quinta-feira, 28 de setembro de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Jonhes


Jonhes Elias Pinto dos Santos nasceu em Goiânia (GO), no dia 28 de setembro de 1979, mas veio para Brasília com dois anos de idade.
Começou a jogar futebol em uma escolinha de futebol na Vargem Bonita, próximo do Núcleo Bandeirante, quando tinha dez anos de idade.
Seu primeiro treinador foi o Walter, morador da Vargem Bonita mesmo. Seu pai sempre quis que ele jogasse, mas as dificuldades sempre foram grandes, então, sua tia Margarida, que tinha melhor condição financeira, o ajudava com o pagamento de passagem e mensalidade.
Depois dessa escolinha na Vargem Bonita, foi para o infantil do Guará, com o folclórico treinador "Véi Adelino". Jogou no infantil e depois juvenil pela ASCON - Associação dos Servidores do CNPq. Após esse período, teve que sair do clube para começar a trabalhar, passando a jogar somente no futebol amador. 
Sempre se destacava nos campeonatos e o time que ele jogava resolveu participar da Segunda Divisão profissional do DF de 2001, com o nome de Armagedon Metropolitana. Fez um bom campeonato, foi vice-artilheiro e o levaram para o Paraguai, onde ele deveria jogar no Deportivo Luqueño. Ficou lá por cerca de um mês, mas o empresário que o levou disse que não houve acerto e retornou ao Brasil.
Voltando à Brasília, foi para o CFZ, onde o treinador era Reinaldo Gueldini, em seu primeiro ano em Brasília. Foi campeão brasiliense invicto em 2002. Teve poucas oportunidades, pois o time tinha muitos bons atacantes como Tiano, Schwenck e Rodrigão, entre outros. A partir daí, começou, como todo jogador de Brasília com poucas opções de mercado e calendário, a pular de clube em clube no DF. 
Jogou no Bandeirante em 2003, ano em que também ajudou a UPIS, de Brasília, a vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário, em Vila Velha-ES, tornando-me artilheiro da competição, com seis gols em seis jogos. No final do ano, foi eleito “Revelação” do campeonato brasiliense de 2003 em votação feita pelo Correio Braziliense.
Teve um maior destaque no Ceilândia, onde ficou por três anos (2004 a 2006, sendo vice-campeão em 2005 e artilheiro do campeonato de 2006). Ainda em 2005, disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Gama, onde fez sua estreia no dia 23 de abril e saiu de campo com uma fratura no tornozelo direito. Retornou em 15 de julho de 2005. Logo depois, foi emprestado ao Treze, de Campina Grande (PB) para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Marcou o gol da vitória de 1 x 0 sobre o ABC, de Natal (RN), com a cabeça enfaixada depois de receber 15 pontos; a classificação para as quartas-de-final veio através do desempate na cobrança de pênaltis, quando ele cobrou o último e decisivo. 
Nota: mais detalhes sobre esse jogo podem ser conferidos no link abaixo:


Disputou o campeonato brasiliense de 2007 pelo Brasiliense, quando conquistou o título. Fez uma boa Série B no mesmo ano (ainda pelo Brasiliense) e foi para a Coréia do Sul (onde jogou no Pohang Steelers, na temporada 2007/2008), China (Tianjin Teda FC - 2008/2009) e Romênia (Unirea FC Auba Iulia, em 2009). Voltou ao Brasil para jogar no Fortaleza, no início de 2010.
No link abaixo, um gol de Jonhes, defendendo o Fortaleza, sobre o Boca Juniors, da Argentina, em 2010.


Outro gol de Jonhes pelo Fortaleza, desta vez contra o Tigres, pela Copa do Brasil de 2010, pode ser conferido no link abaixo:


Em julho de 2010, retornou à Brasília, depois que foi contratado pelo Gama para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. 
Ainda jogou no CFZ em 2011, no Sobradinho em 2012 (Primeira Divisão) e Brasília (Segunda Divisão, ajudando o clube a subir para a Primeira) e 45 minutos no Brazlândia, em 2013. Com alguns problemas físicos e pessoais, parou de jogar em 2012.
Além dos títulos citados, Jonhes foi campeão em 2007 da K-League (campeonato nacional da Coréia do Sul), pelo Pohang Steelers, e campeão cearense de 2010, pelo Fortaleza.
Mesmo quando ainda jogava no início da carreira, ele já fazia Educação Física na Faculdade Católica e treinava a escolinha de futsal do colégio La Salle e do Águas Claras F. C. e isso despertou o interesse de ser treinador. Após parar de jogar, foi convidado pelo Gauchinho, que era o técnico do Brasília na época, para ser seu auxiliar. Aceitou e logo chegou à final do campeonato de 2013, onde teve a honra de inaugurar o novo Estádio Nacional Mané Garrincha, perdendo a final para o Brasiliense. Ficou até 2014 e já com o Marcos Soares saíram invictos. Por situações próprias do futebol, logo apareceu a oportunidade de ir para o Brasiliense e lá ficou como auxiliar e depois como treinador principal.
Após sua saída do Brasiliense, procurou aperfeiçoamento no Curso de Formação de Treinadores promovido pela CBF na Granja Comary, no Rio de Janeiro, e em agosto mudou-se para o Japão, na cidade de Higashikawa, onde passou a trabalhar como orientador esportivo, mais conhecido como Sports Exchange Advisor (SEA).
Foi o único profissional do Brasil a ter a oportunidade de trabalhar em instituições esportivas e secretarias de esportes regionais na disseminação do futebol, uma enorme chance de abrir portas no futebol asiático. Essa atividade surgiu depois que foi indicado pela Assessoria Internacional do Governo Federal para a Embaixada do Japão. Após a indicação, passou por um processo seletivo, sendo o único brasileiro a figurar no projeto da prefeitura da cidade japonesa.
Comandou atividades nas escolas e universidades e realizou diversas funções envolvendo o futebol, tais como: assistência a atividades esportivas realizadas pelo contratante, assistência ao treinamento esportivo de atletas locais promissores, assistência ao treinamento esportivo de escolares ou membros da comunidade local, assistência e participação no planejamento dos eventos esportivos realizados pelas organizações competentes, além de outras funções determinadas pelo contratante.
Antes de ir para o Japão, procurou investir no aprimoramento e na busca de novos horizontes para a sua carreira de treinador, realizando estágio no Bayern Munich, em outubro de 2013, e um curso na Juventus Soccer School International, em outubro de 2014.
Completando seu currículo, graduou-se em Educação Física pela Faculdade Albert Einstein, do DF, e fez Pós-Graduação em Futebol e Futsal pela mesma Albert Einstein.
Em 2021, Jonhes acertou contrato com o Flamengo para ser observador técnico, para ser um dos 10 caça-talentos do rubro-negro carioca espalhados pelo Brasil.


ACERVO ICONOGRÁFICO

No Ceilândia

No Brasiliense

No Pohang Steelers

No Pohang Steelers, com Andrezinho


No Tianjin Teda, da China

No Fortaleza

Fortaleza campeão

No CFZ

No Sobradinho

No Brasília

Treinador no Brasiliense


Curso na CBF

Na CBF, com Pedrinho

Na CBF, com Sangaletti e David

Estágio no Bayern Munich, com Pep Guardiola

Na Juventus School




Nenhum comentário:

Postar um comentário