segunda-feira, 11 de setembro de 2023

ESTÁDIOS DE BRASÍLIA: Duílio Costa



O primeiro campo de futebol a ser construído em Brasília foi por iniciativa do Esporte Clube Planalto, no Acampamento Tamboril, da antiga Construtora Planalto, próximo a onde hoje está a Praça dos Três Poderes.
A iniciativa partiu do então presidente do clube, Duílio Costa. Ele conseguiu realizar as obras em apenas dez dias, tendo cercado o campo com madeira, colocado alambrado e uma arquibancada que comportava cerca de 700 pessoas.
A inauguração do Estádio “Duílio Costa” aconteceu em 14 de janeiro, dia do seu aniversário, em 1959, quando foi realizado um quadrangular entre o anfitrião (Planalto), Nacional, Novo Horizonte e Assiban, saindo-se vencedor o E. C. Planalto. Foram oferecidos diversos troféus e medalhas aos vencedores. Foi uma grande festa esportiva que reuniu um grande número de autoridades e assistentes.

Quem foi Duílio Costa?

O mineiro Duílio Moor Costa nasceu em 14 de janeiro de 1924. Além de fundador e presidente do alvi-verde Esporte Clube Planalto, foi radialista, cantor e mantinha um programa de auditório na Rádio Nacional. Também trabalhava na agência do Banco do Brasil (onde tomou posse em 1º de março de 1944) na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. Aposentou-se em 1º de setembro de 1973.
Em 1960, Duílio Costa trouxe para jogar no Distrito Federal o Bangu, do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário