arnaldo (Rabello).
O CRAQUE DO CAMPEONATO
Beto Pretti (Cruzeiro).
MELHOR TREINADOR
Gil Campos (Cruzeiro).

12.10.1963

Encerramento dos II Jogos Ginásio-Colegiais de Brasília. Na modalidade futebol, os três primeiros colocados foram estes: 1º Colégio Dom Bosco, 2º Escola Agro-Técnica e 3º Colégio La Salle.

13.10.1963

Em amistoso realizado na cidade de Luziânia, o visitante Rabello derrotou o time da casa por 1 x 0, gol assinalado por Calado, no período complementar.

17.10.1963

Foram convocados os jogadores da seleção juvenil de Brasília a fim de iniciarem os treinamentos visando jogos amistosos em Goiás e Minas Gerais. Foram chamados, inicialmente, 40 atletas, dos diversos clubes da cidade. Após os treinos, serão feitos os primeiros cortes. O Rabello, campeão da categoria, cedeu cinco jogadores.
O treinador era Jair, do Guanabara, e o massagista, Marreta.

No mesmo dia, os jogadores Ely e Alonso Capela, que pertenciam ao Defelê, e João, ex-jogador do Nacional, assinaram contrato com o Rabello.

20.10.1963

Promovendo outro amistoso contra clubes de Brasília, o Luziânia derrotou o Alvorada por 2 x 0. Os gols foram marcados por Aldo e Carlos, ambos no segundo tempo.

23.10.1963

O movimento que vinha sendo articulado por alguns clubes para implantar o regime profissionalista em Brasília foi oficializado no dia 23 de outubro de 1963, quando foi encaminhado ofício ao Presidente da Federação Desportiva de Brasília, Ademar Gomes Moreira.
O documento foi assinado por Antônio Ramalho, representando o Defelê, Romeu Casadei (Rabello) e Armando Barreto (Grêmio).

O Cruzeiro não foi feliz em sua primeira apresentação após a conquista do título de campeão brasiliense. Em Goiânia, foi derrotado pelo Atlético Goianiense, por 3 x 0.
O jogo fez parte das comemorações do 30º aniversário da cidade de Goiânia.

25.10.1963

Depois de alguns meses de intensos trabalhos, foi totalmente gramado o campo do Defelê.

27.10.1963

Realizado o primeiro jogo da melhor-de-três em disputa do direito de acesso, entre Dínamo (campeão da Segunda Divisão) e Alvorada (último colocado da Primeira).
O Alvorada venceu por 1 x 0. O único tento do jogo foi consignado por Azulinho, cobrando pênalti aos 21 minutos do 1º tempo.

No mesmo dia, Luziânia x Grêmio disputaram um amistoso na cidade de Luziânia. Resultado: 0 x 0.



Nenhum comentário:

Postar um comentário