sexta-feira, 29 de setembro de 2023

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: os Meireles


No início da década de 70 aconteceu um fato inusitado no Campeonato Brasiliense de Futebol.
Desconhecemos se algo parecido já ocorreu em outro lugar: cinco jogadores de uma mesma família disputando um campeonato.
Dois irmãos (Laiguinha e Zanata) e três primos (Ruy, Baiê e Toinho de Laiza)
Evaldo Meireles, o Laiguinha, nasceu em Luziânia (GO) no dia 11 de abril de 1953. Filho de Josué Meireles e de Maria Aparecida Reis. Iniciou no Fluminense com o técnico Bubu, jogou ainda no Brasão, Tigre e, a convite do técnico Zé Preto, defendeu o Luziânia, participando do Campeonato Brasiliense de 1973 e 1974.
Seu irmão, Edmar Meireles, mais conhecido por Zanata (por parecer com o ex-meio-de-campo do Vasco da Gama), também nasceu em Luziânia (GO), no dia 3 de janeiro de 1955. Iniciou no Luziânia aos 17 anos e disputou o Campeonato Brasiliense de 1973 e 1974. Depois foi campeão goiano amador pela Sociedade Esportiva Parque São Bernardo, em 1974. Também defendeu a Seleção de Luziânia e os times Tigre, Freitas, Átomo e Dinamite.
Os primos Ruy, Toinho de Laiza e Baiê também nasceram em Luziânia.
Ruy Barbosa Meireles no dia 28 de agosto de 1950. Filho de Jefferson Meireles e Sebastiana Pereira Meireles. Iniciou a sua carreira no Luziânia, com 15 anos, no time juvenil, com o técnico Zé Preto. Estreou contra o time do Rabello, quando chamou a atenção da crônica brasiliense pela sua habilidade, mesmo jogando de zagueiro, e no ano de 1966, com a contusão do zagueiro Bimba, o técnico Sabará o colocou para treinar entre os profissionais, substituindo um dos maiores zagueiros do futebol do Distrito Federal e ídolo do Luziânia. Disputou ainda o campeonato brasiliense de 1973 e 1974, pelo Luziânia. Trabalhou ainda com os técnicos Eliseu Bernardes, Rui Márcio de Almeida e Eurípedes Bueno. Atuava como zagueiro e meia. Ex-Presidente do Luziânia, ex-Vereador e ex-Árbitro da Federação Brasiliense de Futebol. Atualmente é advogado e proprietário de Cartório em Luziânia.
Marco Antônio Meireles, o Toinho de Laiza, no dia 20 de abril de 1953. Faleceu no dia 18 de janeiro de 1993. Filho de Sandoval de Jesus Meireles e de Laiza dos Reis Meireles. Começou a sua carreira de jogador no Luziânia, tendo sido considerado um dos mais completos meio-campistas a vestir a camisa do time do Luziânia, tanto que despertou o interesse de times de Brasília e foi contratado pelo time da A. A. Serviço Gráfico, onde foi campeão brasiliense em 1972, quando foi considerado o melhor meio-de-campo do campeonato e campeão goiano amador pela S. E Parque São Bernardo, em 1973.
Waldo de Araújo Meireles, o Baiê, nasceu no dia 12 de junho de 1954. Filho de José de Araújo Meireles e de Alzira Maria de Jesus Meireles. Iniciou no Brasão, equipe juvenil comandada por Carlos Melo. Atuou também no Vasquinho, do técnico Zé Preto, e no juvenil do Goiânia, em 1972. Defendeu o Luziânia no campeonato brasiliense em 1973 e 1974. Foi convocado para a Seleção Brasiliense em 1973. Atualmente é empresário da construção civil.

Para aumentar ainda mais a curiosidade, houve um outro Meireles atuando no futebol de Luziânia: Liosório.
Liosório de Jesus Meireles nasceu em Luziânia no dia 11 de setembro de 1950. Filho de Manoel Alves Meireles e de Maria das Neves Meireles. Iniciou no Luziânia, em 1968, com técnicos consagrados do futebol da cidade como Zé Preto e Onete Alves. Defendeu por diversas vezes a Seleção Amadora de Luziânia, o Fluminense, Tigre e Disparo. Não chegou a jogar no campeonato brasiliense. O seu último técnico no Luziânia foi Eurípedes Bueno.

Colaboração: José Egídio Pereira Lima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário