domingo, 2 de agosto de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: América, de Sobradinho


O América Futebol Clube, de Sobradinho, foi fundado em 1º de maio de 1972. Suas cores, iguais ao homônimo carioca, são a vermelha e a branca. Seu primeiro uniforme foi composto de camisa vermelha com detalhes em branco, calção branco e meias vermelhas; o segundo era: camisa, calção e meias brancos com detalhes em vermelho.
No começo do ano de 1973, mais precisamente no dia 7 de janeiro, o América passou a tomar parte do campeonato de futebol amador de Sobradinho, que teve o apoio do Administrador Regional, Pedro Rodrigues, que, inclusive esteve presente e deu o pontapé inicial. O torneio foi encerrado em 9 de maio de 1973 e o título ficou com o Apolo.
Mas foi no dia 2 de agosto de 1973 que o América passou a se estruturar como clube.
Naquele dia, reuniram-se, às 20 horas, na residência de Raimundo Nonato Prado Rodrigues, situada à Quadra 1, Conjunto D-1, Casa 24, em Sobradinho (DF), vários associados do clube, atendendo Edital de Convocação publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 1973.
Inicialmente, foi composta a mesa da Assembleia, feita a leitura dos estatutos, sendo os mesmos discutidos e aprovados por todos os presentes e escolhidos os membros do Conselho Deliberativo.
Em seguida, procedeu-se a eleição da Diretoria Executiva para o biênio 1973/1974, que ficou assim composta: Presidente - Raimundo Nonato Prado Rodrigues; 1º Vice-Presidente - Carmo José Ferreira; 2º Vice-Presidente - Luiz Rufino de Freitas; Diretor-Secretário - Josias Pereira de Souza; Diretor Social - Getúlio Rodrigues da Silva; Diretor Tesoureiro - Nivaldo Batista Costa; Diretor de Futebol - Dorisvaldo Pereira da Silva e Diretor de Esportes - Aníbal Blanch.
Em 16 de agosto de 1973 aconteceu a Assembleia Geral da Federação Metropolitana de Futebol que aprovou a filiação de América.
Menos de um mês depois o América fazia seu primeiro jogo como filiado da F. M. F.
O Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 1973 foi a primeira competição oficial do América como filiado da Federação Metropolitana de Futebol. O certame foi disputado por dez equipes.
Sua estreia aconteceu no dia 5 de setembro de 1973, no Estádio Pelezão. E não foi nada auspiciosa. Foi goleado pelo Humaitá, por 4 x 1. Jogou o América com Ari, Nicanor, Valdo, Orlando e Nivaldo; Nunes e Silvinho; Messias, Ronaldo, Evandro e Déo.
Depois de três derrotas e um empate, a primeira vitória veio no dia 30 de setembro, justamente contra o rival Unidos de Sobradinho, por 2 x 1.
O América encerraria o primeiro turno na décima e última colocação, com apenas essa vitória nos nove jogos que disputou.
Ainda assim, quando o Jornal de Brasília escolheu a seleção dos melhores do 1º turno, um jogador do América fazia parte: Nunes.
Melhorou um pouco no segundo turno, ficando com a quinta colocação nessa fase do campeonato. No geral, ficou com a nona colocação.
No segundo turno, no dia 13 de janeiro de 1974, novamente no Pelezão, o América voltou a derrotar o Unidos de Sobradinho, desta vez por 3 x 1.
O jogador que mais participou do campeonato com a camisa do América foi Nunes, com 16 presenças. Nicanor e Joãozinho disputaram 15 jogos, Orlando, Messias e Zé Pereira, 14, Ronaldo, treze, e Valdo e Evandro, com doze e o goleiro Ari com 11. Três técnicos dirigiram a equipe do América: José Gonçalves dos Santos, Buck Jones Lassi e Carlos Alberto de Almeida.
No ano seguinte, 1974, o América se afastou da Federação Metropolitana de Futebol. No dia 10 de junho de 1974, aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária da entidade que decidiu pela desfiliação do América.

NO FUTEBOL AMADOR DE SOBRADINHO

O futebol amador de Sobradinho sempre foi considerado um dos mais organizados e de melhor índice técnico. Para termos ideia da força do futebol amador de Sobradinho, das cinco Copas Arizona realizadas, quatro tiveram como campeões clubes da cidade. Logo depois surgiu a Copa Dreher, que também teve como campeão um clube de Sobradinho. E isso se tornou realidade em muitos outros torneios de futebol amador.
Depois que foi criada, em 1978, a Associação Sobradinhense de Desportos - ASD (a partir de 1989, transformada em LADES - Liga das Associações Desportivas de Sobradinho), o América venceu sete títulos de campeão do futebol amador de Sobradinho, nos anos de 1985, 1987, 1988, 1989, 1990 (tetra), 1992 e 1993. Em número de títulos em Sobradinho só perde para o Santo Antônio, com dez.
Já pela Copa Sobradinho, o segundo torneio em importância promovido pela ASD/LADES e cuja primeira edição aconteceu em 1988 (não sendo disputada no período de 1999 a 2004), o América tem dois títulos, nos anos de 1991 e 1996. Tal qual acontece no campeonato, o Santo Antônio também é o maior vencedor, com 4 títulos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário